domingo, 6 de abril de 2014

Unitri Uberlândia 0 x 1 Vivo Franca Basquete: Playoffs do NBB é aqui!

Foto: Caroline Aleixo

O que é bom da época de playoff, é que vem torcida de fora e isso até engrandece o espetáculo e faz dos jogos terem um show de atmosfera até em locais onde não se vê isso. E na foto que peguei pra ilustrar a postagem...vocês claramente viram a torcida francana que fez a festa e viu seu time dominar do começo ao fim de forma impressionante e de 68 a 61 a vitória que dá o 1 a 0 na série onde terça feira tem mais por lá com Rádios Vitoriosa de Uberlândia, as 3 de Franca(Hertz, Difusora, Imperador) e o Sportv passando...opções não faltam numa série desse calibre.
Sabe o que a vitória francana me lembrou hoje, lembrei do playoff onde Franca atropelou o Paulistano em outra temporada do NBB onde Franca tinha chegado em crise e combalida com muitos problemas e no final ganhou até os 2 jogos de forma contundente na Capital Paulista e até fez 3 a 0 no Paulistano. A camisa francana é algo que acontece sim, embora fico com a fala do Lula Ferreira na Rádio Franca do Imperador onde ele diz que ainda não se ganhou nada e aí também me lembro do podcast que gravei essa semana na sexta falando que numa série equilibrada desse tamanho, quem jogar bem e vencer fora...dá um grande passo pra vaga nas quartas de final onde vai enfrentar o Paulistano.
Sobre a partida, domínio Francano desde o começo com direito a Lucas Mariano e a Jhonatan nas bolas de fora fazendo a vantagem já ficar em 11 pontos e a Unitri muito apática em quadra e 23 a 12 a favor de Franca.
No segundo quarto, só bastou as mudanças do banco em algumas horas para o time da Unitri Uberlândia chegar no jogo e até a encostar no marcador principalmente quando Cipolini, Kurtz e Helinho resolvem jogar. Mas a marcação estava boa e as 2 bolas consecutivas do Basden fizeram a vantagem voltar a 10 pontos de vantagem e a tranquilidade no controle do jogo continuar.
E Brasília no banco e nada é a mesma coisa, haja passividade...aí cai no que falei outro dia dessa postagem aqui:
http://igoresportes.blogspot.com.br/2014/04/joao-batista-demitido-e-uma.html e a vantagem francana terminou no intervalo com 41 a 33 a seu favor.
Na volta do intervalo, tudo continuou o mesmo lá no Sabiazinho e segue a rotina de duplo-duplo do Paulão Prestes onde como diria Jovassi: Paulão matou com o jogo, Paulão, o Imparável Paulão! E a vantagem ficou nos 10 pontos com 56 a 46.
Aí a Unitri Uberlândia foi para o tudo ou nada, só que se em 3 quartos nada estava jogando...o que dirá no final hein? E tome de erros, apatia e nem adiantava as bolas do Audrei ou Helinho querendo puxar a vantagem já que se via Valtinho e Robert Day anuladíssimos e na hora H...as bolas de Juan Pablo Figueroa resolveram o jogo e a vitória aconteceu por lá e o 1 a 0 na série no começo dos playoffs e terça-feira até com as opções que falei mais acima...tem mais por lá.
E durante a semana, as outras séries vão acontecendo e começando, alguns jogos com Sportv passando e outros na base do rádio e assim vamos na melhor cobertura do playoff do NBB.
Cestinhas da baita vitória francana por lá: Lado Francano teve Léo Meindl com 13 pontos, 12 do Figueroa e do Paulão Prestes e 11 do Basden.
Já o lado Uberlandense teve Valtinho mesmo anulado conquistando 15 pontos(imagina se não tivesse anulado hein, pra ver que nem sempre os números refletem certas coisas), 13 para o Audrei e 10 para o Cipolini.
É isso!

Estaduais 2014 e suas decisões nesse domingo

VASCO X FLAMENGO NO CARIOCA
Começamos falando dos jogos da tarde, onde o blog esteve ligado e claro que começo com o futebol carioca onde na primeira no Maraca deu 1 a 1 entre Cruzmaltinos e Rubro-Negros.
Jayme de Almeida, se eu fosse você nem ficava reclamando de arbitragem e gastando energia com isso, pois ainda tem semana que vem onde se tem time pra vencer o Vasco e mais fácil gastar energia assim no meio de semana no jogo decisivo contra o León onde logo logo vai restar poucos ingressos, se até o momento da publicação aqui o ingresso já acabou.
E notem que no jogo, 1 etapa para cada equipe lá no Maraca. A primeira foi a favor do Vasco, com direito a Rodrigo fazendo o gol de cabeça que fez o Vascão sair na frente e na segunda etapa com as alterações do Gabriel, Negueba o Flamengo melhorou no jogo e o Paulinho conseguiu empatar o jogo. Empate bem de bom tamanho onde não se poderia ter reclamação, cada etapa jogada bem pelas duas equipes e é uma verdade dos fatos no Maraca e domingo que vem tem mais no Rio.


 

ITUANO X SANTOS NO PAULISTA
Falaram um monte do Santos, falaram que o Santos tá com o melhor futebol ou algo do tipo....e aí quando vou acompanhar a partida, a partida me pareceu demais com Ituano x Palmeiras. Santos achou que poderia ganhar de qualquer maneira, pouco chutou a gol, teve o Ituano não tantas dificuldades pra segurar a equipe que embora tinha virado na semifinal quase que não se dá bem e num dos poucos ataques do time de Itu tivemos o gol na primeira etapa com Cristian pegando de primeira e sem chances para Aranha e olha que vi o Pacaembu não com tanto público assim não hein...esperava mais da galera santista ou eles estão guardando pra ir na finalíssima domingo que vem?
Esse foi o 1 a 0 do Ituano contra o Santos, onde a turma comandada por Doriva e Juninho Paulista tá a 1 empate do título inédito em pleno Pacaembu.

 

JOINVILLE X FIGUEIRENSE NO CATARINENSE
Olha o JEC saindo na frente na final do Catarinense hein e depois de toda a confusão com um laudo que poderia impedir o jogo de ter sido na Arena Joinville e quem precisa do empate é o Joinville do Hémerson Maria que de novo vai levando vantagem contra o Figueira nos confrontos diretos. A partida que esteve muito disputada de fato, não tivemos grandes emoções por lá para ser dito a verdade, até parabenizo sobre quem consegue encher um post falando de como foi a partida...pois esperava mais do jogo.
Quando o 0 a 0 parecia se estagnar no final da primeira etapa, falta para o JEC na linha da grande área...grande momento para o Joinville e Wellington Saci bate a falta sem chance pra Tiago Volpi e o gol tricolor na Arena e o 1 a 0 no marcador.
Na volta do intervalo, Figueira volta melhor e já aos 4 minutos já empata o jogo com Giovanni Augusto(botar Vitor Jr pra que?) bater sem chance para o Ivan e o empate rolar na Arena. Depois disso, veio o Jael receber seu terceiro cartão amarelo e fica de fora da finalíssima no Scarpelli e o JEC tomar conta da partida e o gol sair com Wellington Saci cruzar na área e o Edigar Junio toca de cabeça e vira o jogo lá na Arena fazendo o 2 a 1, o Figueira tentou ir atrás do empate mas nada feito e um 2 a 1 dessa forma onde nada está decidido e Scarpelli com a sua finalíssima semana que vem vai pegar fogo e espero mais bola das duas equipes pra falar a verdade.

 

ATLÉTICO MG X CRUZEIRO NO MINEIRO
No Mineiro, tudo ficará definindo para o Mineirão onde o 0 a 0 foi o placar da primeira partida da final lá no Horto.
No resumo mais simples do jogo, a primeira etapa teve as duas equipes de novo reclamando da arbitragem e muita reclamação de arbitragem e poucas oportunidades de fato. Já na segunda etapa, quem foi atrás do gol da vitória...foi o Galo que veio pra cima e criou mais oportunidades de fato e que merecia vencer, mas a Raposa segurou a vantagem e vamos para domingo que vem no Mineirão decidir tudinho embora o empate também favorece o Cruzeiro.
E sobre Anelka no Galo, enquanto tem time que fica querendo procurar sarna pra se coçar com um Emerson Sheik, o Galo vai lá fazer uma baita contratação para o ataque. Nicolas Anelka no Galão da Massa, embora só se acredita vendo também.

 

 

BA-VI NA BAHIA
Antes de falar do jogo, o que me diz da lesão do Ávine que ficará de fora da temporada hein? Uma lesão bem séria que vai afastar o jogador do Campeonato Brasileiro e a homenagem rolou na Arena Fonte Nova do torcedor tricolor ao jogador que virou figurinha carimbada do time do Bahia. Hoje a vantagem de 2 a 0 é bem grande para o equilíbrio das duas equipes e a volta e o Vitória terá que pelo menos repetir o resultado para dar trabalho....uma vantagem quilométrica para um jogo desse. Jogo que esteve polêmico, teve bola na trave do lado do Vitória e teve muito equilíbrio também.
Quando tudo parecia estar no 0 a 0, adivinha o que Rodrigo Defendi fez? Deu presentão para o Bahia, onde na sequência da jogada deu tabelinha do Maxi Biancucchi com o Anderson Talisca e o Talisca fez o 1 a 0, aliás virou padrão esse ano ter Talisca decidindo o jogo, é ou não é?
Na segunda etapa, o jogo caiu de rendimento, o Vitória não conseguiu chegar lá e ainda teve discussão entre Hugo e Uelliton e os dois foram expulsos e com isso o Bahia matou a partida no escanteio batido por Talisca na cabeça do Fahel e isso virou outra tendência no time tricolor e o 2 a 0 com uma vantagem quilométrica para semana que vem. Bahia tá pertíssimo do título.
Aliás Souza e Hugo sendo reforços do Vitória? O Vitória tá querendo brigar pra não cair esse ano, só pode. Souza que é o ex Bahia, Goiás, Flamengo...falo do atacante e o Hugo é aquele ex Grêmio, SP, Goiás e outros 500 times, falo do meia. Vitória tá querendo brigar pra não cair no Brasileiro com contratações assim hein!

 

 

LONDRINA X MARINGÁ NA FINAL DO INTERIOR NO PARANAENSE
Casa cheia, até com rádios da Capital transmitindo o jogo e uma partida na qual foram uma das melhores se não foi a melhor dos estaduais nesse final de semana. Posso estar até louco, mas a partida foi muito boa de acompanhar, as duas equipes jogando pra frente e atrás do resultado e sem cessar. Uma final histórica e com um nível de futebol jogado que durante a competição não se viu nem no trio de Ferro.
No começo de jogo, pressão Londrinense e os comandados do Cláudio Tencati fizeram o gol aos 18 no escanteio batido que virou o gol do Joel, aliás isso virou tendência durante o campeonato: Escanteio procurando o Joel pra desviar a bola e sem papo de escanteio curtinho e aquelas frescuras todas...gostei de ver.
Maringá teve que correr atrás da vantagem e conseguiu através do Gabriel Barcos que pegou o rebote do goleiro Vitor e o empate maringaense lá no Café e numa partida onde as duas equipes foram atrás do gol, era lá e cá a partida. Na segunda etapa, o LEC esteve em cima e no cruzamento do Maicon Silva após 10 minutos de pressão o gol Londrinense saiu com o toque de cabeça onde Edvaldo dá rebote nos pés do Celsinho e a virada do Londrina aconteceu.
Se o jogo já estava aberto antes, o que dirá depois das alterações do Claudemir Sturion e do Tencati que fizeram o jogo ficar mais aberto hein? Tava muito legal de assistir o jogo e o empate do Maringá veio no chutaço de fora da área com Baiano e empate lá em Londrina e olha que achei que o Vitor falhou pulando atrasado, só que sem tirar mérito do golaço do jogador do Maringá.
Semana que vem tem mais no Willie Davids em Maringá, outra final que promete!

 

 

 

ATLÉTICO GO X GOIÁS NO GOIANO
No Goiano, falo do 0 a 0 entre Dragão e Verdão Esmeraldino no Serra Dourada. Só lembrando que a vantagem do empate tá a favor do Goiás comandado por Claudinei Oliveira hein!
No jogo, o Atlético Goianiense esteve melhor até uns 30 minutos quando o Goiás assustou até com bola na trave no toque do Pedro Henrique e ainda o Renan(ex Inter) salvou umas 2 bolas do Dragão Goiano na primeira etapa.
E o Carlos Alberto hein? Entrou no lugar do Ramon que se lesionou e a segunda etapa o nível acabou baixando, e o jogo foi ruim e sem muitas chances. No mais, 0 a 0 dessa forma e sem grandes emoções deixando tudo pra semana que vem no mesmo Serra Dourada.

 

OUTROS ESTADUAIS
Em outros estaduais, começo falando do Pernambucano onde o Santa Cruz fez 3 a 0 no Sport e só perde a vaga pra final...se um milagre grande acontecer ou se uma incompetência em não administrar a vantagem acontecer. E o Salgueiro, fez grande vantagem na outra semifinal e abriu 2 a 0 contra o Náutico que na Arena Pernambuco terá que reverter essa vantagem. Tá mais fácil o Náutico reverter a vantagem que o Sport fazer isso. Já no Cearense, nas semifinais de lá o Icasa abriu 3 a 1 contra o Fortaleza em Juazeiro do Norte e o Fortaleza terá que reverter vantagem, já o Ceará se deu muito bem em Sobral por 3 a 2 em cima do Guarany de Sobral e só tá um empate da final, algo que muito difícil deixar escapar no Castelão.
No Clássico Paraibano, tivemos 1 a 1 entre Treze x Campinense lá em Campina Grande, clássico que estremece a cidade e em jogo que foi no Presidente Vargas lá e só com torcida trezeana.
Já no Paraense, o Remo ganhou do Gavião por 2 a 1(Gavião que é aquele time que tem indígenas no time, que até passou uma reportagem sobre eles, muito legal) e o Paragominas perdeu de 2 a 1 do São Francisco fora de casa.
No futebol do Mato Grosso, tivemos Cuiabá campeão com 2 vitórias na final sobre Luverdense. Também tivemos o adversário do Guarani na Copa do Brasil ganhando de 2 a 1 no Alagoano, falo do Santa Rita, teve também  pra finalizar o clássico ABC x América RN no Potiguar onde pude acompanhar a segunda etapa do jogo e a vitória do Mecão sobre o ABC por 1 a 0 graças a Válber e em partida que vi o Pedro Neto relatando na Rádio Globo Natal que o jogo foi muito ruim de se ver...se ele falou, tá falado, já que só acompanhei o restante na segunda etapa.

Um Amistoso, uma volta agora pra valer: Isso é Beira-Rio!

Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

 

Uma festa como a de ontem onde fiquei sabendo que foi memorável e pra quem foi lá também foi emocionante, por mais que tenha arrumações em volta do estádio que precisam ser feitas e até se jogou lá de forma que foi apenas para uma capacidade pequena....o Beira-Rio pode-se dizer que está de volta e no amistoso contra o Peñarol que fez lembrar os moldes da chegada do Grêmio a sua Arena onde ganhou do Hamburgo e até recentemente o jogo amistoso entre Atlético PR na Arena da Baixada contra o J. Malucelli. É assim que se situou o amistoso no Beira-Rio e a dita volta pra valer do estádio onde é a casa de todo o colorado.
Agora falando da partida que foi 2 a 1 a favor do Inter, tivemos o seguinte....a partida inteiramente dominada pelo o Colorado e com direito a consagração do ídolo da torcida do Inter.
As vezes ele é contestado, as vezes ele é cornetado, só que é a alma colorada nesses últimos anos e falo dele que merecia mais do que nunca. Falo do Dale, falo de Andrés D´Alessandro que disse em entrevista na Argentina que no Inter ele está sendo mais valorizado do que na época do River onde foram ingratos com ele e dessa entrevista eu lembro bem. E hoje ele fez a falta onde o uruguaio ficou parado só olhando e na penalidade, e a emoção do argentino foi inigualável em dia que ficará na história e a língua dos críticos acaba assando dessa forma. E no mais, o Inter não teve grandes sustos no jogo em si até depois do 2 a 0.
Na segunda etapa, espaço pras alterações e uma delas foi Índio entrando e sendo capitão na passagem da braçadeira de capitão do Dale para o zagueiro do Inter. E as alterações fizeram todo mundo jogar de ambos os lados e o gol do Peñarol com Fernández aconteceu, descontando no jogo. Parecia que iria assustar, só que nada mais além disso e o 2 a 1 do Inter sobre o Peñarol do Fossati(aliás pagaram já ele? Diziam que estavam devendo para o ex treinador colorado).
Assim que a volta colorada ao Beira-Rio foi e um 2 a 1 no qual quase que o Inter perdeu a vitória sozinho. Algo que frustraria a torcida, já imaginou você ir pra festa do estádio sábado e ter ido hoje lá no Beira-Rio e ver seu time na volta do Gigante ver um empate após estar abrindo 2 a 0? Mas isso não aconteceu e deu colorado pra festa colorada por lá e haja faixa de consulado de tudo quanto é cidade hein? Isso percebi muito e tinham TV´S uruguaias passando o jogo, fiquei sabendo durante a semana.
Inter com pé direito na sua volta ao Beira-Rio, embora a zaga entra ano e sai ano....tem gol tomado sempre. Mas é como falei, torcedor nem quer saber, quer saber de vitória e de festa pela a volta da sua casa de fato e de direito.
Boa Colorados e Coloradas e parabéns pela a volta e pelos os 105 anos de existência!

Rogerinho vence e Brasil se classifica na Copa Davis!

Foto: AFP


Ufa, quinto jogo? Que nada!
Rogério Dutra Silva, Rogerinho resolveu tudo no jogo 4 contra o Emílio Gomez e por 3 sets a 1 com direito a 6/1 nos últimos 2 sets de jogo e a vitória espantou a chance de jogo 5 e fez o Brasil se classificar.
Jogo hoje que foi dividido em 2 etapas:
A primeira etapa de jogo foi quando...Rogerinho e Emílio Gomez fizeram um jogo disputadíssimo e com direito a muita troca de bola. O Equatoriano abriu 4 a 2 no primeiro set mas depois o Brasileiro quebrou de volta e ainda quebrou de novo pra sacar para o set e ganhar o primeiro por 6/4.
No segundo, quando esteve 3 a 2 para Rogerinho....a quebra aconteceu e quando esteve sacando para o set num game no qual ele conseguiu perder sozinho, inflamou a torcida equatoriana e botou o Emílio Gomez no jogo e foi assim até o tie break e sem contar que Rogerinho salvou alguns set points quando estava no seu game antes do tie break, mas conseguiu ir para o tie break e após uma disputa daquelas onde rolou set point para cada lado...Emílio Gomez conseguiu fazer 12 a 10 no tie break e empatou tudo.
Só que ai veio a segunda etapa do jogo, onde enquanto sobrava físico de um lado...do outro nem tanto e aí aquela paciência pra trocar bolas foi para o espaço e com isso Rogerinho conseguiu dar conta dos outros 2 sets que foram o mesmo panorama e o Brasil se classifica pra Copa Davis e chega ao Playoff onde terá que saber quem vai jogar em Setembro e as opções, e quem secar pra não encarar de cara....começarão a ser discutidas desde já no mundo tenístico. E boa Brasil e o João Zwetsch terá que se explicar sobre Clezar.


QUARTAS DE FINAL DA DAVIS E SUAS RESOLUÇÕES
Rep. Tcheca já tinha garantido, Monfils e Tsonga viraram o jogo pra França e espantaram a zebra, Wawrinka se redimiu e empatou a série deixando tudo para o Federer ganhar e Fognini e Seppi viraram o jogo pra Itália sendo que o Fognini teve um 6/3, 6/3 e 6/4 em cima do Andy Murray pra enlouquecer. Assim foram os resultados:
Japão 0 x 5 Rep. Tcheca
França 3 x 2 Alemanha
Suíça 3 x 2 Cazquistão
Itália 3 x 2 Grã-Bretanha

LNB na Argentina e sua última rodada, primeira fase!


A primeira fase da temporada 2013-2014 chegou a seu fim nessa noite de sábado com todos os jogos no mesmo horário e o blog que nem faz no nosso NBB se esforçando pra levar o melhor pra você e acompanhando as partidas de todas as formas possíveis e impossíveis. Resumão dessa última rodada com jogos que valeram posição melhor por classificação, gente querendo ficar entre os 4 primeiros pra jogar playoff a menos e assim vai e essa temporada e a outra está suspenso os rebaixamentos.
Vamos aos placares, opiniões e relatos dessa última rodada lá da primeira fase na Argentina e sorte que lá...é rádios em todos os jogos e até o site da Liga dá um carinho especial as rádios e sabe o quanto elas salvam todos e sem contar que as TV´S de cada local podem mostrar além da Tyc Sports e a Directv Sports(que recentemente virou patrocinadora da Liga) e nisso..pessoal lá dá banho de bola na gente, como em outras coisas também e exemplos bons tem que ser copiados.
Embora já estamos no domingo, vamos aos relatos que são longos!

 

 

Lanús 84 x 92 Obras Sanitarias
La Unión de Formosa 90 x 97 Atenas
Argentino de Junín 88 x 64 Weber Bahía Estudiantes
Libertad Sunchales 79 x 63 Estudiantes de Concordia
Gimnasia Indalo 88 x 93 Boca Juniors
Regatas Corrientes 78 x 73 Quimsa
Olímpico de La Banda 82 x 65 Sionista


Começamos falando da volta por cima do Boca que tinha assegurado a terceira colocação, mas jogou contra o Gimnasia Indalo em Comodoro Rivadavia e como pode os comandados de Gonzalo Garcia que chegaram a abrir 20 pontos de vantagem sucumbirem tanto na partida contra o Boca deixar com que chegou a prorrogação e na prorrogação conseguiu perder o jogo? Tava vendo a partida e o domínio do Gimnasia dentro e fora do garrafão era nítido e com o Boca sem achar absolutamente nada durante 3 quartos, e no intervalo tava 44 a 32 a favor dos comandados de Gonzalo Garcia. Na volta do intervalo, com Byron Johnson, com Clancy e com Cavaco....o time de Comodoro Rivadavia chegou a abrir 20 pontos de vantagem como falei e no final do quarto estava 67 a 52. Eis que chega o último quarto, vale destacar também os méritos xeneizes na partida principalmente na sua defesa, falava que o Boca não tinha treinador e costumava bater nessa tecla....hoje quem ganhou o jogo lá foi o treinador que na hora decisiva enxergou justamente isso e aos poucos foi assim que o Boca tirou a vantagem e com uma ótima atuação do Delía que apareceu no jogo com suas bolinhas e pendurando o adversário com faltas e o Faggiano também aparecendo no jogo. Resultado disso? Restando 7 segundos, tava 83 a 81 com o Cavaco errando um lance livre e a última posse era xeneize e Alejandro Diez empatou o jogo por lá e na prorrogação onde os dois times se alternaram na frente....valeu o Clancy cometendo violação na hora errada e o Boca definindo o jogo nos lances livres e uma vitória espetacular onde sei que o pessoal do Triple Xeneize segunda feira lá terá que falar bastante do jogo pois foi uma derrota que até o narrador do Canal 9 de Comodoro falou que foi uma vitória porque “Boca es Boca”.
Cestinhas do jogo de lá que faz o Gimnasia jogar contra o Obras e ir pra sétima colocação...após passar a rodada o tempo todo na quinta colocação, olha como são as coisas: Tivemos do lado do Gimnasia 21 pontos do Schattmann, 18 do Byron Johnson, 17 do Clancy e 10 do Nicolás De Los Santos e do Cavaco. Já do lado vencedor que foi o lado xeneize tivemos Safar com 24 pontos, 20 do Delía e 18 do Faggiano.
Agora mudando de jogo, e aí falo do jogo que fez o Libertad de Sunchales se classificar entre os quatro primeiros e o Estudiantes que tava classificado mesmo perdendo tendo que secar uma barbaridade na rodada, mas viu o Obras virar seu jogo e o Quimsa mesmo perdendo passando e aí o time do Hernán Laginestra ser eliminado. Libertad que aliás desde o começo tenho dito que no papel era time pra cair ou algo do tipo, só que Fernando Duró fez milagre e sem contar alguns reforços pontuais que fizeram a equipe caminhar para isso e sem contar as vitórias importantes em jogos decisivos como aquela contra o Sionista dias atrás dentro de Sunchales. Confesso o erro de análise aqui, pois quem opina também pode errar e o Libertad está entre os 4 do campeonato e jogará um playoff a menos e merecidamente por tudo que fez na reta final da competição.
Na partida de hoje, o Libertad desde o começo tomou conta da partida e até abriu 10 pontos de vantagem, até que o time de Concordia com Lee Roberts carregando o piano da equipe fez a vantagem diminuir e fazer ficar só em 3 pontos no final pra 20 a 17 a favor do Libertad. No segundo quarto, eis que surge o banco dos comandados de Fernando Duró e principalmente Pablo Barrios e Lucas Vildoza(que estava no Quilmes e chegou em Sunchales muito bem) com suas assistências e 42 a 29 no intervalo de jogo a favor do Libertad. Aliás esse jogo foram um dos primeiros a começar e um dos primeiros a terminar...haja pontualidade.
Na volta do intervalo em Sunchales, o Estudiantes até tentou encostar a vantagem pra 10 pontos...só que veio as bolas de 3 do Lo Grippo e jogadas do Ciorciari e o Libertad só aumentou a vantagem e quando chegou o último quarto...o panorama não mudou muito e o dever de casa pra assegurar a quarta vaga foi cumprido e o Estudiantes tá fora dos playoffs. Cestinhas do jogo por lá: Libertad teve 23 pontos do Diego Garcia, 17 do Lo Grippo(ex Quimsa) e 13 do Rollins. Já o lado de Concordia teve Kyle Hunt com 17 pontos, 16 do Lee Roberts e 12 do Eduardo Gamboa. Pra quem não sabe, Estudiantes de Concordia que estão jogando Juan Manuel “Pitu” Rivero que estava no Fluminense aqui e o ex Mogi Cristian “Titi” Cortés.
Agora mudamos de jogo, aliás foram 2 jogos no quase mesmo panorama. Primeiro falo do Panorama que tivemos em Junín onde o Argentino de Junín(segunda temporada consecutiva com o Capelli e o Adrián conseguiu classificar a equipe e reerguer a uma posição daquelas e eu que achava que com as perdas da ultima temporada não iria conseguir se dar bem...me enganei de novo) ganhou fácil do Weber Bahía Estudiantes que estava mais em fim de feira que qualquer coisa lá em Junín. A partida desde o começo quando abriu 27 a 9...tava em total controle da equipe Juninense e vamos destacar a partidaça que fez Lucas Pérez. Nem na época de Lanús ele fez o que ele fez hoje, aproveitamento alto nas bolas de 3 e muito mais, o 4 juninense que já foi um dia do Lanús....sobrou em quadra, deu show em quadra. Pessoal em Junín fez a festa e todo mundo pode jogar e o Argentino jogará contra o Olímpico de La Banda nos playoffs e será uma série equilibrada. Cestinhas do jogo? Lado Juninense teve além dos 34 pontos do Lucas Pérez teve também 13 pontos do Marcus Melvin(lembro dele dando trabalho ao garrafão do Uniceub Brasília na Liga Sul Americana...eu que aliás sou o único que não me surpreendi com a vitória deles sobre o Uniceub Brasília na época e até hoje não me surpreendi nadinha) e 10 do Landoni. Já o lado Bahiense(terra de Sérgio Hernandez)15 pontos do Lisandro Rasio(ex Peñarol) e 10 do Clark e mais nada.
Já que falei no Olímpico(time que joga o De Andre Coleman que esteve jogando no Paschoalotto Bauru e lá tá fazendo uma ótima temporada, e olha que acompanhei muito jogo dele hein), o Olímpico ganhou do Sionista(Sionista que enfrentará  o Quilmes e ainda com direito de mando de quadra, 3 na casa do Sionista e 2 em Boca Unidos. Aliás impressionante como o Quilmes caiu de produção além de perder pra adversários jogadores como Vildoza por exemplo) em jogo no qual esteve muito equilibrado embora no começo o Sionista chegou a abrir 12 a 2, mas no final do quarto apareceu Coleman e ele fez o time de Santiago Del Estero encostar no jogo e ficar só a 2 pontos atrás no fim do quarto. No segundo quarto, além do banco, surgiu também o Pellot-Rosa(ex Quimsa) e o Olímpico ficou na frente embora graças a Mariano Byró e a Mikulas o time de Paraná não deixou chegar e numa cesta no estouro do cronômetro, na última cruzeta do quarto Daniel Hure fez o placar ficar igual no intervalo e 41 a 41.
Na volta do intervalo, foi o quarto em que o time da casa se superou e aí veio toda a experiência e esperteza do Fernando “negro” Malara(ex Boca e ex tantão de clubes) e o time do Olímpico aumentou essa vantagem e na batuta do Coleman a vantagem foi só aumentando. O que era 10 pontos em parte do terceiro quarto, no último quarto chegou a 20 e a vitória e a vaga na última hora dos playoffs chegou em pleno Vicente Rosales e os cestinhas do jogo? Lado do Olímpico teve 18 pontos pra Malara, 15 pra Coleman, Vittar com 13 pontos e 11 pra Ariel Pau(ex La Union de Formosa, aliás lembro na época que ele simplesmente anulou o Nezinho). E do lado do Sionista, tivemos 9 pontos do Byró e ninguém chegou a 2 dígitos de pontuação no time comandado por Sebastian Svetliza que tem oscilado demais nessa competição.
Mudamos de jogo, e o assunto é o Atenas que jogou contra o lanterna em Formosa e quem diria que a última rodada pra quem vem sido a decepção da Liga onde ficou tanto tempo na posição intermediaria vencer o jogo e a rodada dar uma ajudada na qual ainda vai terminar em quinto com tudo que aconteceu nessa primeira fase...a Liga Nacional lá também tem suas loucuras desse tipo e sabemos que se o Atenas jogar bola ele consegue chegar mais longe que isso, agora quem acompanhou a primeira fase viu que o Atenas oscilou demais e até falei que era um time que pelo o elenco que tem....tava passando vergonha em ficar em posições intermediárias, teve até momentos que estava fora do playoff...só que ao mesmo tempo teve vitórias importantes e atuações daquelas ótimas embora o “entregar jogo ganho quando joga no Cerutti” ainda continua, haja pipocada para se falar num bom Português.
Primeiro quarto, só deu o time de Formosa com melhoria cordobesa graças a Mariano Fierro no final do quarto onde tava 24 a 20 apenas para o La Unión, lucro danado em Formosa. No segundo quarto, o Atenas botou as coisas no lugar e passou a frente no marcador e o Elliott é quem puxava e tentava equilibrar a favor do time do La Unión. Só que Ferrini, Herrmann e Lábaque fizeram o Atenas abrir vantagem e 45 a 36 no intervalo.
Na volta do intervalo, o time da casa encosta no marcador e o Atenas voltou sonolento, a sorte é que as vezes se tem adversário ruim no outro lado onde se dá uma cochilada contra Peñarol da vida...acaba se dando mal e a vantagem indo lá pra 15 pontos onde não é fácil de tirar e com Elsener vindo do banco...10 pontos de vantagem abertas a favor do Atenas embora no último quarto se deixou encostar de novo e a partida teve que ser definida no fim onde Lábaque decide nos lances livres e mata o jogo e faz o Atenas ficar na quinta colocação onde jogará contra Quimsa. Cestinhas? Atenas teve 26 pontos do Lábaque, 16 do Elsener, 11 do Ferrini, Espindola e do Herrmann. Já o La Unión teve(Gabriel Piccato comanda a equipe) Elliott com 24 pontos, 22 para Gianella, e 17 pra Keenan. Lá no time de Formosa joga Luciano “Chuzito” González ex Minas, pra quem não sabe.
Mudando de jogo, vou falar da classificação Tachera na última hora após estar perdendo a partida quase o tempo todo mas no último quarto na sua reta final conseguir virar e vencer no Antônio Rottili. E sabe quem estava lá vendo o jogo e isso não é invenção minha não? Nico Laprovittola estava lá vendo a partida e deve ter pensado: ”Ainda bem que o Flamengo me contratou, olha o que eu iria encarar nessa temporada”(Informação aliás do Matias Traversa) e viu o Lanús jogar bem, jogo que foi da Directv Sports pra Argentina e o time granate jogou bem embora saiu com a derrota. Lanús e Obras que fizeram uma partida bem equilibrada e que só o Lanús do Miguel Volcan Sánchez só distanciou na reta final do segundo quarto graças a Hernando Salles que carregou o time nas costas em grande parte do jogo e no intervalo estava 39 a 32 a favor do Lanús.
Volta do intervalo, time Tachero encostava no placar mas faltava aquele Sprint final pra virar e o Lanús doidinho pra perder a partida e a vantagem que tinha, só que ninguém aproveitava e até as vezes dava a impressão que ninguém queria ganhar ali através do rádio claro, pode ser que eu tenha me enganado também, afinal não sou dono da verdade como alguns por aí. Até que no último quarto com Zanzottera, Juan Ignacio Jasen e Iván Basualdo...a virada Tachera veio no placar embora Salles e Mázzaro até fizeram o Lanús empatar o jogo e a partida ficar disputada até que uma anti-desportiva dada em Lorrenzo Wade(esse jogador é horrível, já fez o Lanús perder muito jogo com ele) e aí foi assim que o Obras definiu a sua classificação aos playoffs e vai enfrentar o Gimnasia e de forma muito sofrida, pois a derrota fazia o Obras ficar de fora ainda mais após que souberam da vitória do Olímpico em casa certamente.
Cestinhas no Rotilli? Lado Tachero que foi vencedor teve 18 pontos do Juan Ignacio Jasen, Zanzottera e Mc Gowan com 17 pontos cada, Basualdo com 13 pontos, 11 do Juan Manuel Fernandez. Já o lado granate que só fez vergonha nessa temporada até na Liga das Américas teve 31 pontos do Hernando Salles, 19 do Lorrenzo Wade, 17 do Mázzaro e 12 do Eslava(Lanús terá que fazer muita coisa pra próxima temporada, e bota muita coisa nisso....foi uma temporada pífia).
E no último jogo do dia, onde sei que esse texto longo seja espanhóis ou brasileiros devem estar cansados de ler e aí peço desculpas por causar isso....tivemos a última partida que terminou e o Quimsa mesmo perdendo passou de fase e vai jogar contra o Atenas já que entrou na última vaga e o Regatas assegurou a muito tempo a primeira colocação e tava só cumprindo tabela(estava sem Bortolín). Vou até dar uma resumida no jogo onde o tempo todo tivemos muito equilíbrio, era o gringo do Quimsa que era o James Silas puxando o time nas costas em grande parte do jogo, era o time correntino cometendo erros só que não estava muito atrás no placar. Tudo foi se decidir no último quarto, onde Mc Hopson apareceu e uma cesta a 44 segundos do Nico Brussino fez os comandados de Casalánguida virar o jogo e junto dela no ataque seguinte o Mc Hopson roubar uma bola importante e definir o jogo nos lances livres por mais que o Quimsa pediu tempo e foi tentar correr atrás até fazendo falta rápida. Vitória correntina no final e a galera santiagueña...pode respirar, porque mesmo com a derrota está nos playoffs.
Cestinhas lá em Corrientes: Lado Correntino teve 19 do Mc Hopson, 13 do Martina e 11 do Martínez. E o Quimsa? Lado Santiagueño teve Darren Phillip com 21 pontos, James Silas com 20 pontos e mais nada.




PALPITES MEUS? Aqui vai!
Atenas 3 x 1 Quimsa
Argentino 3 x 2 Olímpico de La Banda
Gimnasia 3 x 2 Obras
Sionista 2 x 3 Quilmes