sábado, 30 de maio de 2009

ee Botafogo...

Tomei banho,deitei,repensei muito sobre o que eu iria falar dentro desse post e aliás queria já que esse blog tivesse muitos comentários(mas é devagarinho que nós vamos) para ver que não tenho papas na língua e ainda ando preparado pra todo o tipo de critica e inclusive de forma respeituosa e democrática,afinal você torcedor tem espaço pra isso aqui,pra se discutir opinião e de forma democrática e sem ditaduras,agora não confundam isso com ofensas morais e tal.
O que eu tinha de falar sobre o elenco do Botafogo eu falei,e fiquei pensando em vários torcedores que conheço do Botafogo e pra citar alguns cito: o Pai da Vanessa Ruiz(que é reporter da CBN/GLOBO EM SP),muitos amigos,muitos de Brasília,alguns da imprensa que no fundo mostram sua paixão pelo o glorioso,e até aqueles que respeitam o botafogo de uma certa maneira em qualquer lugar e me pergunto: esse pessoal merece ter o time que o Botafogo está tendo esse ano?Merece sofrer?Merece estar acostumado com algumas coisas?
PENSO E ACHO QUE NÃO,ALIÁS torcedor de nenhuma equipe e ainda mais quando ve um elenco ruim na frente não merece sofrimento assim."Ausência é sofrimento" como dizia Vinicius de Moraes na música Mais um Adeus.Talvez de uma forma mais recinta Vinicius fala de amor,mas no caso a ausência de time bom e de elenco satisfatório faz com que isso seja um sofrimento.
Mas primeiro quero ficar com um post do jornalista Roberto Porto,botafoguense da ESPN brasil e que diz o seguinte,talvez vocês concordem com ele:

O PERIGO MORA EM GENERAL SEVERIANO
Há poucos dias, escrevi aqui neste alvinegro blog, duas coisas que irritaram os botafoguenses que me acompanham (e que sempre me deram a maior força). Disse que o Botafogo só voltou à primeira divisão graças a ajuda gratuita do Palmeiras – que manteve o time principal mesmo classificado – e que, este ano, agora de 2009, está novamente a caminho de ser rebaixado. Foi uma espécie de briga de foice no escuro. Recebi raivosos e-mails, (creio que de jovens botafoguenses), mas não dei importância.
Pois muito que bem – como diria meu eterno amigo Marcos de Castro: eis que o Glorioso já está na zona de rebaixamento (ocupa a 17ª colocação) e, mais do que isso, recebi de Pedro Varanda – a maior autoridade em matéria de estatísticas botafoguenses – e do leitor que se assina Chico da Kombi a confirmação do auxílio do Verdão na volta do Botafogo à primeira divisão. O Palmeiras, com sua equipe titular, fuzilou Sport Recife e Marília que andavam caçando o Botafogo para pular para a divisão principal.
Modéstia à parte, conheço meu clube na palma da mão.
Agora, através da amiga e companheira Malu Cabral, fiquei sabendo que Victor Simões já está criticando Ney Franco (foto) por escalá-lo numa posição que não é a sua. Em poucas e resumidas palavras, a bronca já desembarcou em General Severiano e só uma vitória sobre o Sport trará mais calma ao futebol do clube. Mas aqui mesmo e agora faço a mais fechada e absoluta questão de absolver o novo presidente Maurício Assumpção, que já pegou o clube aos frangalhos, após a administração (?) Bebeto de Freitas, aquele que queria se atirar da ponte.
O Botafogo, verdade seja dita, não tem elenco. A saída de Maicosuel e a contusão de Reinaldo – que não se cura nunca – escancararam essa realidade. Na decisão do Campeonato Carioca, diante do Clube de Regatas do Urubu, eles, os da Beira da Lagoa, tinham nada menos do que sete jogadores que conquistaram o bicampeonato justamente sobre o alvinegro. Pior: agora, em 2009, o técnico deles era simplesmente Cuca, banido do Botafogo por não impedir que os urubus conquistassem o bicampeonato.
E vou lhes confessar uma coisa: domingo, já antevendo uma derrota, nem assisti ao jogo contra o Grêmio. Preferi refrescar a cabeça numa festa de aniversário e não estou nem um pouco arrependido. E agora, com o time caindo pelas tabelas, quero ver quem vai se aventurar a ir ao Engenhão assistir a Botafogo x Sport?
Quem leva público a estádio é clube ganhador, com jogadores de valor e que encantam a todos com suas manobras. Pode ser, mas duvido muito, que eu vá queimar a minha língua. Mas esse Botafogo que aí está tem é que lutar – e muito – para não despencar de novo para a série B, como aconteceu com o Vasco.
E não me venham dizer que sou pessimista porque não sou. Com seis décadas de Botafogo no meu currículo, conheço muito bem meu clube do coração. Não foi à toa que o Botafogo passou 20 anos sem ser campeão – ganhou na 21ª disputa – justamente por ser uma casa de negócios. Se os outros também são, estou me lixando para eles. Eu quero o meu Botafogo vitorioso de volta. Só isso.
*Botafogo 24 x 0. Maior goleada do futebol brasileiro completa 100 anos dia 30


E agora o que vocês me dizem disso,aliás essa comparação do elenco desse ano(quem quiser saber do elenco desse ano pesquise no google que é fácil achar) eu digo que um elenco que caiu pra segunda divisão em 2002 era melhor do que esse de agora,salvando alguns nomes de agora e excluindo alguns ruins que também tinha em 2002,aliás fiquem de olho pra quem não se lembra do elenco do Botafogo em 2002 e faça as suas análises enquanto que eu faço a minha aqui:
Goleiros:
Carlos Germano(bom)
Max(bom na época mas depois caiu de produção com os anos)
Kléber(o ex fluminense,pouco aproveitado mas quando entrou mostrou mais serviço e mostraria hoje mais serviço que Castillo e Renan juntos)

Laterais:
Claudemir(era fraco)
Leonardo Inácio(bom jogador,um dos melhores,hoje até no meio jogaria melhor que Lúcio Flávio,Leo Silva e todas as barangas escaladas)
Rubens Júnior(era razoável)
Bruno(o ex galo era fraquissimo)
Leandro Eugênio(um dos melhores no time,não fazia besteira e ajudava a equipe quando podia)
Rodrigo Fernandes(era razoável,quebrava um galho mas hoje faria coisas que o Alessandro não faria por exemplo)

Zagueiros:
Odvan(vocês sabem quem é né,e na época era fraco,seria o juninho hoje)
Sandro(era o cara,jogava muito,um zagueiro que a torcida pediria hoje apesar de estar beem mais velho ou tal)
Cléberson(fraco,ele e o Emerson se equivaliriam hoje)
Gilmar(o ex palmeiras era fraco)
Vitor(não me lembro dele francamente)
Nenzão(esse foi nem usado na época)

Meias:
Galeano(o Galeano era horrivel,e entregou um jogo contra o palmeiras num penalti que ele quis bater em pleno palestra,mas se esforçava pelo menos)
Reinaldo(era até bonzinho,mas não me lembro muito dele)
Fabiano(olhaa era um jogador que quebrava um galho)
Almir(o bom meia almir,pouco aproveitado e até foi aproveitado como volante ve se pode,mas era bom jogador)
Esquerdinha(Seria o Leo Silva da época,os dois se equivalem,o esquerdinha era tão fraco,na igualdade do Leo Silva)
Zada(bom o Zada,vocês sabem como ele é né?é fraco também)
Márcio Gomes(na ala e no meio,achava ele bom jogador,hoje ele seria peça principal do fogão e como foi na época da série B em 2003)
Romeu(volante,se equivale ao Fahel hoje)
Carlos Alberto(o rodado Carlos Alberto,volante dos bons,bom jogador,era de confiança apesar de ele jogar algumas partidas)
Júnior(ótimo volante,aliás por onde anda ele?bom jogador)


Atacantes:
Dudu(pouco aproveitado,mas seria o Tony de Hoje)
Rodrigão(O maridão da Hortência foi até que aproveitado,mas pouco fez,mas até que resolveria)
Taílson(muita gente perdia paciência com ele,mas até que quebrava o galho,no ano de 2001 ele quebrou galho do fogão e fez escapar de vergonhas no campeonato lá de 2001)
Lúcio(Lúcio,que foi batizado hoje no Ceará de Lúcio Bala,na época era um dos melhores do time e não ficava chinelinho estilo Lúcio Flávio não,até conto uma história de que eu recebi um autógrafo dele no intervalo de Botafogo 1 Paysandú 0 em Caio Martins,em Niterói e até peguei a camisa que eu tinha vestido pra ter isso.
Ademílson(saia do banco,jogava de titular,um dos melhores do time disparado,resolvia a vida do time e salvava de vexames e tal,se não fosse por ele o Botafogo talvez iria mais cedo na época,faz mais gols que Tony,Victor Simões,Jean Coral,Jean Carioca tudo juntos.)
Geraldo(o geraldo foi pouco usado e quando usaram ele,ele não fez nada)
Daniel(se for o atacante,era pouco usado,agora se for o ala é porque tinha o ala na época chamado daniel o ala era bom jogador,já o atacante daniel era razoável)
Felipe(foi usado pouco também,mas nos anos de 2001 e 2000 era um bom jogador e atacante que fazia mais gols que muitos de hoje)


Os técnicos dentre alguns eram:Artur Bernardes,Ivo Worttman,Carlos Alberto Torres e dentre mais 1 ou 2 que também dirijam o fogão naquele ano trágico.

Campeonato Brasileiro série A

Porém vamos aos jogos e as análises,exclusivo:


ATLÉTICO-MG 0 SANTO ANDRÉ 0
Essa partida o Galo jogou super bem,pressionou é porque o Santo André é um time enjoado apesar de ser bem um lar dos velhinhos.Mas o empate foi algo patético em casa,reclamaram de um pênalti na primeira etapa que até houve e o Galo cansou de perder gols e ver Neneca defendendo todas elas.
O Santo André resistiu e conseguiu o empate e vai resistindo no Brasileirão,até quando?Isso queria saber.


CORITIBA 1 GOIÁS 3
E tome o time do Coxa pensando na Copa do Brasil,hoje tomou muita bola nas costas e muito contrataque,o goiás do Hélio dos Anjos não foi bobo e abriu a vantagem.Na segunda etapa o Goiás teve 1 a menos e até o Coxa diminuiu a vantagem mas depois perdeu gols e muitos gols e não soube aproveitar,talvez se o Coxa não souber aproveitar dificilmente fará 2 no Inter,é bom abrir o olho pouco importa se for o reserva ou o titular que joga(é porque enche o saco a chamada desculpa de derrota ser por ter jogado com os reservas,se ganha ninguém diz nada).



BOTAFOGO 2 SPORT 2
E tome culpa do Ney Franco,e tome culpa no Castillo,e tome culpa até no Maicossuel e gente com saudades dele não sei porque,e tome culpa em todo mundo.Afinal até quando o Botafogo vai ficar com história de culpa ali e jogar um pouco mais de bola mesmo com um elenco ilimitadissimo hein?e olha que pegou um Sport destroçado,pois Paulo Baier foi embora por se dizer que não teve mais clima,e o Nelsinho após ter chamado um jogador lá de Boneca pediu demissão por não aguentar mais e um time bem em crise,um time até que não é ruim e não é uma Cabofriense da vida.O Botafogo ainda acha que tá no campeonato carioca,ou seja,que pode colocar qualquer jogador e ganhar a qualquer momento,NÃO É ASSIM.
O Sport teve a altissima chance na primeira etapa de fazer até 4 a 0,imagina se faz hein?nem se fala.
Na segunda etapa meio que o desespero bateu e aí tome Leo Silva e Tony entrando no time,haja coração mas o time mudou alguma coisa e conseguiu os gols pra escapar de uma humilhação.
Será que o torcedor do Botafogo deveria comemorar empate esse ano?e será que o Sport podia ter comemorado uma vitória ao invés do empate?o Empate de uma maneira geral ficou horrível pros dois lados e ainda mais ao Sport que tava com o resultado na mão.E a culpa é do Maicossuel(Ironizando apenas!),vou ironizar mais ainda: há coisas que só acontecem com o Botafogo,coitadinho!
AAAA PARA COM ISSO NÉ?
e o Sport podia ter saido com o resultado melhor,ficou lá atrás e deu no que deu,empate a viiiiiiiiiiisstaaa!

Falamos da Chapecoense e da Port.Santista

Primeiro falamos da Chapecoense lá de Chapecó que vem se reforçando pra série D,enquanto que Badé e alguns jogadores vão indo embora tem outros que realmente e o último é o zagueiro Helder que tava no Macaé no campeonato carioca.
E pelo o que vi podemos ver que a Chapecoense pode fazer um bom campeonato série D,não é impossivel pois o nivel anda sendo meio baixo pra competição.E a chave do Verdão do Oeste(como é conhecido) tá até boa.A estreia será fora de casa contra o Ypiranga em Erechim.




Agora é a vez da Briosa de Santos(Portuguesa Santista) que como sua próxima competição após cair para a A3 paulista agora vai disputar a a Copa FPF de Futebol,ou seja a copa paulista de futebol onde 32 equipes vão disputar e dará uma vaga pra Copa do Brasil ano que vem além de ser uma base,e é bom a briosa de Santos se reforçar mesmo senão pode pagar um tremendo mico na competição.os 4 melhores colocados de cada grupo avançarão pra a fase seguinte.Começa em julho a competição e terá os grupos dessa forma:
Grupo 01
América
Linense
Noroeste
Ferroviária
Grêmio Catanduvense
Mirassol
Rio Preto
Sertãozinho

Grupo 02
Francana
Batatais
Botafogo
Comercial
XV de Piracicaba
Mogi Mirim
Itapirense
União São João


Grupo 03
Ponte Preta
Atlético Sorocaba
Campinas
Ituano
Paulista
Rio Branco
União Barbarense
Votoraty


Grupo 04
Flamengo de Guarulhos
Portuguesa Santista
Juventus
Grêmio
Osasco
PAEC
São Bernardo
São José
Palmeiras B

A estreia da Briosa que terá um grupo complicadinho será dia 12 contra o São José em São josé dos Campos e em casa no mesmo mes terá a estreia contra o Palmeiras B,Tá duro pra Portuguesa Santista e se não fizer algo sério pode pagar só mico na Competição.
Palmeiras

Universo Brasília empata a série por 1 a 1

Como falei no Gengibre e falo pra vocês,estive lá para acompanhar e estarei amanhã para acompanhar e tal,com tudo o que posso fazer e relatar.Pelo menos meu esforço terá de ser valorizado dentro dos meus limites.
Mas o resultado se expressou no resultado final da partida: 103 a 76 para o Universo/BRB Brasília.
o ala Alex dividiu o posto de maior pontuador do jogo com seu companheiro de Brasília, Valtinho, com ambos somando 21 pontos. No Minas, o norte-americano Josh Shipp foi o cestinha, com 17 pontos.
O Brasília aproveitou muito a péssima atuação e com a fraqueza alheia para abrir vantagem e depois colocar os reservas.
Amanhã ao meio dia,aqui em Brasília o jogo 3 e aí provavelmente vai lotar o Ginásio da ASCEB aqui na Asa sul.
Não perca,vá prestigiar!