domingo, 7 de agosto de 2016

Jogos Olímpicos do Rio e tudo que rolou neste sábado

O Blog do Igor e a sua cobertura, onde se pode acompanhar sempre o que dava, se esforçando como sempre e falando do que tem que falar, eis o resumo diário, aquele resumo que tem altos destaques e demais detalhes como a cada 4 anos tem isso. E como o Rio começou com pé direito nos detalhes e em destaques hein, vamos a eles.





TIRO ESPORTIVO(AS PRIMEIRAS MEDALHAS SAÍRAM DAÍ)
Passado o primeiro dia da modalidade que foi na sexta e teve até recorde mundial batido, o Tiro Esportivo teve medalhas a serem realizadas, e não entendo porque tem pessoas que querem ver fora essa modalidade até levando para o lado político da coisa, porque não questionam porque estranhamente futsal e futebol de areia não são modalidades Olímpicas(para Tóquio, Skate, Surfe e se não me engano mais umas 1 ou 2 modalidades foram aceitas pelo o COI, menos futsal e futebol de Areia), hein?
A primeira medalha dos jogos foi americana, no Tiro Esportivo e na carabina de 10 metros com a Virginia Thrasher, quero ver como algumas pessoas falaram disso.....é o esporte que quebra paradigmas e quebra certas queimações de língua existentes e cada aberração que se pensa a cada dia, assim é tudo.
E o Felipe Wu perdendo para o cara do Vietnã que estava mais perfeito do que ele na final do Pistola com Ar para 10 Metros, hein? Felipe Wu que faz parte dos destaques do dia nos Jogos Olímpicos, claro que a Prata em muitos casos acaba sendo amarga, no caso dele embora cabia mais....a Prata só premiou um mérito que foi completamente dele, ele que treinava simplesmente na garagem de casa numa história daquelas que a confederação de tiro ou qualquer outro não tem o direito de se aproveitar do cara no famoso interesse, o mérito, o jeito de quem buscou e foi atrás do que era dele....foi dele e de mais ninguém. Felipe Wu senhoras e senhores dando aquela medalha de prata num dos grandes momentos do dia.
E enquanto a primeira medalha foi americana nos jogos, a Coréia do Sul na final entre equipes foi bater os Americanos no Masculino...outro feito que acho que os coreanos nem esperavam.




JUDÔ
Categoria 48 KG, uma história, um momento memorável para todos os Argentinos. Claro que isso não ganha destaque por aqui, porque não trata-se de uma brasileira, mas se trata-se de uma brasileira seria destaque em tudo quanto lugar.
O que fez a Paula "Peque" Pareto foi de emocionar todo mundo, foi de arrepiar. Primeira mulher na história Argentina a ganhar a medalha de ouro, e até os argentinos brincando querem que acabe os Jogos Olímpicos agora pois tem mais medalha de ouro que potências esportivas como China e Rússia por exemplo, a Paula até passou em tudo quanto é programa na Argentina, Paula esta que desde os Jogos Pan-Americanos já se sabia que poderia mostrar barulho na sua categoria, agora não a ponto de chegar a um Ouro espetacular.
Paula "Peque" Pareto, esta foi grande, um dos destaques esportivos do dia....a Argentina no tatame é medalha de ouro, ouro espetacular que vale a pena ver de novo quantas vezes preciso. Festa Argentina e história a vista. Tá de parabéns.
Já o lado brasileiro, não foi um lá grande dia. O Kitadai parecia que engrenaria, após a primeira luta que teve que encaixar golpe faltando 6 segundos(na última cruzeta como diria o grande narrador Mário Lima), venceu até a outra, mas na hora de enfrentar o jogador de Azerbaijão, tomou um golpe daqueles e foi para a repescagem. Repescagem essa que fez ele perder a luta e a chance ao menos do bronze. Já a Sarah Menezes, nem a Rosicléia(que é clone da Janaína Paschoal assim como o narrador Rafael Ribeiro da ESPN parece o Carlos Altamirano da Directv Sports), nem a torcida foram páreos.....apesar de começar bem vencendo um combate, perdeu o outro para a cubana onde a arbitragem meteu a mão, a cubana não queria lutar, mas era punição dada para a brasileira....assim fica difícil, Sarah Menezes foi para a repescagem e na repescagem saiu do tatame lesionada, lesão séria e que fez perder o combate.....forma até triste que a Sarah deixou o torneio. Judô que sempre se espera algo, vamos ver os próximos dias porque lá não para, ainda tem Thiago Camilo, Mayra Aguiar e outros e outras neste meio.





FUTEBOL FEMININO......
Claro que vou começar com o 5 a 1 brasileiro pra o Niltão lotar e o aplauso rolar solto na noite carioca. Brasil botou a Suécia que já não tinha jogado nada na estreia simplesmente no bolso, 3 a 0 de cara no primeiro tempo com linha de passe, movimentação e passeio puro e com o Brasil não sendo só Marta não, era todo mundo fazendo as suas e sem contar na Formiga que joga como se tivesse 18 anos de idade. E é de um oportunismo as comparações que fazem ou a pressão que joga no famoso "elas jogam bem e os homens só decepcionam", e isso deve continuar do jeito que tudo funciona por aqui.
Que nada demais tenha acontecido com a Cristiane, o desfalque dela é ducha de água gelada na certa. apesar de Brasil classificado a próxima fase. Já em outros jogos do dia, teve Nova Zelândia ganhando da Colômbia(Nova Zelândia que eu tinha gostado bastante apesar da derrota para as americanas no primeiro dia) e teve Estados Unidos se classificando a próxima fase batendo a França. Também teve o Canadá batendo o Zimbabue em Itaquera, e a Alemanha ficou no empate contra a Austrália deixando tudo para a última rodada e o jogo lotou por lá(algo que estava esgotado desde alguns dias atrás neste dia de sábado).




HANDEBOL FEMININO
Brasil em TV Aberta.....olha como são as coisas. E a parada dura foi botada até no bolso, uma atuação daquelas da equipe de Morten Soubak(É Morten Soubak e não Olsen, seu Raphael Prates que confundiu mais cedo treinador da seleção brasileira de Handebol com o Olsen que era de futebol da Dinamarca, é nisso que dá passar o ano inteiro só ligado no futebol como alguns outros por ai soltam gafes desse tamanho) e num 31 a 28 que só assustou numa parte da segunda etapa que até a Noruega empatou, mas a defesa fez de tudo. Quer 2 destaques desta vitória brasileira? A Mayssa no gol e a Ana Paula lá na frente na armação de jogadas e em gols importantes, pra ninguém botar defeito e vai pegar a Angola, Angola que meteu uma senhora surpresa batendo a Romênia que tinha eliminado o Brasil do último Mundial de Handebol. Pra ver como o mundo dá voltas....
Também cuidei de me ligar na turma da "La Garra Argentina", a equipe de Handebol feminina que estava pela a primeira vez numa Olimpíada. Jogo que chegou a ficar 7 a 1 para as Suecas, mas a Argentina baixou pra apenas 2 gols de frente até jogando em alto nível, mas depois com o passar do jogo a vantagem só aumentou e a vitória da Suécia foi avassaladora por 31 a 21. Até via uma das jogadoras e a análise da turma da Tyc Sports, a análise de como era tudo novo e tudo uma experiência para as Argentinas e até em algum momento elogiaram a forma que jogaram. Era nítido que a Argentina teria parada dura e a realidade é bem diferente de outras, por isso que vira uma curtição o torneio Olímpico para elas.




VÔLEI FEMININO....
Teve Vôlei sim senhor, e com público bem presente nas Arenas do Vôlei. Brasil vencendo fácil Camarões e até aí nenhuma surpresa como vai ocorrer neste domingo com o Brasil contra o México, só que também teve outros jogos interessantes durante o dia, como por exemplo China x Holanda e a batalha dos 5 sets em que no final foi a favor da Holanda virando em cima da hora e buscando o placar, já Sérvia x Itália que esperava mais.....deu a Sérvia ainda mais atingindo onde está mais doendo na Itália que é a recepção. Rússia deu um senhor vareio na "Las Panteras"(como é conhecido as meninas do vôlei da Argentina) e os Estados Unidos também venceram seu jogo, sem surpresas até aí.



VÔLEI DE PRAIA.....
Teve Brasil na estreia complicada da Ágatha e Bárbara Seixas no 2 sets a 1 sobre as tchecas e até me cuidei de ver Gallay-King perdendo pra dupla espanhola e isso porque após um primeiro set de lavada, no segundo até chegaram a estar na frente com 2 de vantagem, mas na hora de definir.....erraram mais do que a conta e as espanholas venceram. Teve até alguns jogos do masculino também, com dupla italiana vencendo num dos primeiros jogos do dia e tudo continua neste domingo lá na Praia de Copacabana.



BASQUETE FEMININO E MASCULINO.....
Decidi botar tudo num só tópico.
Os Estados Unidos no masculino, simplesmente poderiam ter feito muito mais além do 119 a 62, se tivessem apertado mais, mas assim foi contra a China com direito a Carmelo Anthony poupado e a Kevin Durant sobrando em quadra, no famoso mais do mesmo que ocorreu nos 2 amistosos entre as equipes em solo americano.
Também teve surpresa, com show de Bogut e Dellavedova a Austrália superar a França completa por 87 a 66 e com direito a baita defesa australiana. A Austrália que verdade seja dita, se preparou bem a seus jogos, embora a mesma que venceu a Argentina muito bem acabou dias depois perdendo para o Brasil em Mogi e perdendo feio. Uma zebra daquelas.
Já a vida Venezuelana que parecia que daria trabalho a Sérvia de Teodosic e cia......durou pouco. Um quarto que a Sérvia foi fazer um 14 a 4 em sequência e a vantagem foi lá pra cima, com a Sérvia só administrando, 86 a 62 e estreia servia sem problemas apesar de começo que parecia ser assim, o time do "Che" García não foi páreo para o poderio Sérvio.
Já no feminino, bom saber que o Brasil do Antônio Carlos Barbosa embora nada posso comentar do jogo fazer frente as Australianas fazendo que apenas o último quarto tivesse poderio australiano, até lembro da época que o time no comando do Barbosa já endureceu a Austrália de Lauren Jackson, Belinda Snell e outras. 84 a 66 que se tivesse terminado mais apertado por tudo que aconteceu.....o Brasil não foi mal. Já a França, teve susto inicial contra as turcas mas durante o jogo foram com a sua superioridade e o jogo teve vitória francesa.




NA GINÁSTICA ARTÍSTICA.....
Nesta o Brasil botou todo mundo inscrito pras finais.....seja no coletivo(que na sua apresentação está entre os 8 finalistas) como no individual(destacando claro o Diego Hypólito e o Arthur Zanetti nas Argolas), uma baita notícia e não foi a toa que o Hypólito foi chorar e se emocionar pois nos últimos Jogos Olímpicos ele errou e o erro na ginástica custa caro, não tem talvez ali.


NA NATAÇÃO.....
Finais e primeiras medalhas.....como a do japonês Hagino, como a da Austrália no revezamento 4x100 feminino, como da Katinka Hosszu no 400m Medley movimentaram a noite de natação já que a tarde da natação são as famosas eliminatórias. E os Brasileiros e demais outros? Sempre em competições assim acabam buscando seu lugar ao sol na final, o que já fica sendo melhor do que nada e disso todo o ano é assim, a diferença se vê.



TAMBÉM GOSTEI DESSA.....
Essa vem da Esgrima, claro que na Esgrima acompanhei até alguns duelos, mas chamou a atenção a brasileira Natalie Moellhausen avançando as quartas de final de sua categoria, mas não conseguiu passar de fase. É resultado bom sim, para ela que deve ter méritos próprios sem dúvida alguma.
Até me peguei vendo a RAI cobrindo a Esgrima e o duelo da Fiamingo que foi disputado outra hora.......pra ver como o Blog não dorme no ponto.



TÊNIS....
Não dá pra esquecer o tênis, feminino ou masculino....lá firme e forte. Tivemos rigorosamente de tudo na tabela tenística Carioca.
No Masculino, Nishikori e Monfils passando sem dificuldades, já o Pella perdeu para o Kohlschreiber, o Mônaco venceu fácil, até o duplo 6/0 do Millman(que pegará Nishikori) tivemos também. Domingo que tem destaques no tênis.
Agora no feminino.....que partida estranha da Ivanovic contra a Carla Suárez Navarro, começa com 6/2 mas depois toma 6/1 e 6/2 ficando de fora, uma partida assim bem estranha. Já vi um pouco da Errani em estreia já esperada dura contra a Kiki Bertens e a Errani no final passa de fase.
Teve a Madison Keys passando de fase e cabeça de chave ficando pelo o caminho, caso da Bacsinszky e da Radwanska. E o jogo da Venus Williams hein? Venus me abre 4 a 1 no último set, tudo indicaria que era dela e ninguém impediria, até que a Flipkens começa só a jogar bola do outro lado seja com slice ou com bola alta e a Venus numa impaciência com direito a altos erros e a virada no set foi completamente total com final 7-5 no tie break, 7/6 no terceiro e eliminação precoce da Venus Williams. A Flipkens só ganhou no erro alheio, só botando a bola do outro lado.....pois é. Já até o Sportv foi passar momentos da dupla da Teliana Pereira que só teve gás no primeiro set, porque no segundo era todo das espanholas.
E as duplas hein? Rosol/Stepanek que é dupla até de Copa Davis foi eliminada por Ferrer/Bautista Agut(aquelas duplas montadas em cima da hora, sabe? Pois bem...), teve a dupla do Djokovic e a dupla do Del Potro que também venceram fácil seus jogos, duplas masculinas que estão sendo uma das mais disputadas dos últimos tempos, ainda mais agora do abandono dos Bryans.




OUTROS ESPORTES E QUADRO DE MEDALHAS......
Na série de outros esportes, teve o tênis de mesa onde o Tsuboi já caiu fora e jogando bem mal contra adversário até bem inferior do que ele. Teve o Gui Lin passando de fase, vencendo o seu jogo mas depois perdendo na fase seguinte do individual(Gui Lin que é atleta do Palmeiras, por isso que se você viu algum palmeirense empolgado por ai, foi por este querido detalhe). Também tivemos o Rugby sevens onde.....dei uma olhada no jogo feminino do Brasil sobre a Grã-Bretanha e a derrota por 29 a 3(e um dos Trys tomados com a jogadora reclamando de arbitragem enquanto a inglesa pegou e cobrou rápido, ao invés de se reclamar, tinha que se preocupar com a inglesa, dado o detalhe), teve Hóquei sobre Grama onde no masculino teve o Brasil numa experiência nova que nunca teve de jogar a competição e tomar de 7 a 0 da Espanha, enquanto isso até a Argentina estava jogando mais cedo contra a Holanda em jogo onde a Holanda na eficiência maior do que o jogo em si, abriu 3 a 1 e a Argentina conseguiu buscar o resultado.
E com isso, vamos com o quadro de medalhas deste primeiro dia e logo com muito mais: https://www.rio2016.com/quadro-de-medalhas-paises

Nenhum comentário: