quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

É TRI! É TRI! Uniceub Brasília em pleno Fortín Rojinegro é TRI-CAMPEÃO da Sul-Americana de Basquete

Foto: FIBA Américas






"Ei você aí, Avisa que o Uniceub Brasília é tri, avisa que é tri", e sei que mesmo após da conferência dos segundos que apontou bola para o San Martín e a quase bola do Gerlero entrar o famoso "Pode acabar que acabou" ecoava na cabeça de todo mundo até parafraseando esta frase do Alberto César da Rádio Central de Campinas.
Torcedor. solte o grito da garganta, comemore, o Uniceub Brasília é campeão e com direito a um famoso "CONFIRA COMIGO NO REPLAY(como diria Sílvio Luiz)". Um replay com bola de Deryk mais uma vez e título em pleno Fortín Rojinegro contra o San Martín de Corrientes que saiu aplaudido mas via jogadores como Mateo Bolívar chorando apesar que era uma chance de ouro para uma equipe que fazia temporadas atrás só recém subia da TNA(segunda divisão deles) e ainda via o Regatas chegando em todos os lugares enquanto a equipe só se consagrava lá atrás. Até que isso foi mudando até chegar o momento da vaga a Sul-Americana.
O Uniceub Brasília faz o feito do Atenas que foi também tri-campeão da competição, e mesmo se não fosse jogaria a Liga das Américas devido ao ocorrido com a Winner Limeira que todos sabem o que aconteceu com o fim da equipe adulta e ainda de quebra ajudou os mogianos, ajudou Mogi das Cruzes a jogar Liga das Américas mesmo numa fase daquelas onde até o Filipin perde a cabeça em jogo.
Festa na Bier Haus onde estava a Torcida Uni, festa de quem estava no seu lar acompanhando, festa de jogadores, Vidal e cia. E Vidal, vai ser de sorte assim lá no raio que o parta, mesmo sem treinador e até com Diego na rotação.....aparece título pra gente, é impressionante. Festa em tudo quanto é lugar onde está habitado e colocado um torcedor do Uniceub Brasília, essa camiseta que não pode ser tripudiada, camisa de peso, tradição e orgulho de uma cidade. Uniceub Brasília, orgulho da Capital do País!!!
O Torcedor do San Martín de Corrientes ficou devendo no quesito público, esperava o Fortín Rojinegro lotado como já vi até em playoff da Liga Nacional Argentina....e talvez lotaria se o jogo 3 rolaria(Ê Gonzalo Contreras da La Red Corrientes, ele iria narrar jogo 3, mas o jogo 3 não existiu devido ao Uniceub Brasília liquidar tudo). Até as rádios em Corrientes que ouvia o jogo, botando merecimento ao Uniceub Brasília e pedindo que se aplauda o San Martín. Se sabia que poderia haver dificuldade para os dois lados, mas não a tanto sofrimento como foi as duas partidas seja na ASCEB ou no Fortín Rojinegro e da forma que foi, a derrota é dolorosa seja pra quem fosse o vice-campeonato e pra quem fosse campeão seria um deleite daqueles onde só comprova o que o BASQUETE É PURA EMOÇÃO. Outros esportes podem ser emocionantes, e o que se viu nestas 2 partidas resolvidas na bola do Deryk......SÓ COMPROVA tudo.
Como começo falando do jogo? Confesso que estou sem palavras a um jogaço desses, até gente lembrando que existo pra me dar singelo parabéns.....olha como anda as coisas. É o orgulho que o Uniceub Brasília dá a todos e me deixem eu puxar sardinha para meu gosto declarado no basquete, vai.
No primeiro quarto sobre um descomunal jogo igual o primeiro na ASCEB, tivemos o San Martín de Corrientes ligado a 1000% e uma abertura de 15 a 3 com direito a facilidade nas bandejas e a uma equipe atenta. Sobrou bronca do José Carlos Vidal pra todo mundo seja Sportv ou Directv Sports ou link gringo ver e depois disso, o Uniceub Brasília melhorar e chegar aos poucos no placar, pois jogo contra equipe argentina e aí é algo que falo faz tempo....é jogo com organização e paciência, não adianta correr. E ainda com a melhoria de quarto, o Uniceub Brasília só ficou atrás por 1 ponto, 17 a 16 em favor do San Martín de Corrientes.
No segundo quarto, até as rádios em Corrientes comentavam da inspiração do Uniceub Brasília no jogo interno ainda mais quando surgia Lucas Cipolini. Até na Rádio Dos, enquanto se via o Diego Acevedo comentando na La Red Corrientes bem o que falei, na Dos se falava em "Uniceub no es más que San Martín" ou seja falando que não é mais do que a equipe da casa, e depois falava em San Martín pressionado no ataque.
Aí que entrou a defesa do Uniceub Brasília e um pouco mais de calma, ainda bem que esse elenco não esmoreceu em situações assim. Com isso, a vantagem chegou a ficar em 12 pontos com direito a Giovannoni bem, a Deryk, a Jéfferson Campos e o San Martín até baixou um pouco e com isso ficou 42 a 35 no intervalo para o Uniceub Brasília.
No terceiro quarto, volta do intervalo, melhor momento da equipe correntina no jogo, até me fazendo lembrar aquele terceiro quarto da conquista de 2013 contra o Aguada em pleno Palácio Peñarol em Montevidéu. O San Martín chegou no jogo muito graças a Lescano, graças a Wood, graças a Ciorciari e empatou a partida quando restava 4 minutos para o fim do terceiro quarto.
E na volta deste tempo pedido, onde o Vidal demorou demais pra isso.......Deryk surgiu com 3 bolas de 3 pontos, ou seria "3 triples" para a vantagem de novo ser aberta na frieza, na maestria e com isso 60 a 53 antes dos instantes finais embora é aquele típico jogo onde só acaba quando realmente termina.
No último quarto, equilíbrio e a torcida correntina em cima. Bortolín e Ronald fora com 5 faltas, se o Wood fosse menos displicente na hora de cobrar um lance livre....ele não erraria uma porção de lances livres como fez em instantes onde não se podia e complicou a vida dos comandados do Sebastian González. E todo o equilíbrio de um quarto, adivinha em como foi se resolver? Na situação quase igual ao jogo da ASCEB.
Fúlvio no lance livre chegou a abrir 4 de frente, mas a equipe "Rojinegra" chegou no jogo com direito a duas vezes indo ao lance livre. Faltando 15 segundos, vantagem de 2 pontos.....reposição de bola, Giovannoni pra Arthur e escolheram fazer falta no Arthur onde tinha a mesma faca e o queijo que o Ronald na partida 1. E o que acontece? Arthur converte só 1.
Saída de bola para a equipe de Corrientes, e se o Deryk apenas levanta o braço e não se apoiasse no Lescano....o Lescano não bateria 3 lances livres pra empatar nunca, seria rebote e vitória ali sem tanto sofrimento embora tinha o sofrimento ao mesmo tempo pra ambos os lados. O Matías Lescano bateu os 3 lances livre da falta boba que botou a equipe do San Martín no jogo e 79 a 79 no emocionante jogo, no JOGAÇO, no "JUEGAZO".
Volta do tempo do Vidal, posse a favor do Uniceub Brasília com apenas 2 segundos......reposição do Fúlvio, Giovannoni recebe a bola entre 2(um deles era Ciorciari marcando) onde a marcação era mais difícil do que a bola da vitória na ASCEB e aí Deryk sozinho, eu disse SOZINHO PARA METER A BOLA.....parecia que a partida acabaria ali, mas depois de uma demora daquelas, pra ver o replay do lance com o Altamirano e o Viola da Directv Sports, a vitória teria que vir antes de uma posse com 0,4 décimos onde a bola do Gerlero quase cai e depois disso que se pode comemorar de verdade, soltar a voz e gritar EU SOU TRI-CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA!!! O Uniceub Brasília é GIGANTE, há que se respeitar esta querida camisa de tradição do nosso basquete e quando se critica, se elogia, se sugere, é pro bem do clube sem fazer média com ninguém. É Sul-Americana no Fortín Rojinegro com o título em favor do Uniceub Brasília!!!! O Orgulho da cidade, volta ao rol de títulos que ficou parado desde a Sul-Americana em 2013!
E o lado do San Martín, viu sua torcida aplaudir a equipe, vi jogadores copiosamente chorando e sei que a análise vai ser doída em Corrientes neste quesito. Sabe quando uma cidade vê a chance mesmo com o público decepcionando um pouquinho onde esperava muito mais? É bem isso. Só que se tenha mais oportunidades para eles.
Quem vai demorar ou demorou a dormir? Vai ser difícil seja para o lado alegre ou para o lado triste, ver isso e o Basquete agradece a uma partida desse tamanho. Gracias San Martín, Obrigaaaaado Uniceub Brasília!
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Lado Campeão. lado do Uniceub Brasília teve 19 pontos do Deryk, 14 do Giovannoni e 13 do Cipolini. Já o lado do San Martín, o lado correntino teve Jeremiah Wood com 17 pontos, 13 do Lescano, 13 do Ciorciari e 12 do Mariano Fierro.
E a vida segue para as duas equipes, enquanto o San Martín tem a Liga Nacional pra se reabilitar e chegar nas cabeças pra ter chance de novo de conquista de competição assim. O Uniceub Brasília tem o NBB e tem a Liga das Américas como próximas competições onde o show do basquete não pode parar.
E o Deryk, MVP....até outro dia lá em Limeira, reserva. Não é titular do Uniceub Brasília, nem tinha chegado com esse patamar quando foi contratado, e a frieza do garoto em momentos assim foi de veterano, foi de gente com 42 anos de idade. Mas o destino fez com que ele aparecesse num dos títulos MAIS DIFÍCEIS da história do Uniceub Brasília perante tudo que se encaminhou nessa campanha ainda mais contra Malvín e nessa série final onde até o Carlos Altamirano, narrador da Directv Sports estava ansioso.
Parabéns Uniceub Brasília! Isto É Uniceub Brasília!
E marque aí, dia 9/10 de Dezembro de 2015...dia marcante para o Uniceub Brasília na sua história vitoriosa. E fiquem com esta cesta aqui ó: https://twitter.com/palabraswilly/status/674776961537990656

Nenhum comentário: