quarta-feira, 15 de junho de 2016

Destrinchando Textos....

Fazia um tempão que não faço isso, da última vez que fiz era de um texto em blog antigo do atual comentarista de basquete Renatinho(Carlos Renato dos Santos) do Sportv, mas destrinchando parte por parte determinados textos, deveria fazer isso mais vezes até pra quem está do outro lado ver as famosas falhas, incoerências e demais ocorridos em demais textos inclusive naqueles onde vale determinada análise.
O Texto a ser destrinchado, é do comentarista Gustavo Schuabb(que também acompanha o NBB) e é da rádio BSB Sports lá de Brasília(que passa eventos, dentre eles a vida do Uniceub Brasília no NBB em jogos em casa principalmente), o texto é esse daqui: http://bsbsports.com.br/2016/06/opiniao-um-triste-dia-para-o-basquete-brasileiro/ e o assunto é o título do Flamengo no NBB onde o título é "Um triste dia para o basquete brasileiro"




"Após cinco jogos emocionantes nas finais do Novo Basquete Brasil, o Flamengo sagrou-se pentacampeão da competição. A equipe, que levou a primeira edição do NBB, em 2008/09, conquistou a sua quarta taça de maneira consecutiva. Um recorde da competição, e que dificilmente será batido.

Antes de mais nada, somos todos obrigados a reconhecer a superioridade da equipe rubro-negra, que liderou a fase regular da temporada em quase sua totalidade, jogou com superioridade em momentos decisivos dos playoffs, possui o melhor elenco do país e venceu de maneira indiscutível. E, por todos esses motivos, posso dizer que esse título marca um dia muito triste para o basquete brasileiro.

Antes de começar a me xingar, deixe-me, torcedor rubro-negro, expor as minhas justificativas. Não é por ser o Flamengo. Deixei muito bem claro, no parágrafo anterior, o merecimento desse título, de maneira incontestável. Mas onde está o problema? Por quê o título de uma equipe multitalentosa pode significar algo negativo para o esporte da bola laranja no Brasil? Para mim, uma simples resposta: monopólio."

A esse trecho inicial do post, 2 perguntas:
1-Porque somos obrigados a reconhecer a superioridade da equipe rubro-negra? Por causa de resultados?
2-Porque o medo de crítica tendo que explicar que não é porque é o Flamengo? Rafael Antônio tem MUITA razão quando diz que as pessoas em outros esportes tem MEDO de tecer críticas ao Flamengo, só querem falar bem e aí quando precisam criticar ficam naquela de "com todo o respeito" ou demais termos que querem demonstrar um respeito mas é como se tivessem de joelhos pra falar: "ó, eu vou criticar, me desculpa".
Superioridade de uma equipe por causa de resultados, ok. Agora ele também acompanhou jogos, viu o quanto o Flamengo teve dificuldades até na final, nem tudo foi dentro desta superioridade de números. Se destrincharmos essa superioridade que ele diz, só em números, porque teve playoff que quase perdeu a série, Mogi que o diga. Teve muitas vitórias com o famoso "não convencimento" e isso se dá pelo o NBB equilibrado de alguns elencos que endureceram jogos para o Flamengo, não teve o Flamengo ganhando todas ou sobrando na competição.....até essa sobra de campeonato foi o começo do campeonato principalmente e na hora do playoff ainda mais em momentos decisivos foram o suficientes pra vencer, conquistar títulos e botar até um José Neto que chegou a ficar no sufoco no campeonato. E se falar este tipo de coisa é desmerecer.....só estou botando os pingos nos i´s.
E pessoa que é pessoa, vai entender e não vai sair xingando por ai não.



"Como disse anteriormente, essa é a quarta taça seguida do Flamengo no NBB. Existe uma soberania de uma única equipe (digo mais uma vez: MERECIDA!), durante muito tempo, de um esporte que ainda está longe da popularidade que merece. Isso é muito perigoso, para a sobrevivência do campeonato. Posso dizer que o Flamengo é refém, e o maior beneficiado, da dificuldade dos dirigentes das outras equipes em contratar jogadores, de forma a equilibrar suas equipes e fazerem frente à equipe carioca, a ponto de acabar com essa soberania."

Porque esse medo de críticas? Volto a lembrar Rafael Antônio e sua fala lá na cidade sem limites(Bauru), se as pessoas tivessem coragem de tecer críticas quando preciso as coisas do Flamengo(Vasco, e demais equipes oriundas do futebol que disputam outras competições), isso falta.
As dificuldades de dirigentes em contratar jogadores e a forma de equilibrar as suas equipes....o Flamengo até outro dia foi atingido por estas dificuldades, a repatriação de JP Batista, Rafa Luz e outros que estavam lá fora explica bem isso. Durante a temporada pra quem não se lembra, o Flamengo teve salário atrasado no meio igual ao que acontece no futebol. Isso tem pegado todas as equipes de surpresa, e na atual até situação do país até explica a falta de dinheiro embora existe o velho fato de alguns terem dinheiro demais e não saberem usar para um planejamento deste tamanho resultando em clube quebrado ou sem dinheiro ou demais fatores que as vezes causam até o fim de algumas equipes ou permanência. De uns NBB´S pra cá....o Flamengo teve que cortar gastos também, só pra lembrar.



"O Flamengo é um clube gigantesco. O clube mais tradicional no futebol brasileiro, dono de sua própria “nação”, com mais de 30 milhões de torcedores espalhados em todo o país, e investe forte não só no futebol, mas como também no basquete. A bola laranja, nos últimos anos, se tornou o consolo das frustrações rubro-negras nos campos. Se há discussão no futebol se o Flamengo é o time mais vitorioso do Brasil, no basquete não há, isso é um fato.

E tudo isso se reflete nas condições financeiras da equipe. Tem a melhor estrutura, um excelente ginásio onde mandar suas partidas, uma torcida que sempre lota os jogos, e, através do capital financeiro, pode recrutar o melhor plantel. Quem, no Brasil, pode se igualar a esse poderio econômico?"

Sobre esse trecho do post, pra justificar certos argumentos, se usa argumentos indiscutíveis como o tamanho do Flamengo que todos estão carecas de saber? Soou média feita, para argumentar o famoso monopólio de títulos.
Excelente ginásio? Maracananzinho não é usado, a Arena Carioca foi pra testes por causa das Olimpíadas(onde está escrito que o ginásio é deles?), sempre se usou o ginásio do Tijuca, desde quando o Tijuca é excelente ginásio? E a Gávea é raramente usada(Hélio Maurício). Torcida que sempre lota os jogos? Tinha jogo desta final que não teve grande público na Arena Carioca, pergunte a quem esteve lá que não me deixe mentir, teve jogo da primeira fase que não teve lá um grande público(O Uniceub Brasília jogou lá e não estava lotado o ginásio do Tijuca). Claro que é indiscutível o poderio rubro-negro em torcida ainda mais quando há partidas fora de casa, e disso não é de hoje com vários jogos no Nilson Nelson onde se tinha metade de cada lado das torcidas, contra o Basquete Cearense, em São José, em Macaé teve público, em São Paulo mesmo contra Pinheiros e Paulistano(parte visitante lotada) com público, disso não discute. Agora falar em excelente ginásio sendo que foi mandado jogo nele porque o Tijuca não tinha condições de final sem falar no problema de onde mandar jogo e de torcida que SEMPRE lota os jogos sendo que expliquei casos que isso não aconteceu.....e isso porque sei que ele acompanha o campeonato, não se trata de gente que não acompanha o campeonato.
Capital financeiro até a página 2, como falei anteriormente o Flamengo passou por alguns apertos financeiros na temporada também e deve passar pra próxima também embora devem investir certamente. Quem atualmente pode se igualar ao poderio econômico? Anos atrás essa resposta seria fácil, atualmente tá difícil responder, até também porque nenhum deles vai brotar caminhão de dinheiro.





"O Flamengo tem culpa? Nenhuma. Faz o que é certo: investe no esporte, lota ginásio, faz jogadores serem reconhecidos nas ruas, desperta simpatia de torcedores brasileiros e fornece jogadores para a seleção brasileira. Um caso de sucesso.

Me preocupo com o futuro. Por quanto tempo mais o NBB, que revolucionou os campeonatos nacionais de basquete, irá sobreviver, tendo apenas duas equipes campeãs (Brasília, com três títulos, e agora o Flamengo, com cinco), em todas as suas oito edições?

Parabéns ao Flamengo por todo o sucesso que colhe, depois de muito trabalho plantado. Para as outras equipes: “you’re on the clock”. E o tempo urge."


Finalizo com esta parte do texto, que é a final dela. Em partes, falo que não só o Flamengo é que faz o certo.....se o próprio pegar anos atrás, Uniceub Brasília, Franca, Bauru e outras sedes(Mogi, sempre temos que lembrar o quanto Mogi tem atraído de torcida e de demais fatores, nem todos sabem disso) faziam a MESMA COISA. E isso tem ajuda da imprensa local, se a imprensa local não ajudar tendo rádios, gente cobrindo os jogos e informando nos lugares não com reportagens de 30 segundos apenas....eles no quesito divulgação precisa ser ajudados.
Se o Flamengo tem o que tem, pela a parte de ser oriundo do futebol e que não tem lá aquela imprensa pra fazer divulgação(Flamengo conta muito com reportagens na Globo, e alguns poucos órgãos que ajudam como Garrafão Rubro-Negro e outros, sem nenhuma rádio atualmente que faz jogo lá), se tem uma imprensa como Franca tem por exemplo(esta é tradicional porque acompanha anos e anos de competição)....beiraria a atropelo e atropelo que os outros clubes se já precisam correr atrás apesar da falta de dinheiro que assola todo mundo, correriam mais ainda.
O NBB precisa sobreviver com muita coisa, falta muita coisa pra que a nossa liga precise melhorar e ISSO TEM NADA A VER com a história de títulos feitos por Flamengo e Uniceub Brasília onde o nobre jornalista justifica um monopólio. Se fosse assim, temos monopólio no vôlei onde só dá Rexona Rio de Janeiro e Osasco, ou no Futsal anos atrás quando a ACBF de Carlos Barbosa ganhou títulos consecutivos ou quando deu Intelli recentemente e se isso significasse ruindade, então todos os esportes do país estão no sal.
A diferença está na administração, na competência, na forma que cada um rege clubes, federações, administrações de uma própria liga e nisso que faz a gente contestar e questionar. O Basquete precisa melhorar mas não por causa de títulos de um e de outro....é até absurdo a gente qualificar ao futuro incerto da liga em títulos dos outros. Na Argentina, temos tido equipes diferentes tendo título a cada temporada e lá se está estudando fazer famosos absurdos para que a LNB lá caia de nível e faça o futuro incerto.....e isso porque lá tem campeões diferentes. A diferença está em administração, competência, gestão seja ela de clubes, sobre quem manda nas competições e por ai vai e não está condicionado a resultados seguidos ou a títulos seguidos.
Os clubes precisam correr atrás, com cuidado, com responsabilidade, com PLANEJAMENTO e não com dinheiro jogado fora. Se quem tem orçamento menor, precisa saber gastar, assim como o que tem mais orçamento precisa saber gastar e se planejar como deve. O Resultado vem com o tempo e isso porque não falo nos sobrenaturais da vida que ocorrem na própria competição como melhoria na parte da arbitragem que todo o ano é falado sobre, melhoria em vários seguimentos que só na cabeça da atual gestão da liga está tudo bem e o duro de tudo é jogarem a culpa no monopólio de 2 equipes ganhando títulos.
E vamos lembrar que NBB é a nova fase da Liga, se você somar o quesito títulos e o quesito campeonato antigo da CBB que é campeonato Brasileiro....ninguém supera Franca que é papa títulos e que o mesmo Flamengo disputava a competição. Sentem uma hora no youtube e pesquisem um pouco mais sobre a parte antiga do nosso campeonato, pra alguns.....basquete só existiu agora.
Muitas coisas até podemos dizer que melhoraram, outras precisam melhorar por mais que este que vos fala esteja descrente disso porque não vejo a MENOR CONFIANÇA em quem manda atualmente na nossa Liga e nessa turma que faz rodízio de presidência(e acho que tenho direito de não confiar e de não acreditar em mudanças), não pode ser condicionado isso a resultados. Coisas assim fazem a nossa Liga melhorar.
E despertar simpatia de torcedores brasileiros? Quem que torce pra o Flamengo e que não é rubro-negro no futebol? Isso é um raro caso de despertar simpatia. É que nem o Palmeiras quando estava no NBB, você não iria ver um corintiano ou torcedor de outra equipe despertar simpatia no rival de futebol. É a mesma coisa que você querer que uma menina bonita dê trela pra mim sendo que isso não vai rolar.
"Aiii mas o Uniceub Brasília despertou simpatia em torcedores, Bauru, Franca, Mogi despertaram simpatia em torcedores".....é uma situação bem diferente dos casos. O que desperta a simpatia e o que se vê mais comentário vazio de "aiii a NBA é melhor que o NBB" é a NBA onde todo mundo tem camisas de Lebron James, Curry e outros jogadores e equipes da NBA enquanto os clubes tem dificuldade em vender a camisa pelo o preço alto ou por qualquer motivo que vale. Me diga onde é que isso significa despertar simpatia em torcedores? Nenhum botafoguense, vascaíno, tricolor que curte basquete vai apoiar o Flamengo porque ganhou vários títulos, vão querer secar ou vão torcer pras suas equipes no dia que tiver um time de basquete por lá, sem hipocrisia.
E detalhe, nem todo jogador é reconhecido na rua de fato por mais que tenha a força atual de redes sociais. E nisso, a culpa é do resultado das equipes de conquistar títulos consecutivos de NBB, é relacionado a resultado? Por isso que há muito o que crescer, há muito o que fazer para que isso aconteça e até a imprensa local tem função de ajudar a divulgar isso e não fazer milagre em reportagem de 30 segundos como ocorre em alguns estados(Brasília mesmo que o diga, e o próprio Gustavo Schuabb sabe disso).







Bem, é isso!!! E quem sabe em algum texto por aí, não apareça a voltar a destrinchar textos assim.

Nenhum comentário: