sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Uniceub Brasília em destaque

Começamos a botar o Blog em dia....Vamos com o que aconteceu sobre o Uniceub Brasília e a sua classificação já prevista na fase da Sul-Americana de Basquete, 2 vitórias e 1 derrota, assim a vida dos comandados do Bruno Savignani no Ginásio Vicente Rosales em Santiago Del Estero......viagem que é sempre longe, até falava disso em outra postagem, posso nunca ter ido pra lá, só que pesquisando no google você já imagina desde já tudo.
Vamos as análises, não é porque fui curtir o feriado que esqueci do esporte não....comprometimento é a palavra.




UNICEUB BRASÍLIA 86 X 64 GIGANTES DE GUAYANA
Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA Americas


Jogo de terça feira, onde o twitter foi o conselheiro na análise e no famoso "search" já que para quesitos Brasil só passavam a partida meia noite e meia já na quarta-feira.
Vitória tranquila do Uniceub Brasília sobre a equipe venezuelana que até tinha nomes que este que vos fala tinha ouvido falar de Liga Argentina como Keyron Sheard que já jogou no Libertad de Sunchales, só que em um certo momento do jogo não foi páreo.
No primeiro quarto, o Uniceub Brasília abriu 12 a 3 e passou a ter controle do jogo em grande parte do confronto. Na bola da última posse do quarto em que Deryk meteu ela....23 a 19 pra fechar um quarto de ótimo tamanho e na frente do placar.
O Momento da equipe venezuelana foi quase em 3 minutos antes da reta final de quarto, onde a equipe chegou a empatar o jogo com direito a aparições do Brown e do Andrew Feeley(que esse conheço de Liga Uruguaia, já jogou no Aguada), mas na hora que o jogo apertou.....o Deryk resolveu de novo e desafogou para ir ao intervalo com a vantagem de 45 a 38(há que destacar Guilherme Giovannoni e Fúlvio nessa ajuda).
Na volta do intervalo, defesa apertada e as principais peças aparecendo.......só nisso alongou a vantagem e não se largou mais. Até com tempo para os reservas jogarem e o fácil 86 a 64 aconteceu em Santiago Del Estero....
Cestinhas do jogo? Uniceub Brasília teve 19 pontos do Deryk, 3 jogadores com 11 pontos(Jéfferson Campos, Lucas Mariano e Alex Oliveira) e 10 do Fúlvio. Já na equipe do Gigantes de Guayana(que só venceria no último dia o Universidad de Concepción por 91 a 73) teve 12 do Brown e 10 pontos do Cazorla e 10 do Túlio Cobos.




UNICEUB BRASÍLIA 91 X 69 UNIVERSIDAD DE CONCEPCIÓN
Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA Americas



A classificação sem problemas veio nesse jogo contra os chilenos do Universidad de Concepción. Enquanto a Torcida Uni se reunia lá no Simpsons na 307 Sul porque o jogo foi passado ao vivo e não em VT, enquanto o Sportv mandava um Bruno Souza narrar mal.....a sorte é que tinha uma rádio Chilena a fazer o jogo.
Sem muito esforço, no primeiro quarto o Uniceub Brasília já abria 10 de frente e com direito a 6 assistências do Fúlvio mirando bem a Giovannoni, Lucas Mariano e a outros. 22 a 12 no fim do primeiro quarto.
No segundo quarto, vamos destacar o jogo interno que foi bem usado ainda mais com Fab Melo que estava sendo dúvida e no final foi para o jogo e esteve bem nos principais jogos. Teve tempo na rotação do Bruno Savignani que se testou formações, inclusive com atuação direita do João Phylippe(alias precisaremos bastante dele nesta temporada, em que a rotação falará mais alto) e no intervalo já estava 49 a 30.
Na volta do intervalo, era só administrar um jogo que estava liquidado e até o Pilar foi fazer infiltrações também. A vantagem era larga e jogadores como Paulo e Pedro tiveram seu tempo de quadra também.....partida bem fácil, se contra o Gigantes o jogo se tornou fácil, desde o começo a facilidade era tamanha.
Cestinhas do jogo? Uniceub Brasília teve 18 pontos do Lucas Mariano, 14 do João Phylippe, 12 do Pilar, 12 do Alex Oliveira e 10 do Jéfferson Campos. Já o Universidad de Concepción teve 20 do Ryan Harrison(já jogou na Liga Uruguaia) e 18 pontos do Akeen Scott.





UNICEUB BRASÍLIA 70 X 86 OLÍMPICO
Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA Americas



Porque derrota esperada apesar das duas equipes classificadas? Se sabe que são duas equipes que brigarão nas cabeças da competição, o Olímpico tem jogadores que fazem parte de uma filosofia imposta por Fernando Duró e até notada durante a própria partida. Quem entende da coisa, vai perceber o quanto o Uniceub Brasília teve dificuldades para penetrar na defesa alheia e com direito a show de tocos de novo dado por Justin Williams onde não adianta o Lucas Mariano ficar irritado porque tomou toco, o Williams é um dos principais jogadores que nessa parte ele domina até na própria Liga Argentina como devem ter visto em um montão de vídeos.
Se a dúvida de um lado era Fab Melo, do outro era Nico Ferreyra, mas no final os dois jogaram pra ambos os lados classificados.
No jogo de ontem, prevaleceu e quero entender que prevaleceu muito mais a história da superioridade. O Olímpico tem bem mais equipe que o Uniceub Brasília e disso até falava anteriormente também e sem contar que o Uniceub Brasília voltava no erro de todo o jogo que era querer fazer jogo de correria, o que vira suicídio contra equipes argentinas exclusivamente.
A partida que chegou a estar equilibrada, até no duelo Fúlvio x Stanic era um duelo de muita visão de jogo e com a aparição do Giovannoni chutando bolas de fora para um 17 a 11 que o Fernando Duró pediu tempo. Após o tempo, a equipe "Del Negro" se ajustou no jogo e com direito a Van Lacke, 22 a 19 em favor do Olímpico no fim do primeiro quarto.
No segundo quarto, a defesa do Olímpico passou a atuar muito bem e o Uniceub Brasília não encontrou respostas. Mas lá na reta final do quarto, Giovannoni apareceu com suas bolas de fora e 40 a 38 no fim do quarto, o Uniceub Brasília voltou a ficar na frente.
Na volta do intervalo, além do Uniceub Brasília pendurado em faltas....sucumbiu ao poderio ofensivo e a defesa do Olímpico. Nenonen que o diga, se o finlandês estava mal nos 2 primeiros quartos, no terceiro quarto foi a vez dele ajudar além de toda a rotação "santiagueña". E 10 pontos de frente antes do último quarto em favor da equipe argentina.
No último quarto, Guaita e Massarelli assim como no segundo quarto ajudaram demais a equipe de Fernando Duró a se manter no placar e o Uniceub Brasília como em grande parte do jogo, foi botada na roda pela a diferença até técnica. 86 a 70, numa derrota esperada, embora se sabe que o Uniceub Brasília pode jogar muito mais contra essas equipes.....
Cestinhas do jogo? Olímpico teve 22 pontos do Federico Van Lacke, 16 do Guaita, 11 do Nenonen e 11 do Luciano Massarelli. Já o Uniceub Brasília teve 27 pontos do Guilherme Giovannoni, 14 do Lucas Mariano e 12 do Jéfferson Campos.





UM DESTAQUE LÁ DE SANTIAGO DEL ESTERO.....
Foto: Federico Chara


Sim, tivemos um torcedor que apareceu bastante nas imagens de quem acompanhou os jogos seja lá em Santiago Del Estero, ou em que esteve em casa acompanhando algum jogo por link, por Directv Sports ou por Sportv(no jogo contra o Uniceub Brasília transmitido). Trata-se de Pedro Iván Oyarzu Soza que esteve por lá apoiando a equipe chilena, até pude achar o perfil dele no facebook curtindo bastante a cidade argentina e apoiando a equipe. Ele que além de torcer pra equipe chilena, também é Sócio de outra equipe que já jogou a competição, falo do Tinguiririca. Destaque válido para a ocasião.




SEDES? DATAS? PRÓXIMA FASE DA LIGA SUL-AMERICANA.....
O que não está definido são as sedes e seus grupos de próxima fase. Já as datas são um dos grupos sendo no dia 1 a 3 de Novembro e o outro no dia 8 a 10 de Novembro, sempre caindo na terça, quarta e quinta.
Em Sedes, o presidente do Guaros de Lara a uns dias atrás confirmou que não iriam sediar essa fase, até ouvi atentamente essa entrevista numa outra rádio, então esqueçam Barquisimeto. Já ao que consta e vi o Alen Banewur da Rádio Sport 890 de Montevidéu soltou no twitter falar sobre isso é que uma das sedes se fala em Argentina ou Uruguai e a outra confirmaram que será no Brasil(restando saber se seria em Mogi, São Paulo ou Brasília).
Eis que fuço o Carlos Altamirano falando que tinha cheiro do Olímpico voltar a ser sede e até gente tentando que Punta Del Este seja sede para Hebraica(será que Tacuarembó não seria uma boa sede?). Só sei que no meio de informações e achismos, melhor esperar o que sairá de verdade sobre isso.
Agora as datas, essas estão confirmadas e nas placas de publicidade ontem, puderam ver isso.




E O QUESITO RÁDIOS E TV?
Lamentei demais em não conseguir nem um link sequer para acompanhar e ver a Directv Sports na dupla Altamirano-Viola a fazer o seu jogo e os seus comentários até sobre o Uniceub Brasília. Só sei que vi o Altamirano elogiando na sua conta de twitter o Deryk e o Giovannoni na sua fala sobre o antes e depois de Magnano na seleção brasileira.
O quesito rádios.....a Rádio Panorama de Santiago Del Estero estava lá, com escala do Pablo Gonzalo Pereyra narrando e o Ramón Ávila comentando e ontem contra o Uniceub Brasília narrando direitinho os nomes dos jogadores, algo que foi ótimo. Já no jogo contra o Universidad de Concepción, até que a transmissão da turma da Rádio Campanil(Campanil é como conhecido o time chileno) estava boa, alias bem melhor que o Sportv e suas asneiras.
Até vi uma cobertura ótima nos jornais de Santiago Del Estero sobre os 3 dias de competição, algo que custa a algumas cidades daqui fazerem isso, mas.....a cultura do basquete não é a mesma.




TEVE DESTAQUE DE JOGO NA IMPRENSA EM BRASÍLIA?
Teve sim, alias, na edição digital que não teve nos dias 12 e 13(jogos que foram contra Gigantes e o U.de Concepción) do Jornal de Brasília foi o destaque na imprensa de Brasília. Não dá pra saber o Correio Braziliense nesse quesito, por não ter nada disso, a Esportes Brasília, o Esporte Candango, a BSB Sports e demais outros até deram um destaque a cada confronto da equipe aonde pode fuçar.  Só que quero destacar a fala do Uniceub Brasília na edição de hoje e na edição de terça, aqui está: 
E o Globo Esporte DF? O famoso destaque de 30 segundos, enquanto várias outras reportagens tem mais que isso......depois quando reclamamos que falta destaque local nos lugares e que o pessoal tem muito a evoluir, até acham ruim quando criticamos isso.
http://globoesporte.globo.com/df/videos/t/ultimos/v/brasilia-estreia-com-vitoria-sobre-venezuelanos-na-liga-sul-americana-de-basquete/5371289/ e http://globoesporte.globo.com/df/videos/t/ultimos/v/brasilia-vence-e-garante-vaga-na-proxima-fase-da-liga-sul-americana-de-basquete/5373995/(O destaque para as vitórias dos outros dias, deve sair logo mais o jogo contra o Olímpico, mas não esperem tanto, é por ai mesmo)





E AGORA?
Além do NBB que será só em Novembro, o famoso hiato antes da segunda fase da Liga Sul-Americana onde teremos a definição de grupos e se vai jogar do dia 1 a 3 de Novembro ou de 8 a 10 de Novembro.

Nenhum comentário: