terça-feira, 4 de junho de 2013

Bienvenido Sérgio Hernandez, Brasília em festa!

A postagem que tanto prometi e com foto que tirei própria(o momento merecia isso), foi falando da coletiva do Sérgio Hernandez que aconteceu nesta manhã de terça feira, o ex Peñarol está em Brasília e vai dirigir o Uniceub Brasília. E antes de falar muito da coletiva, vamos parabenizar o site do Uniceub que transmitiu a coletiva e a divulgação feita por isso, a gente aqui critica muitas coisas e elogia outras e sempre que for preciso e necessário. O Uniceub Brasília fez muito bem e foi muito feliz na transmissão de um evento que não envolve só o torcedor do Uniceub Brasília mas também todo o basquete brasileiro e internacional(pois terá argentino de olho na coletiva). O Upgrade que tanto era necessário no Uniceub Brasília está acontecendo e todos precisam aproveitar o momento. Currículo ele tem, como diria Rafael Placce do Jornada Sportiva de Bauru: Agora estão contratando um piloto de verdade, pois antes era tudo no piloto automático(como era quando quem treinava era José Carlos Vidal).
Sobre a coletiva do Sérgio Hernandez que vai estar comentada em todos os lugares(o “Oveja” estará em todos os lugares do basquete e do mundo, tem noção disso?) ela começou com aquela apresentação de sempre e com Vidal falando sobre o projeto em que ele vai fazer dentro da instituição e que se despediu dos jogadores desde já e que continuará no projeto só que como outra instituição e até Vidal falou do porque da escolha do Sérgio Hernandez(embora eu particularmente duvido que ele tenha vindo). Depois a fala foi do Ala Alex que disse que em nome dos jogadores ele espera que possa tirar o máximo deles(algo que ele sabe fazer muito bem), que tem que aproveitar o máximo e que todos ficaram felizes com a chegada do treinador.
Depois disso, veio Sérgio Hernandez que já foi falando resumidamente que terá que acostumar com tudo(algo que ele já tinha deixado meio que claro na entrevista ao Fábio Aleixo do Lance), disse da muita história que tem o Uniceub Brasília. Quando ele soube que Vidal seria diretor, ele sabia que teria um trabalho competente e sabe usar uma experiência de líder que foi tri-campeão da equipe. Até notei que ele tentou falar algumas coisas em Português, mandou bem no portunhol aliás.
“Oveja” disse que vamos jogar para ser campeão, e a mentalidade será para ganhar e se não fosse pra isso, que estaria em casa. E para isso terá que falar pouco e trabalhar muito(é assim que se fala, aí sim!!! Nos últimos anos...se falou mais do que trabalhou).
Veio a pergunta dos jornalistas e uma delas foi sobre o motivo que saiu do Peñarol e se a forma de jogar vai mudar(o Vitor de Moraes do Correio Brasiliense perguntou isso) e o Hernandez respondeu que queria um novo desafio e que disse que queria crescer em todo o momento e que paralelamente quando tomou a decisão de não dirigir alguma equipe na Argentina e por isso foi essa mudança e que o Peñarol ele tinha muita identidade e que necessita muito trabalho e que o assistente técnico Bruno Savgnani está ajudando desde já e que a ideia.
“Oveja” foi perguntado sobre o time que torce, e ele falou que é Xeneize(é Boca Juniors) e até brincando perguntou: Tem algum Corintiano?
E até perguntado sobre reforços, ele disse primeiro brincando que está difícil buscar Kobe Bryant e Leandrinho.... até ri na hora que teve esse momento da coletiva só que ele tá buscando novidades.
Hernandez foi perguntado sobre a oportunidade aos meninos da base(a Chiara do Jornal de Brasília perguntou isso aliás) e ele disse que todo o time tem 2 objetivos, primeiro deles é ser campeão e no segundo é promover seu elenco com jogadores jovens e até contou a época de Peñarol que ele tinha feito isso com jogadores de 17, 18 anos(até imagino que Campazzo, Mata veio essa base...aliás  citou eles na entrevista), ele espera ajudar muito os meninos.
Felipe Igreja da Rádio CBN(e já foi da Esportes Brasília) perguntou como os argentinos estão vendo o basquete Brasileiro e sua criação da Liga(pergunta pertinente aliás) e o Hernandez disse que os argentinos tem muita admiração pelo o basquete brasileiro por muitos anos(aliás lembro de meus papos com Alejandro Pérez e Alejandro Sonich e se nota a admiração deles) e que o Basquete Brasileiro foi espelho pra eles e até citou a época em que tinha Oscar, Marcel. Nos últimos anos, a Liga na argentina foi criada, gente indo pra NBA e o basquete cresceu bastante nos últimos anos na liga Argentina. Esse mix de NBA com Europa fez o basquete argentino crescer e até o brasileiro crescer. Ele não vê a diferença entre o basquete brasileiro e argentino e que está sabendo que o Brasil tem um dos melhores potenciais do mundo e estão mostrando isso em outros esportes como vôlei(a galera em Brasília está vendo que ele é bem informado).
Perguntado se ele veio sozinho, se ele conversou com Magnano antes de vir pra Brasil: E ele disse que não faz idéia de ter um assistente argentino, pois seria 1 a mais que iria ter que se acostumar com o basquete do Brasil e pra isso ele prefere Bruno Savgnani como assistente(algo que ele já tinha deixado claro na entrevista ao Lance para o Fábio Aleixo). E ele não falou com o Magnano e disse que é até difícil falar com ele, nem por Whatsapp e Skype também.
A pergunta da vez foi da sua vinda a Brasília pode facilitar a vinda de jogadores e até perguntado por Marcos Mata também e ele disse que não sabe se a vinda dele pode fazer com que chegue. Mata é um jogador livre e que tem um contrato de 5 anos e até falou que Mata tomara que seja bem vindo aqui se surgir a chance.
Outra pergunta, aí é da Globo do André Barroso sobre a rivalidade do Uniceub Brasília x Flamengo: E “Oveja” disse que sim, e que Flamengo é um dos times que tem mais história no Brasil e que será bom jogar contra eles.
Hernandez também falou que não é tão difícil ter se acostumar com o Brasil, já esteve fazendo trabalhos por aqui em cidades como Rio, Búzios, Camboriú, Floripa. E falou de seu currículo de anos e mais anos, como Peñarol, Boca, Estudiantes de Olavarria e seleção argentina e o “Oveja” disse que nenhum treinador fará milagre...até acreditando no fato de muito trabalho a ser feito como ele disse antes. Também disse que o difícil é ser bom e que espera que seguem jogando o que joguem, com mentalidade ganhadora e que são jogadores de seleção, campeões, jogadores que tem que ter um só objetivo: Jogar bem e ganhar e não objetivos particulares e individuais. Não vai ser difícil, vamos a nos entender facilmente com os jogadores.
Dito tudo isso, e relatado tudo isso, vamos opinar sobre!!


OPINIÃO DESTE QUE VOS FALA!
Sou um fã suspeito do basquete argentino e do Sérgio Hernandez(e pensar que eu tinha twittado uma vez falando que seria um sonho ver ele treinando o Uniceub Brasília,sonho que virou realidade não só minha mas de muitos) desde a vez que ele treinava o Boca Juniors num torneio na ASCEB anos atrás onde ele enfrentou times como Ajax Universo Goiânia e Telemar Rio de Janeiro e quem nos segue no blog sabe disso a um tempão e primeiramente dar parabéns a galera do Uniceub Brasília que transmitiu a coletiva de forma sensacional, pois isso não mexe só com o basquete de Brasília mas com o basquete Brasileiro e até argentino também, aqui a gente elogia, critica e sugere sempre quando necessário.
Currículo, todos sabem que o Sérgio Hernandez tem e o bom é que ele não chegará em terra tão desconhecida assim, pois ele está sabendo por muitas coisas que acontecem no nosso país como a rivalidade com o Flamengo(tinha que sair diretamente da Globo essa pergunta hein?) e que espera que consiga reforçar a equipe(aliás o time precisa de reforços) e que dará chance aos mais jovens( Campazzo, Mata, Giorgetti e dentre outros saíram graças as oportunidades dele). Agora se você pensa que tudo será ao deus dará como era com Vidal....Hernandez quer trabalhar mais e falar menos e disso que o acompanha de longa data sabe que com ele não tem moleza e sim muito trabalho a fazer.
Claro que gostei do Hernandez no nosso país e principalmente numa terra que precisava desse upgrade até internacionalmente como é Brasília...o torcedor tem que estar confiante e feliz e lembrando que o Hernandez faz até jogadores que não são craques jogarem bola e adaptarem nas noções e filosofias táticas e técnicas do treinador Bahiense(Bahiense é quem nasce em Bahía Blanca viu e como é de lá...por isso).
Agora sim, um treinador decente em Brasília e para o pessoal lotar a ASCEB e Nilson Nelson é um estímulo a mais e até a imprensa em Brasília terá que se acostumar e dar seu upgrade na cobertura do Uniceub Brasília também, pois Sérgio Hernandez acaba fazendo esse padrão de cobrança. É que nem em Mar Del Plata e em demais lugares na Argentina em que ou a cobertura era boa ou...a situação complicava. A chegada dele por lá, dará upgrade a tudo e somará muita gente até nos outros lugares para tirar foto, conversar com ele.
Este que vos fala não esconde a felicidade da notícia e isso não dá pra esconder e sei que o torcedor e todos lá independente se estão do lado que não se aceita críticas e sugestões ou não...todos gostaram! Nisso está todo mundo junto e concordando!
Bienvenido y suerte Sergio Santos Hernandez (é o nome completo dele pra quem não sabe viu)!!! Gostei da entrevista, alias parar pra ouvi-lo é sempre bom! Esse sim sabe de basquete e é humilde em tudo, pra quem acha que argentino não é humilde uma tapa de pelica dada nesse povo que tem a mentalidade de Galvão Bueno, a mentalidade de ódio eterno que não é necessário.
É o Uniceub Brasília chegando junto, para todos ficarem felizes!