quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uma Coluna espetacular!

Falo de um elogio no qual li uma coluna hoje e quero compartilhar com vocês ela através deste espaço e até dizer algumas coisas,uma coluna do Tiago Fernandes no Clube do Esporte DF sobre as coisas daqui de Brasília(embora ele enfatiza demais o futebol)e isso até vale pra outros esportes daqui também.
A coluna está disposta no Clube do Esporte DF neste link: http://www.clubedoesportedf.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=3671
Só que quero registrar opiniões aqui e botar ele na íntegra por aqui,vejam e embaixo opinarei tudinho,Eis a coluna:


Tiago Fernandes: "Grande mídia desiste do futebol candango"
Por Tiago Fernandes
em 21/Ago/2012 às 23:12
O que você faria se avistasse um moribundo na rua que precisasse de sua ajuda para sobreviver? Ajudaria ou deixaria morrer? Bom, em Brasília, o futebol candango vive como moribundo que sucumbe cada vez mais, até não ter mais para onde cair, e que mesmo suplicando a ajuda e o apoio dos formadores de opinião da cidade, vem sendo cada vez mais ignorado e jogado para escanteio!

Na minha opinião, como jornalista formado, os profissionais da comunicação são um dos responsáveis por colocarem esperança na cabeça da massa, quando o assunto é o futuro do futebol do Distrito Federal. O problema é quando a grande mídia resolve fazer o contrário, praticamente, ignorando o esporte local, em um ato nítido de desistência.

Não estou generalizando e falando de todos os veículos de comunicação locais, critico especificamente o jornalismo televisivo, pois eu sempre acompanhei os programas esportivos da capital federal e posso afirmar que a preocupação com o futebol candango diminuiu drasticamente.

No DF, tem gente de todas as regiões do país e, consequentemente, uma torcida bastante eclética. Por isso, é claro que tem que haver uma cobertura esportiva quase tão eclética quanto. Mas mesmo assim, deve-se respeitar os times que defendem nosso estado e incentivar para que haja mais interesse do público em torcer e acompanhar os jogos desses clubes, se não a torcida não aumentará jamais. Concordo que as campanhas pífias não têm ajudado, mas em outros estados também têm times que não ajudam com a bola nos pés, porém, conseguem ter uma boa afinidade com os torcedores que moram na região.

Já o futebol de Brasília parece ser o plano "D" dos pauteiros e editores grande mídia. Isso fica claro nas matérias completamente superficiais. Enquanto com relação aos times grandes de outros estados, não há limites para reportagens extravagantes e até desnecessárias.

Ah, o futebol da capital do país está em péssima fase? Isso não é desculpa para matérias assim. Existem centenas de outros esportes muito praticados no DF, e é sobre isso que os programas deveriam priorizar, mesmo sendo uma pena que os outros esportes ganhem mais espaço à custa da decadência do futebol local.

Cotas de televisão
Não é a toa que o Candangão é visto com desprezo ainda por toda a imprensa nacional. O jornalista José Trajano do canal ESPN Brasil comentou durante um programa que o campeonato candango é o único torneio estadual do país onde os times não recebem cota televisiva porque, nas palavras dele, “o torneio é tão desprezível, tão nada, que ninguém dá a mínima importância”.


Cruel realidade, mas essa é a imagem que essa falta de empenho passa. Muita gente tem culpa nessa história, mas muita gente também tenta fazer algo para mudar isso, o que não adianta muito já que essa, definitivamente, não é uma das propostas dos canais atualmente.

E quais seriam as propostas? Ter uma equipe de plantão ao lado da plataforma superior da Rodoviária, pronta para pegar dezenas de comentários dos transeuntes sobre um gol perdido pelo jogador do Flamengo ou sobre a última dancinha feita pelo Neymar, enchendo cada vez mais linguiça e entupindo os telespectadores de povo-fala sem nenhum fundamento? Duas palavras: Tsc, tsc...

Tiago Fernandes é jornalista e colunista do Clube do Esporte DF.



Já vamos dizer o seguinte,é uma coluna na qual só comprova o quanto este que vos fala tem razão quando digo que falta divulgação por aqui do nosso esporte.Temos a nossa gente séria aqui e os outros que aproveitam da fraqueza local pra atacar quem critíca ou contesta isso até querendo comprovar algo que está mais que nítido que não é existente de forma alguma.
Faz quanto tempo que o futebol local não é mostrado por aqui?
Sabia que quando a parte local do Globo Esporte DF que tem 7 minutos mais ou menos pra falar das coisas daqui...acaba falando de tudo local sendo isso uma raridade que poderia ser todo o dia ao invés de ser uma continuidade do programa da Rede e até chego a comemorar isso?
Pra ver como está tudo,lembrando que a parte local do Globo Esporte aqui fala mais dos outros do que da situação local aqui,tem dia que nada é falado,como se fosse a continuação do programa da Rede.
Sabia que tinhamos outros programas que ou se acabaram ou mudaram para um horário aonde ninguém vê?(no caso de Esporte Show e do Jogo Aberto DF que acabou)
O Tiago Fernandes rasgou o verbo neste texto e quis dizer o que tenho dito toda vez que o assunto é esporte local por aqui e ainda vi gente a ficar irritado comigo(como assessorias,locutores e demais outros)quando fui dizer algo sobre o esporte local por algumas vezes.
O Tiago Fernandes só espalhou na sua baita coluna o que é realmente sincero por aqui,que o esporte daqui apanha pra aparecer na TV porque é muito incômodo pra todos e aí se prefere falar de fora tudo por Audiência("rating")hein!
Parabéns Tiago,não é todo mundo que tem a tal coragem pra escrever tal coisa e aqui não tenho esta de "ahh falei isso primeiro ou algo assim".
Um exemplo de que o Tiago tem razão é o próprio Uniceub Brasília aonde mesmo que a atual assessora negue isso,nem toda Brasília sabe quem é o orgulho da cidade.
Mesma coisa o futebol local com Gama,Brasiliense e demais...aonde poucos ainda não desistem e não podem desistir,alguns se aproveitam até pra atacar outros e não aceitar críticas de demais a não ser que tenha conchavos ou rabo preso com alguma coisa.
Tiago Fernandes,expressou o que todo mundo queria dizer,o que quem acompanha este espaço sabe o que quero dizer toda vez que tem este assunto na pauta.
Tiago Fernandes será chamado de chato igual eu,chamado de maluco e será questionado por aqueles que talvez DUVIDO que fariam uma coluna relatando uma verdade que machuca e dói para alguns,aqui nem todo mundo aceita uma crítica sobre a realmente situação do esporte daqui.
Uma coluna espetacular e sem oportunismo algum e que possamos ter verdades assim mostradas por mais que temos gente séria e gente que mancha nosso esporte.
Aqui se tem muita coisa pra crescer e não parar e isso não só em época de torneio não,mas sim de tudo...de TUDO!
E aqui não pode parar,sou a favor do crescimento das coisas daqui,é o pensar grande que precisa ser obtido por aqui,comodismo....CHEGA disso!

Botafogo 3 x 1 Palmeiras: Venceu mas não levou,deu Palmeiras!

Só pra destacar que no Flamengo e Emelec usei um título parecido com esse,pra depois não ver alguém reclamar do título feito.
Escolhi ver o jogo na paz do VT da Fox Sports(com direito a aturar a ruindade de Éder Reis narrando) que nem fiz em jogos na época de Libertadores e não sei se fiz bem de verdade,a insegurança tá tomando conta do blogueiro aqui a cada pé falso dado,embora confesso que fica ao critério de vocês se fiz bem ou mal em optar pelo o VT da madrugada.
Mas falando do jogo,o Palmeiras resistiu com 16 relacionados apenas(sendo que 2 goleiros)e com quase sem banco de reservas e conseguiu a vaga na base da resistência e o torcedor Palmeirense tem que ficar feliz porque este time resistiu da forma que pode e a vaga mesmo com a derrota e a 1 gol da eliminação mereceu todos os parabéns,superou dificuldades e muito mais por mais que se importe ou não com a competição,tocaram os problemas para o outro lado e se importaram em levar esta vaga.
Sobre a partida,é impressionante ver o Botafogo tendo um milagre de fazer 3 gols e se tivesse ataque ou uma defesa que preste,passava de fase tranquilamente e sem muito sofrimento e até me culparia por não ter visto o jogo ao vivo e sim em VT e foi mais impressionante o Palmeiras ter segurado e conseguido segurar tudo.
Na primeira etapa tivemos 30 minutos de jogo chato e um porre e com o Palmeiras cozinhando tudo,a partir da chance do Barcos de longa distância tivemos um jogo um pouco melhor e veio o gol aonde o Palmeiras foi prejudicado porque o Lucas ficou na frente(até pênalti teve em cima do Lucas antes do Seedorf completar a jogada) embora o Seedorf depois não estava impedido de jeito algum e o holandês fez o gol e minutos após o gol que complicou tudo que foi o chute de primeira do Patrik e intervalo no 1 a 1 que complicou tudinho para o Fogão e facilitou tudo ao Verdão.
Surge a segunda etapa e o Rafael Marques se lesionou(pra muitos até um ainda bem que ele se contundiu)e teve que o Lodeiro entrar e lá foi aquele esquema ridículo do Oswaldo acontecer e o Palmeiras cozinhando jogo de tal forma,até surgir o gol da virada aos 12 minutos e notam que quem começa a jogada foi quem jogou muita bola hoje e se soltou mais,falo de Clarence Seedorf(o Melhor do jogo) que está no meio do nada e é o gol que o Renato tanto queria.
Nem pra alterar o Oswaldo serviu pra fazer isso,ir pra cima e ver no que dá e ainda mais com 2 a 1 ali,aí começou a correria e a pressão Botafoguense em cima do time palmeirense e veio o gol do Lodeiro e até aí sinceramente não vi aquela garra que estava todo mundo dizendo que o Botafogo teve e o Palmeiras estava administrando tudo...só que após o gol do Nicolás Lodeiro a coisa mudou e a correria e luta que só depois dos 27 minutos foi assim.
Aliás galera,o time a partir só depois do gol do Lodeiro pra correr,ir atrás do quarto gol e jogar como a muito tempo que não jogava futebol...é muito pouco pra tudo,e todos sabem os problemas de ala,zaga e ataque(até treinador e diretoria também claro,antes que eu me esqueça de citar) que o Fogão tem e ninguém faz nada e a diretoria muito menos e até ela tá mais preocupada em botar 50 reais e fazer o estádio ficar vazio hein?É muito pouco pra grandeza do Fogão aonde correr a partir dos 27 minutos para um gol apenas é até cômodo.
Discordo totalmente daqueles que acham que dos 12 minutos pra frente o Fogão correu e fez uma baita segunda etapa,não foi isso sinceramente que vi e ainda se viu Jéfferson salvar aos 31 minutos bola com o Betinho e até teve uma adiantada demais do Barcos no final de jogo e ainda querem me convencer que teve garra,disposição sendo que salva-se Jéfferson,Lodeiro e Seedorf e alguns poucos,o Fogão não merecia a vaga e inventar 3 zagueiros também...NÃO DÁ.
E se liguem,terá programas esportivos lá vendendo a imagem que o time lutou e também diretoria e jogadores falando de cabeça erguida sendo que o que não tem além de outras coisas é a tal da cabeça erguida e ainda ver uma vitória enganosa ser glorificada como se fosse campeões do mundo....eu to cansado de muita coisa no clube e ainda se vêm alguns tirando sarro e são setoristas do clube em rádios além do rabo preso total,até satirizam o time.
Até tem torcedor(a) que fica usando sua coluna em blog para propagar a frase que ofende os botafoguenses(que é aquela que não citarei)e fazer o Botafogo ser mal falado num otimismo que não dá pra ter em 15 anos só tomando vergonha na cara e decepções a vista enquanto os outros se movimentam em títulos,reforços e trocas e mais trocas enquanto tudo fica estagnado no clube e o pior é que isso está longe de terminar.
É como falei no twitter,o torcedor fica refém das Torcidas Organizadas e ainda mais aquelas aonde a diretoria financia e usa elas pra defender o esquema e ainda tem a diretoria que tá mais preocupada em calar o torcedor e até usa seus estagiários pra fazer o “block” nas redes sociais e até usa todo mundo para acabar com faixas no estádio e até bandinhas pra calar torcedor que protesta com razão até porque não aguenta mais e ainda obrigam o torcedor a aplaudir(embora se eu tivesse lá como torcedor aplaudiria certamente,sem hipocrisia alguma e fazendo já uma meia culpa aqui)e ainda se reclama a imprensa disso e parte dela acaba de rabo preso chamando dirigente e treinadores pra puxarem o saco e ficarem de rabo preso ao invés do que deveria se perguntar e é por estas e outras que o torcedor fica refém e ainda devido a as vezes opiniões fortes ou não,as discussões se transformam em desentendimentos e até em lado pessoal levado e isso no Botafogo tem ocorrido muito e isso falo porque sei que é assim,NÃO DÁ MAIS!
Jéferson finalmente entrando no Botafogo,Antônio Carlos se lesionando....o 2012 tá típico demais hein,até é bom isso sabe por mais que o momento iria requerer isso.
E tenho que admitir que Márcio Azevedo faz falta no time,embora volto a repetir que não se tem alas de nível(embora o Lucas com um lateral decente contratando,ele daria um ótimo banco)isso não ocorreria.
Quem foi valente e segurou tudo foi o Palmeiras que mereceu a vaga,Felipão disse que o papo até na praia com o diretor financeiro sobre o futuro palmeirense foi bom e que seja bom para todos,a torcida com o título da Copa do Brasil quer mais e não quer disputar uma simultânea Libertadores uma série B do ano que vem e isso seria demais pra uma torcida que quer se ver livre de muita coisa e quer sorrir como a torcida Palmeirense,que o papo tenha sido bom pra todos e estão lá tentando descobrir o X9....me lembrando a época do X9 famoso da Ressacada e da forma que foi,isso que foi garra,valentia e coração e com elenco reduzido pra caramba até com garoto da base entrando,pra ver como é e o Palmeiras podia ter feito cera,ter segurado o jogo e ter feito o que time pequeno quando joga assim costuma fazer,mas nem cera assim acabou fazendo,é desta forma que o torcedor do Verdão tem que comemorar mesmo,foi justíssimo.
O Palmeiras mandou super bem!
Botafogo com futebol só dos 27 pra frente,até preocupa contra o Flamengo e o 2012 já era por mais que se vejo comentarista falando que tá produzindo,Oswaldo dizendo isso e outros querendo passar uma imagem contraditória e até retrógrada demais,pior que professor que ou te dará 0 ou 10 na nota sem meio termo,é absurdo por mais que se respeite.
Enfim o VT acabou,boa noite,durmam bem e continuem acompanhando o blog que aqui não tem medo de cara feia.



Só pra falar aqui,tivemos Boca Juniors 3 x 3 Independiente e o Coritiba ganhando por 3 a 2 em cima do Grêmio mas não levando através do gol no finalzinho de jogo aonde teve o relato de que os jogadores foram pra cima do bandeirinha e imagino que teve rádio incitando a fazer isso também,mas como não vi nada e estou relatando resultados,fico por isso.

U.de Chile 0 x 0 Santos: Ninguém sai na frente na Recopa Sul Americana

Por um lado um 0 a 0 que acabou sendo satisfatório principalmente para o Santos e sem desculpas de falta de titulares ou algo assim,há que se destacar.
Quando o Santos quer jogar bola e não fica firulando ou se jogando...todos sabem o que o Santos quer no jogo,agora se eles ficam fazendo o contrário...fica tudo chato e um porre tremendo e isso até os próprios santistas sabem por mais que se fala que batem muito no Neymar naquele papo aonde ninguém aguenta mais.
Tivemos um 0 a 0 que poderia ter sido empate com gols pela a forma que foi o jogo.
Uma em homenagem a diretoria do Botafogo: O Rojas tá jogando firme forte e sem piripaque ou treco hein,só pra relatar!
Só pra constar,empate com gols dá “Lá Ú” e só a vitória interessa ao Peixe.
Na primeira etapa Neymar no pênalti aonde ele simplesmente escorregou e isso ninguém vai constar,embora achei que foi pênalti fora da área e também teve o Ganso perdendo um gol aonde poderia finalizar em tudo quanto é lugar,mas aí aparece ele chutando justamente em cima do goleiro e o Rafael foi pouco exigido.
Surge a segunda etapa e a “Lá ú” do Sampaoli volta melhor e faz aquele time que inspirou todo mundo na Sul Americana ano passado e com direito a gol perdido por Gutiérrez.
O Muricy tentou botar alterações principalmente com Miralles e o Sampaoli nem me lembro de alterações feitas pelo o treinador da “Lá Ú”.
Tivemos até um jogo movimentado sabe?Jogo legal de assistir viu!
E no jogo de volta que será bem mais pra frente....a promessa é essa independente se for Vila Belmiro ou Pacaembu.
E a bola do Neymar era pra ter entrado,bola no travessão e era pra ser um golaço,convenhamos..isso no final de jogo embora há quem diga que o Felipe Anderson podia ter chutado,o garoto até tremeu e concordo com quem queria que o Felipe Anderson chutasse a gol e não passasse a bola.
0 a 0 e vamos ao jogo da volta que será mais pra frente e mais nada!
Tivemos um bom jogo e acompanhei tudinho e a foto é do Terra!