segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

No NBB e no detalhe, Basquete Cearense vence Caxias em plena Festa da Uva

Foto: João Neto/LNB





Você do outro lado do computador deve estar entendendo rigorosamente nada. O que tem a ver a Festa da Uva(evento bem cultural da Serra Gaúcha) com o jogo entre Caxias do Sul x Basquete Cearense? Na base do coincidir com a época festiva que lota a cidade e as regiões nos seus hotéis(pra quem não sabe disso) e o quanto atrai ela, decidiram pegar o piso da quadra do Vasco da Gama para um dos pavilhões da festa e a partida ser realizada com direito a transmissão dela que todo mundo reclama mas no final fica rastejando pra assistir jogo, o Sportv(parecendo mulher agredida que ao invés de denunciar quem agride simplesmente falar que ama e continua com ele).
Jogo foi bom, o duro é ver uma arbitragem ruim e que quis aparecer mais do que a própria partida. Benito que o diga, teve uma falta técnica que até ele deu por pura e imensa compensação em outro momento.......foi uma vergonha a arbitragem lá no Pavilhão da Festa da Uva em Caxias.
Uma outra coisa a ser notada é o fato do Gustavinho Lima estar bem mais solto na equipe de Caxias, nisso se notou bastante hoje mesmo e até em outros jogos onde ele comanda o lado caxiense. E outra que não pode deixar escapar é o fato da eficiência e frieza na reta final que fez os comandados do Alberto Bial permanecerem no G4, ainda mais as bolas do Duda e do Felipe que liquidaram a fatura.
O 71 a 62 em favor do Basquete Cearense foi desta forma, primeiro quarto com o mais puro e profundo equilíbrio onde o jogo começou errático porque as equipes meio que queriam se acostumar com o ambiente e com isso os tantos erros aconteceram. 16 a 15 em favor do Basquete Cearense em vantagem onde o Carcará cearense meio que conseguiu essa vantagem no final do primeiro quarto.
No segundo quarto, equilíbrio até a sequência boa de 2, 3 posses dos comandados de Rodrigo Barbosa ainda mais na bola de fora do Alex, nos passes e num Gustavinho Lima mais solto e até com aparição de toda a equipe que não deixou o jogo cair numa atuação que não foi ruim da equipe caxiense. Mas a dupla Davi Rossetto-Rashaun estiveram no comando da reação cearense para que passasse a frente e com isso fechasse com 38 a 35 antes da ida para o intervalo, Basquete Cearense do Bial, Espiga e cia na frente.
Na volta de intervalo, após o intervalo com direito a Olimpíadas Coloniais em quadra(naquela de apresentar a cultura gaúcha até pra quem estava vendo transmissão do jogo, acho até que o Renatinho nem sabe o que é isso e fingiu saber).....antes quero confessar que gostaria de conhecer esta Festa da Uva, ainda mais em lugar que respira isso e imagino que deve ser muito bom.
Agora voltando ao jogo, terceiro quarto onde teve muita defesa, faltas e quando Caxias emplacou sequência pra abrir um 50 a 43 foi graças a Betinho que começou a aparecer, a Rafael Stábile e a roubada de bola que fez a vantagem abrir e o Bial pedir tempo. O Basquete Cearense melhora e até chega a empatar no lance livre cobrado do Toledo, mas outra bola de 3 do Betinho para manter a vantagem e tudo ser resolvido no último quarto de jogo, 53 a 50 para os comandados do Rodrigo Barbosa.
A vantagem cearense chegou a estar além de empatar o jogo em simples 5,6 pontos de vantagem onde Toledo, Audrei e Rashaun ajudaram nesta. Mas Caxias não se entregou, continuou fazer o mesmo jogo e a mesma defesa forte que deu certo e na bola de 3 do Betinho a vantagem caiu pra 1......mas Caxias parou por ai. Depois dessa cesta de 3, não se viu Caxias fazer mais nada e ser inoperante no ataque enquanto o Basquete Cearense lá por volta de 1 minuto e pouquinho para o fim de jogo, de mão em mão até chegar no Felipe(sendo que antes teve a outra do Duda na cabeça do garrafão)na bola de 3 e o jogo acabar praticamente aí quando se abriu 68 a 61, foi só aguardar o tempo e ir pra mais uma vitória que foi mais no detalhe do que a atuação em si em favor do Basquete Cearense.
Próximos jogos das equipes? Caxias na quinta volta ao Ginásio Vasco da Gama e vai encarar Macaé(que antes terá o Pinheiros na Capital Paulista e logística doída pra fazer) no confronto direto por playoffs e aquela suada décima segunda vaga. Já o Basquete Cearense com direito a portões abertos e sem cobrança de ingresso(algo que decidiram aderir e acertam na mosca com isso) na quarta pega Rio Claro em Fortaleza(e será que vai dar tempo de ir de um extremo ao outro pra se preparar pra quarta feira? Até logística parece meia desumana).
Anote aí os Cestinhas de cada lado lá no show da Serra Gaúcha: Lado Cearense teve 13 pontos do Toledo, 12 do Audrei, 12 do Duda, 11 do Rashaun e 10 do Davi Rossetto. Já o lado Caxiense teve 20 pontos do Betinho(embora na hora decisiva ele não apareceu e nem jogador decisivo ele é de fato, quem acompanha o basquete sabe bem disso) e os 11 do Rafael Stábile.