domingo, 14 de agosto de 2016

Jogos Olímpicos do Rio 2016 e seu sábado de competição

Vamos aos detalhes, sem firulas!!!







BASQUETE.....
Já começo de cara com o 111 a 107, duas prorrogações, Brasil com jogo na mão, mas quem tem "Huevos" e faz a total diferença entre Brasileiros e Argentinos se chama Argentina. E salvo por por Campazzo e Nocioni que acabaram com o jogo, pois tinha momentos ali que não era momento para Delía(Até quando a insistência com ele?)e sem falar que tinha momentos que necessitava uma rotação melhor. Ocorre que a Argentina até começa bem o jogo, fecha o primeiro quarto na frente e jogando basquete, mas com Alex, Giovannoni e Benite....o banco fez a sua parte através destes 3 jogadores e a vantagem brasileira foi pra 8 no intervalo e um 52 a 44.
Na volta de intervalo, a Argentina manteve a vantagem em 4 pontos ainda mais quando o jogo ficava complicado, tinha um Campazzo abrindo espaço, tinha um Nocioni ajudando e a Argentina chegou a ficar com 1 ponto e eis que me lembro da situação onde precisava de pensar, porque a Argentina queria correr e resolver tudo em pouco tempo de forma até desnecessária. A verdade foi que os instantes finais foram emocionantes, Brasil com a faca e o queijo pra liquidar o jogo e não foi conseguiu. Campazzo de novo encostando até que....bola de 3 não aproveitada, Campazzo pega o rebote, serve Nocioni que quase pisou na linha para fazer a bola de 3 memorável e chorada pra empatar em 85 e ir pra prorrogação(O Huertas teve a chance da vitória mas nada feito).
Primeira prorrogação, Brasil chega a ficar a 5 pontos, Alex mete bola de 3 e o jogo parecia ficar duro de ser revertido, até que Campazzo e seu show começam a fazer sucesso na Arena Carioca 1......pra abrir espaços e jogadas, o jogo era dele e a vantagem voltou a ser encostada. O Marquinhos teve falta onde só converteu um lance livre dos dois disponíveis e na sequência Campazzo empata faltando 36 segundos para a primeira prorrogação.......Brasil desperdiça seu ataque e o Ginóbili demora demais a concluir e quando conclui nada feito(e falaremos baixo aqui, foi mal contra o Brasil e foi mal contra a Lituânia e nos lances livres, Manu não está legal), empate em 95 e segunda prorrogação.
Agora quem abre vantagem é a seleção Argentina e com Campazzo ON FIRE. A Argentina que até abre 6 pontos de frente, mas o Brasil vai se recuperar e na bandeja do Leandrinho encosta pra 1 de novo.
Campazzo no lance livre, Brasil bobeando na frente e 109 a 105 no momento. Leandrinho descontou pra 2 no lance livre e ficou assim no restante de jogo onde quase que a vitória se deixa escapar nos erros do lance livre e a bola do Ginóbili em lance livre, vitória sacramentada e Brasil tendo que vencer a Nigéria e contar com Espanha-Argentina(a Espanha tem que perder para o Brasil passar, a Argentina tá querendo posição melhor, até seria palhaçada o assunto de Argentina entregar ou não) e que segunda-feira vamos ter. Sendo que a Espanha venceu a Lituânia de forma avassaladora e a Nigéria venceu a Croácia na zebraça.
Cestinhas/Maximos Puntuadores desse jogão de bola e com festa Argentina do jeito que a galera quer? Argentina teve 37 pontos do Nocioni, 33 do Campazzo, 14 do Scola, 13 do Ginóbili e 10 do Garino(que jogos está fazendo o Pato Garino, sem mais). Já o Brasil teve 24 pontos do Nenê(alias a atuação do Nenê nestes Jogos Olímpicos o corrige de tanta asneira que já fez e de tanto rolo que se meteu, a atuação é ótima e justiça seja feita), 14 do Marcelinho Huertas, 14 do Alex, 13 do Benite, 11 do Leandrinho e 10 do Guilherme Giovannoni.
Jogão de bola e quem esteve na Arena Carioca 1 não vai esquecer......queria ter estado in loco, imagino como ficaria num jogo desses e contra gostos que não escondo e sim assumo.
E o Brasil no feminino? Ficou sem vitória, até forçou prorrogação, jogou bem de novo, mas na hora de completar a vitória, deu Turquia.





FUTEBOL....
O que falar do Brasil em Itaquera com lotação, com futebol enquanto a Colômbia não queria futebol, queria passar o rodo no Neymar? Claro que teve faltas que a arbitragem marcou por estar perdida, pois o Neymar mal encostava nele em alguns lances e caia, mas em outros.......tinha que ter falta e a Colômbia quis bem isso ao invés de jogador com jogadores que poderiam meter um perigo ao Brasil.
O Time do Micale engrena e o 2 a 0 vem ao natural na vitória em Itaquera.....alias, o exagero de elogios e críticas.......depois quando criticamos alguns, acham ruim ou vão falar que estão de má vontade.
Brasil que enfrentará quarta-feira a equipe de Honduras, semifinal enquanto do outro lado teremos Alemanha x Nigéria. Nigéria eliminando a fraca equipe da Dinamarca que ainda passou, já a Alemanha em jogo que pude me ligar, fez um 4 a 0 dominando o jogo em Brasília e perdendo chances para mais. Semifinais do futebol, prometem.





TÊNIS.....
E o tênis hein? Tivemos de tudo. O Del Potro eliminou o Nadal, vai pra final e busca um ouro que seria a redenção, embora penso que a redenção começou quando ganhou do Djokovic. Até quero fazer uma confissão danada aqui, meu contexto com relação a Juan Martín Del Potro mudou demais e os resultados e a volta por cima que o esporte permite dar e ele deu de forma natural sendo que as dúvidas com o pulso eram enormes foi de se elogiar e de se respeitar. Delpo usou o coração para ter a redenção e a vitória, e em jogo que poderia dar qualquer lado porque os dois jogaram o tênis(Nadal jogou até melhor que o jogo do Bellucci) de extrema qualidade, Del Potro se sobressaiu no tie break do terceiro set e a vitória aconteceu para pegar o Murray na final que atropelou o Nishikori.
E o que falar da Mônica Puig fazendo história para Porto Rico? Alias, alguém acreditava nela, como ocorreu com o Massu em 2004 em Atenas? As histórias se cruzam, as histórias dos Jogos Olímpicos viram histórias mesmo e a Puig não vai se esquecer disso, ganha da Kerber com 6/1 no terceiro e decisivo set e conquista um ouro que guarda pra memória, Mônica Puig fazendo um ótimo torneio e ficando com uma medalha, de forma sensacional. No bronze deu Kvitova sobre a Madison Keys.





HANDEBOL MASCULINO
Claro que a minha atenção vai para os jogos do Brasil e da Argentina. O Brasil empatou com o Egito sendo que estava perdendo, inventaram de poupar jogador porque achava que estava classificado e no final teve que ir atrás do empate e viu o Maik defender tiro de 7 metros no final onde se perdesse se complicaria sozinho depois da histórica vitória sobre a Alemanha, a atenção precisa estar redobrada e pra classificação não escapar precisa vencer na última rodada do grupo.
E a Argentina? Jogo aparentemente tranquilo, sem sobressaltos e dominou o tempo todo. Dava pra conquistar a segunda vitória na história dos Jogos Olímpicos e conquistou sobre a Tunísia(alias, dia Argentino memorável no esporte, só alegria do começo ao fim do dia).



VÔLEI DE PRAIA E QUADRA
Começo primeiro pela a praia, mais um terceiro set, só que agora com eliminação.....a vida de Evandro e Pedro Solberg acaba aí para a dupla russa, alias a dupla brasileira desde o começo andou com sofrimentos e no final eliminação que não virou tanta surpresa assim. Já as outras duplas, passaram e Alison e Bruno Schmidt passaram sem tantos problemas(só o primeiro set duro contra a dupla espanhola Herrera e Gaviria).
E na quadra? O Brasil começa a ligar o alerta vermelho, alerta esse que os comandados do Bernardinho flertaram e o próprio Bernardinho pode ser culpado disso por até correr atrás de cara que ele tinha cortado(ainda bem que o Sidão recusou, seria de uma hipocrisia grande ser cortado e aceitar depois como fosse capacho, ninguém gosta de ser cortado e depois re convocado como se nada tivesse ocorrido). O Brasil que não jogou nada nem contra adversários mais fracos e precisa jogar tudo contra a França para passar de fase, mas a França é outra parada dura. Brasil que voltou a perder, 3 sets a 1 para a Itália, se a tal eliminação acontecer.....essa eliminação é frustrante, embora por um lado o Bernardinho tá colhendo o que plantou, sejamos sinceros e bastamos de ficar fazendo finta na análise.
E a Argentina? Voltou a vencer Cuba e sua garotada, em jogo tranquilo e sem tantos problemas, e que nada tenha acontecido com Solé que se lesionou numa jogada e o Velasco tirou o jogador, não precisava forçar. 3 sets a 0 sobre Cuba e a vaga tá próxima para o mata-mata de competição.




NATAÇÃO E ATLETISMO.....
Englobei as duas juntas, precisava fazer isso. Na Natação, última prova do Phelps na vida dele já que ele vai se aposentar e medalha de ouro no Revezamento 4x100m Medley foi a finalização de uma grande carreira, histórico demais. Também no último dia de natação tivemos 1500 metros com ouro para Gregorio Paltrinieri que dominou de ponta a ponta a prova e sem contar nos 4x100 feminino deu Estados Unidos no revezamento também no feminino.
E o Atletismo? Bolt classificado e sem forçar tanto de cara, alias era sábio que ocorreria isso....Bolt deve deixar para o final na pista do Niltão. Já os 100 metros feminino deu Elaine Thompson e com a Fraser-Price apenas com o bronze(se falou tanto nela, que ela arrancou o bronze no final), Jamaica em festa aí. No Heptatlo teve ouro para a Belga Nafissatou Thiam, já nos 1000 metros deu Mohamed Farah da Grã-Bretanha, no salto em distância teve Jeff Henderson para os Estados Unidos vencendo a medalha de ouro. E no salto com vara teve final para o Chiaraviglio e para o Thiago Braz....e ainda a Murer vai competir(aquela da vara perdida.....pois é).
E o Harting? Desbancou o polonês Malachowski e levou a medalha de ouro no lançamento de de disco e merecido.




LAS LEONAS CLASSIFICARAM.....
Finalmente o hóquei bem jogado, finalmente jogaram e venceram bem para chegar as quartas de final e enfrentar a Holanda numa parada dura daquelas na segunda-feira. Venceram e convenceram a Índia por 5 a 0. 8 e meia da noite de segunda-feira, a parada é dura contra a Holanda nas quartas de final.....é o Hóquei sobre Grama.



OUTROS ESPORTES E O QUADRO DE MEDALHAS....
Outros esportes? Gostei de ver o Ygor Coelho no Badminton, quadra montada pelo o pai na sua própria casa já que investimento na modalidade nem existe e ainda perdeu por 2 sets a 1 para o Evans da Irlanda e jogando um Badminton muito bem, esse é o famoso caso que qualquer resultado vira histórico pelas dificuldades, é possível não englobar análises e assim que necessita ser.
Na categoria 94 kg masculino do Levantamento de Peso deu Sohrab Moradi do Irã, já na Esgrima na categoria Sabre por equipes deu Rússia, no Golfe antes da quarta rodada deste domingo....Justin Rose(quem acompanha golfe sabe bem dele) na frente com -12(12 abaixo do par) e o Rose que estava lá atrás e fez um ótimo dia para chegar na liderança, Justin Rose de inúmeros majors disputados e agora ele está nos Jogos Olímpicos também. No ciclismo de Pista, perseguição por equipes feminina e deu Grã-Bretanha no ouro, na Ginástica de Trampolim deu Bielorússia, deu Uladzislau Hancharou no masculino com a medalha de ouro. E o Scheidt na Vela? Fechou em quinto mais um dia de competições.
E eis aqui o quadro de medalhas: https://www.rio2016.com/quadro-de-medalhas-paises

Nenhum comentário: