quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Gracias, Paco García!!!

PS: Foto tirada em 2013 no jogo das Estrelas do NBB temporada 12-13 no Nilson Nelson na minha querida Brasília.





Sei que é difícil eu botar algumas palavras, relatos e até desabafos dentro de uma postagem, mas vamos lá tentar("Vamos a intentar hacer algo"). Pra quem não sabe o texto de despedida de Paco García é este: http://pacogarciaentrenador.blogspot.com.br/2015/10/todo-tiene-un-principio-y-un-final.html(e a sua tradução aqui tá: https://www.facebook.com/mogibasquete.memes/posts/1722279538005927?fref=nf&pnref=story). Paco García sai de Mogi e o Danilo Padovani é efetivado treinador da equipe após 3 anos como assistente técnico, é a indefinição finalmente resolvida em solo mogiano.
O que falar de Paco García? É a comprovação de que treinador estrangeiro tem espaço na nossa Liga, no nosso basquete brasileiro que está cheio de gente tupiniquim que acha que sabe tudo e que não se podemos aprender nada com ninguém e nem com quem vem de fora....o que é nos fatos uma verdadeira mentira e até arrogância brasileira. Imagino que o Paco tinha que ter saco pra aturar gente assim, gente que pensasse assim, que não entendesse a forma séria de trabalhar enquanto vimos treinadores paternalistas por aqui. Se estavam cansados com Paco García, agora é hora de jogador mostrar ao que veio e jogar, e se os resultados não vierem aí a cobrança tem que vir.
Paco García foi um bem para o nosso basquete, antes não sabia confesso nada sobre ele além da vinda da querida cidade natal de Valladolid e levantou um projeto mogiano que tinha tudo pra crescer e cresceu. A lamentação foram duas:
1-Títulos que escaparam
2-Aquele prêmio de melhor treinador da temporada do NBB onde o Ary Vidal se revirou no túmulo ao ver treinador que cava um montão de confusão, criou encrenca com o próprio Paco e até é irritado com imprensa a ponto de não deixar ouvir tempos e descontar suas revoltas nela e sendo um mau exemplo para o basquete enquanto o bom exemplo não era aceito e nem por dirigentes. E estava lá no Paulistano quando o prêmio parou em mãos erradas num certo playoff do NBB e a minha cabeça martelava no dia: Esse Prêmio de melhor treinador era seu, Paco!
Ainda bem que existem pessoas coerências, justas e que viram que Paco García fez demais pela a cidade e honestamente pelas opções que tiveram....nem sei se o Danilo Padovani vai "guentáááá" o tranco que esta lacuna deixada está proporcionando a sequência do trabalho mogiano de temporada que tem NBB, Sul-Americana e talvez Liga das Américas. Eu faço parte destas pessoas que viram Paco García, um treinador do bem, um treinador de puro caráter(algo que nem todos tem) fazer muito pelo o nosso basquete e não só pelo o lado mogiano.
A notícia é muito triste, é a péssima notícia que viria a questão de tempos e até postagem do blog pessoal já dava a entender. Só sei que ele fará falta, o basquete brasileiro ao menos para os coerentes e não para aqueles que acham que estrangeiro não sabe nada e que só brasileiro sabe.....fará uma falta desgraçada, precisamos de gente do bem para que o Basquete cresça pois de pessoas ruins até o inferno tá cheio.
Gracias por todo Paco, seja em Mogi, seja no geral......e que bom poder acompanhar, falar sobre gente do bem no esporte.
Gracias por todo Paco García!!!
E o futuro mogiano? Quero estar bem equivocado, mas tenho lá minhas dúvidas como linhas atrás tenho dito...embora já existe a situação de elenco ganhar força mesmo as vezes não tendo grandes treinadores ou treinadores efetivados e até um recente exemplo que anima os mogianos é o fato por exemplo do Cristiano Ahmed ter sido interino enquanto São José procurava e agora foi efetivado, pra mostrar os dois lados da moeda.
Gracias Paco García, sentiremos falta sim!!!

Chapecoense luta, vence, mas quem leva a vaga da Sul-Americana é o River Plate

Foto: Marco Favero/Agencia RBS




Olha......é duro até pra escrever o título da postagem. Não dava pra fugir do destaque da luta da Chapecoense, da vitória e no final quem levar a vaga é o River Plate.
1 gol tomado, 1 gol que faltava.....assim ficava o caminho da Chapecoense ou de passar ou de ao menos forçar as penalidades em plena Arena. E sim, torci pra Chapecoense chegar na frente porque queria ver essa equipe ser campeã, jogou como gente grande e viu tudo escapar pelos dedos no final de jogo com direito a até cera riverplatense.
Não sou dessa de torcedor aplaudindo em final de jogo ainda mais em jogo quando você é eliminado. Só que a exceção era muito bem aberta, quem podia imaginar um time que a anos atrás(onde estive em Chapecó e o time só disputava o Catarinense) poderia futuramente pegar o River Plate e fazer com que a equipe de Marcelo Gallardo vá se classificar com as calças na mão? O Aplauso é justo, é merecido e pode sim abrir uma exceção a isso....a situação da Chapecoense é super especial.
Agora se eu pudesse ter o maldito teletransporte, gostaria de plenamente ter usado ele para viver o clima que Chapecó respirava com relação ao jogo. Terça-feira ainda fui ter tempo de pegar o papo na Rádio Chapecó entre torcedores do River Plate e até a Letícia Sechini do Blog da Chapecoense na ESPN FC estava lá(graças a uma foto do Douglas Dorneles me deparei com isso), chego a fuçar no twitter fotos de minutos antes da bola rolar as 10 da noite e ver como tudo estava pacífico...são por estas coisas que o momento será especial na história da Chapecoense que caberá certamente mais chegadas. E ainda ver grande parte de outros torcedores de outras equipes se pegarem apoiando o Verdão do Oeste de Santa Catarina, é pra ver que noção a Associação Chapecoense de Futebol chegou e isso posso dizer muito bem. Torcedor da Chapecoense, essa série contra o River mesmo que não se terminou num final feliz, é pra consolidar o teu orgulho pelo o Verdão do Oeste, torcedor tem que estar orgulhoso e demonstrar o seu amor sim, pois na série contra o River Plate com direito a muita luta foi o aplauso de final que resumiu tudo.
E um conselho do bem aqui: Cristian Banay é um argentino que consegue claro os gols das rádios Argentinas nas partidas e até andou fazendo isso na série e deve fazer isso a tudo que aconteceu neste 2 a 1 da Chape que deu River. Até as rádios de Chapecó poderiam ajudar em mandar os gols do jogo por internet para o cara que faz um grande trabalho nas redes sociais.
E o jogo? Primeira etapa que foi muito boa para a Chapecoense. Pressão, encarar o River de igual pra igual apesar de sempre ter uma bola perigosa como ocorreu com o Pisculichi em bolas onde passou perto da meta do Danilo. Só que após o começo ser desta maneira.....o gol da Chape saiu. E saiu aos 20 minutos onde fazia tempos que Dener não acertava uma jogada de cruzamento, o toque do Bruno Rangel saiu de cabeça até com a bola desviando na zaga riverplatense e enganando o Barovero, 1 a 0 na Arena Condá e só faltava 1 gol para que o sonho virasse realidade, a classificação. A Chapecoense se viu chutar bastante a gol do Barovero, e era uma boa chutar a gol, não se omitiu no jogo e ainda viu a arbitragem deixar de marcar falta onde o Balanta empurra o Ananias.
E quando tudo parecia em ordem em favor dos comandados do Guto Ferreira, numa bola o River é cirúrgico, em 1 bola se mostra porque o River Plate é casca grossa, é calejado com competições assim, é tradição pura. Cruzamento aos 46 do primeiro tempo, última bola da primeira etapa e o Carlos Sánchez que SEMPRE vem de trás, SEMPRE vem como elemento surpresa toca de cabeça entre o Neto e o Danilo e empata a partida....até a câmera foi focar o Guto Ferreira pedindo calma, agora foi uma senhora ducha de água fria em todo mundo, como falei....River foi cirúrgico em Chapecó.
E a Chapecoense voltava a aquela de fazer 2 gols, mas os 2 gols da vez forçavam penalidades na Arena Índio Condá. Aos 9....bola com Cléber Santana que cruza na área, escorada do Thiego e desvio final do Bruno Rangel para volta a arena a explodir e a sonhar com o que se podia sonhar, 2 a 1 e tinha tempo pra mais. Era bola na área, era o River quase sendo cirúrgico com Sánchez OUTRA VEZ e a bola desta vez indo pra fora, era bola tirada com o olho e tudo isso nos momentos do jogo....eu confesso que me ligava em 500 mil jogos ao mesmo tempo, mas o olho também não desgrudava da partida. Os instantes finais foram de puro abafa e com o River Plate fazendo cera pra segurar uma vitória que até a cara do Gallardo foi notável. Tiago Luís meteu uma cabeçada na trave e com sobra onde achei que empurraram o jogador da Chapecoense.
E no final, o sonho ficou infelizmente pelo o caminho. Deu River, deu festa argentina em Chapecó onde até os jogadores não comemoraram tanto assim a vaga pela a forma que foi e até pelo o respeito que se deu a um adversário onde se conquistar a Sul-Americana será o adversário que foi mais duro no caminho.
A Chape agora volta as coisas da série A, não vai descer, vai ficar na A, é time de série A e mostrando o que mostrou.....tem que ser assim mesmo que se encara tudo, e o aplauso é nítido e merecido, me ponho de pé pra digitar e dizer: NÃO PARA NÃO, CHAPECOENSE! Obrigado e agora vem a série A.
Ao River? Semifinal que se jogar bola passa do Sportivo Luqueño e 1 das falas do Gallardo chama a atenção na coletiva lá em Chapecó: https://twitter.com/CARPoficial/status/659564557212499968

Com último quarto positivo, San Martín supera Libertad na LNB Argentina

Foto: Gonzalo Contreras(@gonzalocontra no twitter)



É do 82 a 67 a favor do San Martín de Corrientes onde finalmente uma vitória aconteceu. O Adversário mogiano e francano na Sul-Americana de Basquete voltou a ganhar uma partida na Liga Nacional Argentina e até nem se podem falar que não conhecem os adversários argentinos porque no streaming/link quando funciona se pode ver tudo no site da Liga Argentina.
Larry O´Bannon finalmente jogou alguns minutos em quadra(nem me lembrava que ele já jogou no Boca Jrs como estava ouvindo atentamente a transmissão do Gonzalo Contreras na Rádio La Red Corrientes) e o Libertad outra vez pecando aonde pecou no jogo contra o Regatas na segunda-feira, não aguentou o gás e a equipe do Facundo Muller sucumbiu na reta final de jogo.
E falando do jogo, tivemos primeiro quarto onde tivemos muita defesa, muito jogo pegado diga-se de passagem. Só que a atuação principalmente do Mariano Fierro e do Lescano fizeram o San Martín terminar na frente por 19 a 13.
O Jogo do Libertad no garrafão começou a funcionar ainda mais com Alloatti e Lee Roberts e o placar foi virado e a partida ficou bem mais equilibrada cheia de defesas e erros. O San Martín não ficou atrás e nos momentos claves o Wood sempre aparecia para os comandados de Sebastian González. E o fim do quarto foi 36 a 34 para o San Martín.
Na volta de intervalo, muita defesa, muito erro....o jogo ficou desta forma. Apesar que faltando 3 minutos para o fim do quarto a vantagem já estava em 11 a favor do San Martín de Corrientes e essa vantagem ficou apenas em 6 quando se reagiu o Libertad no final do quarto ainda mais com Mchopson tentando tudo. 57 a 51 antes do último quarto para a equipe Rojinegra.
No último quarto, aí vem a positividade que falo antes. O´Bannon jogando do banco, Cafferata entrando bem e meteu suas bolinhas e a defesa apertando o Lee Roberts que não ficava mais comodo no garrafão e com isso.....a vitória é do San Martín de Corrientes em jogo que entre os 3 da noite foi o mais equilibrado com decisão no último quarto onde o gás tinha acabado para o Libertad e o San Martín na hora certa definiu o jogo.
Cestinhas/Maximos puntuadores: San Martín teve 17 do Jeremiah Demétrius Wood, 10 do Mariano Fierro e 10 do De Groat. Já o Libertad de Sunchales teve 18 para Lee Roberts, 12 do Alloatti, 10 do Juan Brussino e 10 do Philip McHopson.

Na LNB Argentina, Ferro com facilidade supera Quilmes

Foto: LNB.com.ar




Outro jogo da noite que foi vitória fácil para alguém, igual ao que se rolou na La Bombonerita. Estou falando do jogo no Héctor Etchart onde Ferro ganhou por 79 a 67.
Quem olhar o placar vai se perguntar: Porque facilidade? Até eu tomo um susto quando consigo o Streaming/Link do jogo onde o Ferro abriu 17 a 0 e só faltando 3 minutos e 27 para o fim do primeiro quarto para a equipe Cervezera pontuar com uma bola de 3 do Walter Baxley. E sabe como terminou o primeiro quarto com todo domínio Verdolaga? 27 a 8. Parecia placar de sei lá o que....o Quilmes estava beirando ao ridículo dentro da quadra e trata-se de quem está jogando a Sul-Americana hein.
Vantagem que só aumentou no segundo quarto, com Rasio, Gaskins, com Maldonado.....só dava os comandados de Álvaro Castiñeira, um tremendo passeio que só não foi mais por muito pouco e no intervalo já se encontrava um 45 a 25 para a equipe do Ferro.
Na volta do intervalo, o jogo deu uma sonora piorada. O Ferro simplesmente ficou preocupado em administrar o jogo, e permitiu que aos pouquinhos de grão em grão o Quilmes fosse até tirar a vantagem que esteve grande, mas sempre aparecia uma bola do Amicucci que está num bom começo de temporada além do Pellot-Rosa e a vantagem esteve ampliada.
Bastou ao Quilmes e a equipe do Ferro até botar jogadores que não costumam ser colocados para jogar um pouco e nessa o Quilmes até reagiu e baixou a vantagem. A verdade foi que o Ferro foi precisar nitidamente de 2 quartos para liquidar a fatura, enquanto o Quilmes não engrena de jeito nenhum.
Vamos aos cestinhas/Maximos puntuadores? Ferro teve 16 pontos do Lisandro Rasio, 15 do Amicucci, 11 do Maldonado e 10 do Gaskins. Já o Quilmes de Mar Del Plata teve 16 pontos do Walter Baxley e mais nada, o restante da pontuação esteve abaixo de 2 dígitos.

Na LNB Argentina, Boca Jrs com inúmera facilidade vence Peñarol

Foto: LNB Contenidos




Se o pessoal do Los Martines em seu destaque da sua postagem(que é essa: http://losmartinesweb.com/2015/10/dura-derrota-en-la-boca/) falou em dura derrota, o placar de 90 a 62 sendo que o terceiro quarto terrível predominou rigorosamente tudo......eu poderia parar por aqui, mas não é bem assim.
Enquanto o Peñarol tomava um senhor vareio onde a cara do Sérgio Hernandez na Tyc Sports quando a câmera focava nele se via a situação que não se podia fazer nada, o Boca Jrs dava show na La Bombonerita, show de atuação feita pelos os comandados de Adrián Capelli.
Nunca tinha visto o Freeman, só escutado em jogos e por ai vai.....ele me lembra fisicamente Sam Clancy do Gimnasia Indalo, só pra registrar.
E o jogo? Como foi? Conto pra você!
Primeiro quarto que teve o Peñarol começando na frente com direito a bolas de 3 do Leo Gutierrez e até um 9 a 5. Mas o jogo do Peñarol parou por ai, o Boca se acertou no jogo e ainda contou com Fabián Ramírez-Barrios(ex Bauru) jogando uma bola redondinha e fazendo uma baita atuação. Já aparecia no primeiro quarto junto a Jonathan Treise e a sequência de 17 pontos consecutivos fez a equipe xeneize terminar o quarto por sonoros 30 a 18.
No segundo quarto, o Peñarol tentou começar bem e até começou bem mas Fabián Ramírez-Barrios de novo voltava a aparecer  e nem a rotação fez mudar alguma coisa no jogo dominado pela vantagem e por aspectos de jogo para o Boca Jrs. Com isso um 54 a 35 a favor da equipe de Adrián Capelli.
E se acham que o Peñarol reagiria na volta do intervalo.....isso não aconteceu e a equipe do Sérgio Hernandez ainda voltou PIOR do que já estava, para um time conseguir voltar pior do que já estava durante os primeiros 20 minutos, precisa se ter a verdadeira proeza de tal feito. Com isso, o Boca com Treise, com Freeman e com Fabián Ramirez-Barrios fez essa vantagem crescer e os últimos 10 minutos de jogo viraram apenas puro protocolo na La Bombonerita, foi só o ex Bauru Fabián Ramírez-Barrios esperar ganhar o prêmio do Fabián Pérez(Prêmio Sancor Seguros) na Tyc como "oooooo craaaaaaqueeee do joogo"(como dizia o Gérson Canhotinha de Ouro) e correr pra primeira vitória em casa.
Cestinhas/Maximos puntuadores? Lado xeneize teve além dos 21 pontos do Fabián Ramírez-Barrios, teve também o 15 pontos do Jonathan Treise, 14 para Freeman, 11 para Lucas Gargallo e 10 para Atkins. Já o lado Miraylita teve 17 pontos do Roberto Acuña(ex Ciclista de Junín), 13 do Okosa, 11 do Luciano Massarelli e 10 do Leo Gutierrez.

Copa do Brasil e suas semifinais(jogos de volta)

O Título da postagem diz simplesmente tudo. Noitada que definiu os finalistas da Copa do Brasil e a final para a alegria de muitos é paulista. É Verdão, é Peixe.....os dois estão na final.




PALMEIRAS 2 X 1 FLUMINENSE(NAS PENALIDADES...DEU PALMEIRAS)
Ê Fluzão....reclamaram de arbitragem sem razão, o Siemsen foi pagar mico, o pessoal foi reclamar até do gramado da Allianz(que estava ruim)......criaram um clima daqueles ao invés de usar o termo que eles sempre usam se tratando de superação. Não fizeram o que fizeram contra o Grêmio por exemplo onde falaram pouco e se superaram a full, e o resultado foi Palmeiras de forma justa indo pra final da Copa do Brasil e a Allianz Parque explodindo de alegria com o momento que a postagem rola leve e solta por aqui, o pessoal vai indo embora e demorará a dormir independente se trabalha, se estuda ou se nada faz. É aquele jogo dramático onde quem estava na Allianz Parque não vai esquecer em especial a turma Palmeirense lógico.
Vamos falando coisas por vez? Então, vamos.
Primeiro tempo de 1 time só, primeiro tempo de quem escalou bem e não fez invenções e foi premiado com gols. Lucas Barrios que o diga, aos 14 minutos ele completou cruzamento do Robinho(Fred dando condição legal) e o paraguaio tocou para o gol. Aliás Palmeirense não pode falar mais nada do Barrios, viu a contribuição dele? Quando tem esquema bom pra ele e quando dão gosto pra ele jogar, o paraguaio justifica a sua contratação que até agora não tinha mostrado ao que veio.
E minutos após a penalidade que houve embora fiquei com dúvidas bem antes de cravar a minha querida opinião. 2 a 0? Não, pois o Zé Roberto na penalidade acabou vendo o Diego Cavalieri defender mas o Palmeiras pegou a sobra e Lucas Barrios botou lá dentro enquanto a zaga tricolor olhava para o vento ao invés de ir atrás do rebote e o 2 a 0 aconteceu na Allianz Parque.
Na segunda etapa, quem mudou o jogo além do Palmeiras ter recuado sem sentido foi o Eduardo Baptista mostrando o treinador que é embora se sabia que foi pra uma bucha a ser pegada depois de parte da temporada no Sport. Mudou demais a equipe e o time melhorou com direito a Fred jogando numa perna só praticamente. O Gérson cruzou a bola na cabeça do artilheiro e ídolo tricolor e com direito a choro de emoção....2 a 1 e placar que daria penalidades.
O Palmeiras teve gol anulado, teve chances de fazer o terceiro e ainda o Fernando Prass foi evitar a bola que seria a da classificação pra equipe tricolor. Fim de papo e PÊNALTIS na Allianz Parque!!!
E as penalidades? O Fluzão foi incompetente nelas, que diga Gustavo Scarpa e Gum. O Scarpa parou nas mãos do Fernando Prass, já o Gum......quis fazer graça na penalidade e no final isolou a bola. O Palmeiras cobrou todas bem e o Lucas fechou a conta para o Palmeiras ir pra final e a festa alviverde acontecer sem ter hora pra acabar.
Agora num momento só dos jogadores o Paulo Nobre aparecer dando uma da Maurício Assumpção, foi PATÉTICO. O Momento é dos jogadores ainda mais na roda de meio de campo, é momento da comissão técnica e é momento onde NENHUM DIRIGENTE deveria aparecer até com aquela de aparecer mais do que os jogadores, penso eu. Festa do Palmeiras, festa alviverde e final na conta.







SANTOS 3 X 1 SP(SANTOS NA FINAL)
Esse jogo não teve tanta graça assim. até a TV num certo momento abandonou o jogo pra mostrar o que se passava na outra semifinal e isso....porque convenhamos que tudo estava resolvido.
O Doriva até foi para o pau com a escalação onde era a situação do 8 ou 80, ou dava certo ou se tomava um placar feio na Vila Belmiro. E o resultado? Só não tomou mais porque o Santos quis relaxar.
3 gols em 23 minutos, assim foi o Peixe, assim foi o Santos na Vila Belmiro....implacável e intratável. Ricardo Oliveira marcando o 1 a 0, o 2 a 0 veio com Marquinhos Gabriel num belo chute de fora da área e o 3 a 0? Adivinhe.....Ricardo Oliveira botando a bola lá dentro como costuma fazer muito bem e se liquidou em minutos uma série que já pra ser sincero já foi liquidada no aguaceiro do Morumbi semana passada.
O Santos relaxou na segunda etapa, não tivemos jogo além de substituições por lesão e por ai vai.....e o desconto são-paulino veio com Michel Bastos que também daria tempo dele meter bola na trave.
E ahhhh se o Santos não tem dó ou relaxasse..........era goleada histórica e não seria só a soma do 6 a 2 apenas nos dois jogos.
O Peixe está na final, passeou com muita facilidade.

Sada Cruzeiro perde para Zenit Kazan no Mundial de Clubes de Vôlei

PS: Sem foto infelizmente!







Um time que tem o treinador da seleção russa, que tem jogadores da seleção russa como Apalikov e Mihaylov, um time que tem o americano Anderson da seleção e sem contar o cubano León.......fica complicado para fazer frente. O Sada Cruzeiro bem que tentou mas a derrota pra forte equipe russa em Betim fez parte de uma querida lógica no Mundial de Clubes de Vôlei, a parada era complicadíssima e ainda conseguiu arrancar um set da equipe russa, já que se perdeu por 3 sets a 1.
O primeiro set já falando da partida.....só deu Zenit Kazan desde o começo. Bloqueio, saque....tudo dando certo a favor da equipe russa. E quando se abriu 19 a 16, não se largou mais da vantagem e o set foi fechado a favor da equipe russa por 25 a 20.
No segundo set, mais facilidade a favor da equipe russa. Nem a entrada do Winters fez o Sada Cruzeiro entrar no set e até esfriou a equipe. O Zenit Kazan abriu 5 pontos de frente e não largou mais do placar e fechou por 25 a 18.
Já no terceiro set, senti que a equipe russa deu uma relaxada somado a postura mudada pela a equipe cruzeirense. O Sada Cruzeiro abriu 4 a 0, abriu vantagem grande, mas a equipe russa correu atrás. Só que aí que veio Wallace, veio Isac, veio William nos levantamentos e administração no placar com direito a ace do Wallace para fechat o set em 25 a 19 e forçar quarto set em Betim.
No quarto set, muito equilíbrio e empate que durou até os 19 pontos e na reta final do quarto onde o Zenit aproveitou o erro alheio para conseguir a vitória, 3 sets a 1 e 25 a 20 no quarto set.