sábado, 15 de dezembro de 2012

NBB neste sábado


Vamos aos jogos que aconteceram hoje, e antes o link como sempre com as relações de rádios: http://igoresportes.blogspot.com.br/2012/11/relacoes-de-radios-no-nbb-temporada.html






Paulistano 80 x 90 Cetaf Vila Velha
Tijuca 53 x 73 Uniceub Brasília
Sky/Pinheiros 91 x 77 Icatu/Minas
Flamengo 86 x 61 Sky/Basquete Cearense
Winner/Kabum/Limeira 77 x 63 Vivo Franca Basquete
Suzano 80 x 100 Vinac São José
Sanifill/Heibor/Mogi das Cruzes 78 x 75 Palmeiras
Joinville 71 x 62 Unitri/Uberlândia







Primeiro gostaria de começar falando da espetacular vitória do Cetaf Vila Velha na capital paulista em cima do Paulistano.O Jogo eu simplesmente não vi e por isso até coloco 2 links do site da Liga e do blog do Basquete do Paulistano: http://lnb.com.br/noticias/que-moral/  e http://www.basquetepaulistano.com/2012/12/paulistanounimed-perde-invencibilidade.html
Mais Igor, se você não acompanhou o jogo... do que você quer falar? Eu falo que a vitória de hoje(embora a derrota para Suzano fez falta)faz além da derrota na última bola em Limeira e para o Pinheiros só presencia e destaca que o Cetaf Vila Velha veio pra fazer uma ótima campanha e que não é mais saco de pancadas e isso não é graças aos “Azevedo” que seguem lá com o Luiz Felipe(que se dependesse dele o Watffy NUNCA iria para solo capixaba)e sim a Daniel Watffy e aos reforços que chegaram além dos gringos Jemmont,Simmons e Parker que vem completando demais esse time e hoje se eu tivesse lá no Paulistano percebia o que na temporada passada quase aconteceu que foi o time capixaba dando trabalho pra caramba e se continuar assim, o Cetaf Vila Velha só tem a ganhar e ainda mais com playoffs e muito mais quem sabe, a galera de Vila Velha tem que estar orgulhosa com esta campanha que por enquanto vai dando frutos(ahhh se ganha de Suzano.....)e que seja assim sempre embora o desdenho deverá continuar, fico feliz e sem média de que o time esteja jogando bem e dando trabalho assim e que continue assim.
Agora falaremos sim dos jogos que acompanhei seja por TV,Scout e Rádio ou os 3 juntos ou não...e já começo falando a tranquila vitória pinheirense com o ginásio do Pinheiros digamos de passagem aos cacos e com pouca gente e a vitória pinheirense que desta vez foi tranquila. Nos últimos 7 jogos somando os 2 jogos da final do Paulista com os 5 do NBB sem contar a Liga Sul Americana que teve 2 jogos resolvidos facilmente e 1 nos instantes finais, tivemos 5 jogos resolvidos nos instantes finais ou na prorrogação para o time pinheirense que hoje resolveu o jogo mais facilmente. O Minas segue parando no após o intervalo, aonde o time volta apático e afobado demais e hoje se mostrou isso principalmente depois do intervalo.
Os 2 primeiros quartos bem equilibrados e segue Paulinho Boracini jogando muita bola e no final do segundo quarto até que o Minas tentou encostar só que sem muita chances e através do Jermaine Beal que estava muito bem hoje, e 45 a 38 no intervalo.
Volta do intervalo, o Minas volta dormindo no jogo lá na Capital Paulista e a defesa marcava mal e com isso era bola de fora do Boracini, era bola na bandeja do Paulinho Boracini e até erros e mais erros que se repetiam no time mineiro e com isso o time do Sky Pinheiros aproveitou pra abrir 20 de vantagem enquanto o Minas não fazia mais frente e errava bastante e sem contar que todas quase jogadas tentadas no garrafão...vinha a marcação pinheirense anulando o time minas-tenista e no resultado disso tudo...já faltando 3 minutos para o final de jogo o Cláudio Mortari deu para colocar a garotada em quadra e poupar os jogadores significando uma vitória mais tranquila do Pinheiros e o Minas volta a perder e de forma oscilante fora de casa e ainda mais no quesito 2 últimos quartos aonde a paçoca foi entregue.
Cestinhas do jogo no Henrique Villaboim: Sky Pinheiros teve 32 pontos do Paulinho Boracini(o cara tá demais desde o Paulista), 18 de Rafael Mineiro e 11 do Guillermo Araújo.
Já do lado do Icatu Minas tivemos o Jermaine Beal com 16 pontos tentando carregar o time nas costas, 19 pontos do Renato Lamas e 15 do Mineiro.
Agora falo do jogo de uma das fotos que até peguei do twitter de Joinville( @basquete_jlle) aonde Joinville bate a Unitri Uberlândia em jogo disputadíssimo e resolvido nos instantes finais e o pior é ver gente dizendo que Joinville surpreendeu a Unitri Uberlândia e isso é de uma tamanha besteira e Joinville dentro de sua casa independente se é no SESC,no Centreventos ou até no Grêmio Whirlpool o time do Ênio Vecchi tem dado muito trabalho e até fora de casa cavando prorrogação contra São José e Sky Pinheiros embora infelizmente perdeu.
Sobre a partida de hoje, o time da Unitri começa bem o jogo e aí sucumbe a partir do terceiro quarto com a situação parecida com a partida contra a Liga Sorocabana, começou na frente com o Gruber muito bem e o 22 a 16 na dianteira, sorte que veio Diego e veio também do lado do Ênio Vecchi Vinícius Teló que fizeram o time joinvilense encostar no jogo embora o 32 a 29 permaneceu ao time uberlandense e ainda mais com 6 pontos vindos do banco do Audrei.
Na volta do segundo tempo, aí veio a recaída da Unitri Uberlândia que fez lembrar o jogo contra a Liga Sorocabana e aí com a torcida no SESC, o Joinville com a cesta do Garner no finalzinho do terceiro quarto que resumiu a reação do time joinvilense e a virada no jogo e 3 pontos na frente e no último quarto no bom jogo lá de Joinville tivemos o Thiago Aleo e o Ricardo Probst que vem sustentando o time joinvilense a decidir o jogo nos instantes finais com bolas de dentro e as bolas de fora e com isso o time da Unitri que errava lance livre e até errava chute de fora...não conseguiu chegar e bela vitória joinvilense na sua casa e a Unitri tropeça de novo fora.
Cestinhas do jogo lá de Santa Catarina: Do lado Joinvilense tivemos 19 pontos do Thiago Aleo, 13 do Garner e do Ricardo Probst e do lado da Unitri Uberlândia tivemos 26 pontos do Gruber e mais nada no time do triângulo mineiro que esteve mal principalmente na volta do intervalo.
Outro jogo que gostaria de falar e teve foto foi sobre a vitória da Winner Limeira em cima do Vivo Franca Basquete aonde o motivo da rivalidade ser assim é os gritos no final de jogo “1,2,3 Franca é Freguês” e o motivo foi que o time francano passou o ano sem vencer 1 jogo da Winner Limeira ou seja em 2012 o jogo francano não encaixou de jeito nenhum com o time comandado por Demétrius e isso para os limeirenses é uma moral daquelas porque vencer clássicos do interior do estado e para os francanos nem é uma situação de desespero embora perder jogo assim para um grande rival que virou Limeira...é horrível.
Digo de desespero antes que alguém diga que estou falando besteira, porque a fase francana é bem melhor do que a limeirense e a garotada francana não é porque perdeu um jogo é que o desespero pode voltar...tem que ter calma com tudo ali.
Sobre o jogo, tivemos a bola de 3 limeirense caindo e se o Diego não jogou nada, o que dirá de Ronald Ramón e Matheus Dalla com as bolas de fora hein?Até que Franca freou o time da Winner com jogadores vindo do banco como por exemplo o Kurtz, Jerônimo e Romário. Com isso Franca foi para a dianteira do jogo e teve que o Demétrius pedir tempo e apelar para uma formação na qual tentou reagir contra a Unitri na quinta mas deu muito certo hoje(a formação do SEM PIVÔ de OFÍCIO)e a virada para a abrir 6 pontos e 36 a 30.
Volta do intervalo e a apatia francana começou a aparecer e a defesa limeirense também apareceu e com isso bolas de Ronald Ramón,Matheus Dalla e os alas da Winner começaram a jogar e a abrir vantagem embora a galera francana diminuiu no final de terceiro quarto a vantagem.
O que escutei num dos tempos do Lula Ferreira foi que pedisse que o time acreditasse mais no jogo e mais na vitória, só que o time estava mal e cheio de erros cometidos e com isso Limeira abriu vantagem e PRINCIPALMENTE quando as bolas de 3 num tremendo festival fez a Winner aparecer com 21 pontos de frente com Ronaldo Ramón e Matheus Dalla muito bem e o jogo encaixando e dando tudo certo. Não tinha nem como reverter e vitória da Winner Limeira em cima do Vivo Franca Basquete,numa atuação daquelas da Winner Limeira e jogo pra esquecer do time francano e olha que a atuação francana nem foi estilo Joinville e nem foi daquele jeito, só que sucumbiu nas bolas de 3 alheias.
Cestinhas do jogo, tivemos: Do lado vencedor que é o lado da Winner Limeira tivemos 20 pontos do Fernando Mineiro(o que chutou de fora também não foi brincadeira hein, tava inspirado), 17 do Matheus Dalla, 14 do Daniel Alemão e 12 do Ronald Ramón.
Já do lado francano tivemos Jhonatan com 12 pontos e 11 pontos de Léo e Kurtz.
E só uma última do jogo francano: o Teichmann ficou devendo hein, esteve zerado em muita parte do jogo e quando entrou e começou a pontuar.... teve 5 faltas e saiu do jogo, só atrapalhou o time francano hoje.
Agora falo do jogo do Paulo Portella aonde o Suzano voltou a perder e o Vinac São José do Marreli volta a se redimir na competição, aliás a Rádio Cidade transmitiu o jogo? Se transmitiu eu não sei porque pela a internet e pelo o celular eu tentei ouvir a rádio e....ela me sai fora do ar antes do jogo, esquisito hein!
Sobre o jogo lá em Suzano tivemos o time joseense saindo na frente e ainda mais com o Jéfferson se impondo e só no finalzinho do quarto após o começo sensacional do Vinac São José, tivemos o time comandado por Cadum(ex comentarista da PSN e ex assistente do Lula Ferreira na época de COC Ribeirão Preto)equilibrando tudo e no segundo quarto surge o banco joseense principalmente com Álvaro Calvo entrando bem e com o Fúlvio comandando tudo desde o começo para manter o time joseense na frente.
Na volta do intervalo, o equilíbrio só continuou porque Paulo Nery,Fusco e Gaspar começaram a comandar Suzano na reação e não deixou São José desgarrar do jogo e a diferença só estava em 2 de vantagem até o último quarto.
Chegou o último quarto e surge a atuação do Deivisson que lembrou a época de Araraquara e principalmente dentro do garrafão e levando a vantagem sempre, conseguir decidir e botar o time joseense em ordem e a vitória na qual nos últimos 4 minutos...digamos que Suzano parou e também jogou a toalha no jogo e com isso os 20 sonoros pontos de vantagem e a vitória joseense em Suzano.
Cestinhas do jogo: Do lado do time de Régis Marreli tivemos Jéfferson com 24 pontos, Deivisson com 27 pontos, 15 do Laws e 14 de Fúlvio e Álvaro Calvo.
Já do lado de Suzano, tivemos 29 pontos do Fusco, 15 do Jéfferson, 12 do Paulo Nery e 10 do Gaspar e acorda Rádio Cidade...vamos funcionar via celular e via internet hein!!!
Agora vamos ao duríssimo jogo e resolvido no final entre Sanifill/Heibor Mogi das Cruzes e Palmeiras, aliás um jogo que esteve com o Hugo Ramos muito vazio.Nunca vi o ginásio desta forma desde que eu me entenda por gente, nem na época de Fúlvio jogando por lá com o antigo Corinthians/Mogi era deste jeito só que o time mogiano agora com esta vitória possa engrenar no campeonato porque não tem time pra cair de jeito algum e não é média isso não.
No começo de jogo o Palmeiras esteve melhor e abriu vantagem, até que Mogi apareceu no jogo e o jogo esteve equilibrado o tempo todo com as equipes se alternando na frente.Mogi se alternou melhor e terminou o quarto na frente, no segundo Mogi só ficou na frente só no final do quarto com Riddick, Fabião e Guilherme Filipin que estava de volta e 33 a 29.
Na volta do intervalo em Mogi, o Palmeiras voltou melhor e quem viu o jogo pela a Nova TV Comunitária mesmo com o jogo travando percebeu que com Guto(ex Flamengo)e Caleb Brown o Palmeiras voltou a fazer o jogo ficar disputadíssimo e ficou com 3 na frente na virada,chegando no último quarto na frente. E no último quarto muita emoção,muita tensão e o jogo só decidido nos últimos 1 minuto e meio de jogo e Mogi nos últimos minutos abriu 76 a 72 restando 10 segundos com uma bola de 3 palmeirense fez encostar no jogo e distanciar em apenas 1 ponto. Até que Filipin fez os 2 lances livres e abriu 3 pontos de vantagem e Mogi forçou falta em cima do Caleb Brown que errou os 2 lances livres e vitória mogiana no Hugo Ramos pra quem sabe desencantar no campeonato.
Cestinhas do jogo em Mogi: Do lado Mogiano tivemos Filipin com 17 pontos, 15 do Thomas e 16 do Bábby. Já do lado Palmeirense tivemos 20 pontos do Wiggs e do Guto e 16 do Caleb Brown.
Agora indo para finalizar o post falo de 2 jogos, trato da rodada dupla do Ginásio do Tijuca e primeiro falo da vitória do Uniceub Brasília que simplesmente mesmo sem Vidal(Bruno Savignani, o assistente treinando a equipe nesta tarde lá no Rio), sem Nezinho e sem Alex que foram expulsos contra o Flamengo ganhou do Tijuca e numa partida bem tranquila aonde a galera do banco de reservas do Uniceub Brasília tinha que fazer a diferença e honestamente por mais falta de técnica que alguns tenham vindo do banco ou não, torço pra que eles mostrem serviço, até para eu não ficar batendo toda hora na tal tecla dos reforços e gente de qualidade que tem que chegar no clube. Aliás sem Nezinho e sua correria desenfreada, Alex que também é um baita desfalque as chances de vencer o Tijuca podiam ter sido as mesmas de um clube que jogaria completo em quadra.
No primeiro quarto,a equipe do Uniceub Brasília só cedeu 11 pontos do time do Miguel Ângelo da Luz.
O Pessoal fala no site da NBB sobre as peças de reposição, não vejo desta forma e já disse isso muitas vezes por este espaço, quem acompanha sabe que as peças de reposição são poucas no banco do Uniceub Brasília. A diferença entre as duas equipes são gritantes e o próprio Miguel Ângelo da Luz sabe disso.
Só que o jogo foi para todas as atenções de Guilherme Giovannoni e as cestas do Arthur que finalmente apareceu e com isso por mais que o Tijuca tentava ir na base do jogo de garrafão com o Rodrigo Bahia,a vantagem de 10 pontos permaneceu em quase todo o jogo embora o Tijuca ganhou segundo e terceiros quartos de jogo. No intervalo já estava 36 a 27 para o Uniceub Brasília. Aliás o Tijuca tentou de tudo, mas esbarrou na falta de qualidade e com isso seguia o passeio do Uniceub Brasília até botando todos para jogar e não tendo nenhum problema pra vencer o jogo.
E como é bom ver Guilherme Giovannoni e Arthur jogando e dando conta do recado sabe?São 2 jogadores que fazem de tudo para o Uniceub Brasília andar em ordem. E o Ismar também esteve muito bem e ditando o outro ritmo que as vezes pedimos tanto por aqui e vimos por aqui nos jogos e foi assim que o Uniceub Brasília venceu e sem contar o Isaac que desde o Final Four em Corrientes...virou outro e lembrou aquele que não se intimidava para jogar no Cetaf Vila Velha, por mais que cancha o jogador não tem... aos poucos ele vem mostrando sua verdadeira cara, algo que estranhava confessamente antes e até já cheguei a cornetar o jogador por aqui, desde Corrientes só elogios ao cara. Fácil vitória do Uniceub Brasília!!
Cestinhas do jogo no Rio: O Uniceub Brasília teve Arthur 22 pontos, 19 do Giovannoni, 13 do Ismar e 11 do Isaac.
Já o Tijuca teve: 14 pontos do Rodrigo Bahia e 10 do Wanderson e só isso.
Agora pra fechar de vez o post é o jogo entre Flamengo e Sky Basquete Cearense aonde tivemos uma hiper facilidade desde o começo. O Time do Alberto Bial parecia aqueles times venezuelanos aonde só tinha 1 jogada e olha que o repertório do Sky Basquete Cearense é pra muito mais. Até começaram bem e equilibraram o jogo no primeiro quarto e até cheguei a pensar: Será que teremos surpresa?
Até que Kojo Mensah nas penetrações(e há quem diga que o Gegê merecia ser titular), Benite e Marquinhos no chutes de fora(Volto a repetir: O que o Benite está jogando não é brincadeira hein!) e já estava na frente no primeiro quarto.
Do segundo quarto pra frente a resistência do Basquete Cearense acabou de vez, não aguentaram e ainda mais quando o Flamengo começou a defender e abriu uma vantagem quilométrica e fez o Basquete Cearense não sair de 23 pontos até o intervalo. E no terceiro quarto,o Basquete Cearense foi para a correria e aí a correria fez o Flamengo ficar bem a vontade e ter espaços absurdos, não tinha defesa no outro lado e o Flamengo guiava tudo tranquilamente, parecia jogo de NBB atrás aonde o time adversário meio que temia o adversário e era 20 pontos abertos num piscar de olhos.
Até o Basquete Cearense tento uma reação,mas reação beeeem tímida e facilidade rubro negra no Rio em jogo no qual só 1 lado dominava. Quero ver a análise cearense sobre o jogo ainda mais certos vídeos no Jornal o Povo,a diferença foi gritante embora esperava muito mais do time do Alberto Bial que pareceu aqueles times venezuelanos e até times sacos de pancada do NBB que já entraram com medo por mais que começasse bem o jogo,o Flamengo não teve dificuldades pra virar e vencer o jogo e segue sem perder no NBB e tudo indica que o time será primeiro embora é cedo demais pra isso.
Cestinhas do jogo: Flamengo teve 19 pontos do Marquinhos, 18 do Olivinha e 14 do Benite. Já do lado Cearense tivemos 12 pontos do Rogério, Matheus(Matheuzinho,o Matheus dos prazeres como dizia Alberto Simões quando ele jogava em São José) com 11 pontos e Felipe também com 11 pontos.