quinta-feira, 14 de abril de 2016

Em jogo de pura tensão, Rio Claro vence Franca e está nas quartas do NBB

Foto: Luiz Pires/LNB



Festa Rio-Clarense numa noite memorável de quarta-feira após uma série que se sabia que poderia ir pra 5 jogos e acabou acontecendo. 74 a 64 em jogo de tensão pura, dá pra determinar assim grande parte de uma série entre duas equipes que independente se passariam....teriam que jogar contra o Flamengo onde não adianta só garra e disposição pra vencer uma série e sim bola a jogar.
Thiaguinho sendo aplaudido no jogo 4, o ocorrido triste do assalto ao banco de Franca no jogo 2 e coisas assim acontecendo em série que poderia tudo ser visto no quesito basquete. Eis que no jogo 5....o capítulo aguardado reservou emoção onde as duas equipes não tinham qualidade alguma, mas tiveram que ir no coração e até na goela quase perdendo a voz também seja torcedor, narrador nas rádios ou na transmissão da Web ou gente digitando igual louco do jogo nas redes sociais.
O quesito jogo pode ter sido ruim, mas playoff também é tensão e longe de qualquer mantra que alguns ficam botando por ai trocando e distorcendo conceitos.
Primeiro quarto de jogo, se via as duas equipes bem erráticas e um 16 a 14 a favor do lado francano que estava com o seu jogo redondinho, algo que o Lula Ferreira fez o famoso milagre.
No segundo quarto, a equipe francana girava bem a bola enquanto a equipe rio-clarense simplesmente estava ausente do jogo, estava em qualquer lugar menos no Felipe Karan. E com isso Schneider, Nezinho(querendo decidir jogo de qualquer jeito) e Cauê Borges metendo bola de fora e abrindo 10 de frente. Já se pensava na camisa pesada que Franca tem e com a vitória concretizando mais ainda a chance chegaria e o que era fato podia ser fato mesmo. 34 a 26 pra Franca no intervalo.
Os comandados do Dedé Barbosa....voltam melhor do intervalo e com direito a arbitragem ruim o jogo ficou na famosa tensão. Nem os erros dos lances livres faziam Rio Claro chegar no placar, Eric Tatu, Dedé....apareceram demais e a vantagem caiu pra apenas 1 ponto na roubada do Gui Deodato....53 a 52 e tínhamos um jogo em Rio Claro.
Sobre o acontecimento do Daniel Alemão.....segue a dúvida se foi realmente sem querer ou não. Algo me diz sim que a arbitragem fez o certo ali, e a Web não teve replay melhor pra mostrar o que aconteceu na jogada onde o Isaac ficou desacordado e precisou sair de quadra(o ex Uniceub Brasília e Cetaf Vila Velha fez tomografia e vai receber alta, ou seja, nada demais com o jogador de Franca) e todos sabem que o Alemão entra pesado em algumas jogadas, Alemão passou da conta e sinto que a arbitragem fez o certo ali.
No último quarto, meio que começava tudo 0 a 0 e na parte do ginásio explodir a cada bola, Franca se desorganizou e com isso a festa rio-clarense na vantagem aconteceu com Teichmann, Eric Tatu e Gui Deodato para a vitória acontecer contra todas as adversidades que a série fazia e isso se Franca fosse se classificar estava falando o mesmo sem média aqui. No final, só liquidar a fatura e a vitória acontecer.
Pra Franca(que até ficou no lucro, pois com o elenco que tinha nem passava pra playoff ou na Sul-Americana em grupo onde Jacareí joga e passa), pensar na próxima temporada e se decidir o que quer e contratar peças decentes se tiver grana e limpa em alguns outros jogadores. Já pra Rio Claro, a parada dura é o Flamengo dia 18 no jogo 1 em Rio Claro....embora sei que oficialmente a LNB tá soltando aos poucos, mas deve soltar pra valer quando tiver 10 da noite de sexta após acabar o jogo 5 entre Pinheiros x Minas que a série está empatada igual Francanos e Rio-Clarenses.
Cestinhas do jogo? Rio Claro teve 20 pontos do Eric Tatu, 14 do Dedé e 12 do Gui Deodato(que jogou os 40 minutos). Já Franca teve Cauê Borges com 17 pontos, 16 do Kurtz e 12 do Nezinho.

Disso não dá pra não deixar escapar....

Sei que não sou de falar tanto de NBA neste espaço. Tudo definido nos playoffs que começam neste sábado, agora esta rodada desta quarta que terminou tudo agora a pouco, se chamava a atenção pra 2 detalhes.
1-Golden State Warriors barrando o Chicago Bulls de 1995-96 no quesito melhor campanha da primeira fase e isso é um recorde daqueles sem contar no Curry chegando a 4000 bolas de 3, pra ver como é insano, é dispensa comentários sim o que a equipe fez quebrando recordes impensáveis de NBA.
2-Kobe Bryant e sua temporada de despedida que fechou com vitória no último jogo contra o Utah Jazz após a partida INTEIRA ficar atrás do marcador.....a bola foi para o jogador que marcou história pra NBA agora anunciando sua aposentadoria e de quebra com 60 pontos na vitória que foi decidida nas mãos dele pra fechar com chave de ouro. Homenagens de ex jogadores, jogadores da época, gente de TV, e até todo o mundo com ao menos uma mensagem foi falar algo do dia deste jogador que dispensa comentários no quesito bola e currículo. Kobe Bryant senhoras e senhores.
Disso não dá pra não deixar escapar......

LDU 2 x 3 Grêmio: Libertadores 2016 no blog!

Foto:  Grêmio FBPA / Divulgação





Preparação bem feita, um futebol daqueles onde era lógico o sufoco no final somado a uma LDU onde nos últimos anos foi a equipe mais fraca e uma classificação no grupo onde tudo beirava a decisão em última rodada. Chega a rodada final e Grêmio x Toluca vira cumprimento de tabela porque as duas equipes estão garantidas na próxima fase.
Um 3 a 2 que deu gosto de ver, deu gosto de acompanhar e o Grêmio mostrou que é possível não se viver ou se calçar das mesmas desculpas de sempre e sim encarar de igual pra igual jogos assim.
A LDU até teve gol anulado no começo e muita pressão ainda mais nas bolas na área, só que com o passar do tempo na própria primeira etapa o Grêmio tomou o controle do jogo e abriu o marcador no passe do Giuliano para o Luan tocar na saída do goleiro e até deixar o Ayovi sentado para abrir o marcador. Enquanto a LDU se perdia no jogo, o Grêmio aproveitava pra dominar tudo e fazer uma partida super responsável por mais que alguma hora não conseguiria manter o ímpeto. 2 a 0 veio quando na jogada mais uma de Giuliano serve desta vez Bobô que botou lá dentro e marcou o segundo gol gremista.
2 a 0, domínio gremista....partida tranquila, certo? O Péssimo momento de tomar um gol foi a 30 segundos de jogo quando Morales avançou com a bola na intermediária e achou Quinteros dentro da área livre, leve e solto para tocar para o gol e inflamar até o torcedor em Quito. Só que a ducha de água fria veio na bomba do Walace indefensável e o 3 a 1 no placar apesar da LDU ter pressionado demais com o passar do tempo e o quanto que o Grêmio recuou, a equipe equatoriana até desconta com Cevallos em chute despretensioso que me deu impressão que o desvio matou o Marcelo Grohe na trajetória da bola.
E depois disso, só jogo apertado, só abafa, só ataque contra defesa e o Grêmio na valentia segurou a vitória que tanto merecia por prevalecer inteligência na hora de jogar e a classificação tá garantida.

Na LNB Argentina, Olímpico vence fácil Libertad

Foto: LNB Contenidos




Foi a partida que este que vos fala escolheu na noite desta quarta na Liga Argentina de Basquete/Liga Nacional de Basquete e me lidei com uma equipe que no tempo todo jogou, dominou marcador e não deu chances no 98 a 62 sobre o Libertad de Sunchales. As duas equipes estarão no playoff, o Olímpico como uma das melhores campanhas e o Libertad de Sunchales pra fazer frente as equipes na frente da sua tabela precisa jogar basquete e não oscilar tanto como as vezes ocorre.
Cayole, Williams, Cantarutti, Guaita....jogadores que deram muito descanso para os principais quando se abriu um 33 a 17 no final do primeiro quarto simplesmente avassalador. E isso não mudou no segundo quarto, e até abrindo com quase 35 pontos de frente.....assim foi indo durante toda a partida....um verdadeiro passeio, jogo fácil onde ninguém esperava isso pela a campanha das duas equipes.
Corzo, Crotti e Roitman usados e vistos por Fernando Duró pra ganhar minutos em quadra e o Libertad foi botar reservas também....a facilidade é tanta que não dá pra gente ser repetitivo neste quesito por aqui. O Título também ilustra a postagem, 98 a 62 e com os cestinhas/Maximos Puntuadores assim: Olímpico teve 22 pontos do Cayole, 14 do Cantarutti, 12 do Philip e 10 do Van Lacke. Já o Libertad teve 12 pontos do Pablo Barrios e 12 também do Lee Roberts.
E os outros jogos do dia? Argentino de Junín venceu 92 a 85 a La Unión de Formosa jogando em Junín(http://basquetplus.com/articulo/argentino-derrot%C3%B3-la-uni%C3%B3n-con-susto-y-sigue-so%C3%B1ando), Weber Bahía Estudiantes ganhando por 81 a 77 do Instituto(http://basquetplus.com/articulo/argentino-derrot%C3%B3-la-uni%C3%B3n-con-susto-y-sigue-so%C3%B1ando) e o Quimsa ganhando por 87 a 61 sobre o Gimnasia Indalo(http://basquetplus.com/articulo/quimsa-en-su-mejor-momento-87-61-sobre-gimnasia).

SP 2 x 1 River Plate: Libertadores 2016 no blog!

Foto: REUTERS/Paulo Whitaker




Vou assumir uma coisa, estava bem achando que o São Paulo iria parar na falta de qualidade e ser dominado pelo o rival que é muito mais time. Só que era hora do Tricolor ter que ganhar um jogo grande pra ver se dá alguma alavancada na temporada, algo que não acontecia sem contar o replay de tantos jogos ruins.
O Jogo grande era nesta quarta e aconteceu a vitória para um Morumbi lotado como não se via a um tempo, mostrando que a torcida são-paulina tinha que aparecer e apareceu sem ficar de mãos vazias neste quesito.
Se tinha o tal medo do D´Alessandro voltar ao Morumbi e jogar aquela bola que costuma jogar sempre que encara o São Paulo....não adiantou muito embora jogou o de sempre no quesito jogar bem no Morumbi. Se tinha o receio da qualidade riverplatense, só que isso não adiantou também. Se tinha o quesito Lugano no banco que parecia desculpa para alguma derrota acontecer...só que se virou sem ele. Se tinha tantos fatos que se ficarmos enumerando, ficamos até a sexta falando só disso.
Foi um jogo complicadíssimo onde o River Plate foi pra cima, só que o SP em atuações ótimas do Ganso, do Calleri e até do João Schmidt(que foi expulso na entrada a um jogador no segundo tempo) pra fazer ao menos o São Paulo sair do marasmo de jogos sonolentos. O Calleri apareceu, com bola na rede no primeiro tempo e no segundo tempo abrindo o 2 a 0 onde tudo parecia indicar vitória são-paulina, mas o jogo só acaba quando termina e eis que Dênis deu aquela mãozinha para o gol do River quando o Alonso fez o gol de descontos do River Plate e no final quase falhou de novo, a sorte que tinha o Maicon pra mandar pra escanteio a bola.
No final um 2 a 1 tenso, emocionante, daqueles que o São Paulino pode guardar como um começo de reação, só eles quererem embora em certas coisas o SP segue a mesma coisa. Vangioni expulso naquela confusão que originou e com direito ao meia riverplatense simplesmente dar tapa no Calleri como se fosse coisa antiga de "Superclásico".

Racing 0 x 1 Boca Jrs: Libertadores 2016 no blog!

PS: Sem foto infelizmente!!!





Festa nas arquibancadas do "El Cilindro" durante todo o jogo naquele espetáculo que as torcidas Argentinas fazem bastante e algum dia até gostaria de estar no meio desta festa nem que seja só pra sentir tudo.
Num jogo destes, o detalhe fez a diferença e a diferença foi dada na segunda etapa quando o Boca Jrs já fazia por merecer o 1 a 0 mesmo fora de casa.
Como foi o jogo? Jogo que foi pegado, cheio de entradas duras sendo que uma delas tirou Pablo Pérez do jogo onde o volante bom de bola Videla pegou duro o jogador xeneize e o árbitro deixou o pau quebrar.....equatoriano que mal sabe o que é um jogo argentino desse calibre. E a arbitragem foi tão ruim que até deixaram de marcar uma penalidade para o Racing onde a bola tocou na mão do Fabra na área.
Na segunda etapa, o Boca dominou enquanto o Racing tentava sair do sufoco com alguma jogada do Gustavo Bou, mas nada de especial. "El Xeneize" dominou em cima da "La Academia" e quanto tudo parecia que ficaria no 0 a 0, a classificação xeneize veio quando o Lodeiro apareceu na surpresa pra desviar cruzamento rasteiro e fez o gol da vitória. Lodeiro que pra quem não sabe ainda, jogou por aqui, no Corinthians e no Botafogo.
Boca classificado e o Racing tendo que resolver a vida em La Paz contra o Bolívar pra se classificar.
É o Boca do Schelotto na próxima fase.

Santa Cruz 2 x 2 Bahia: Copa do Nordeste 2016, semis no blog!

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press



É a Copa do Nordeste, o Bahia arrancou um grande empate onde tem a vantagem de empatar até o 1 a 1 sem contar a vitória simples que dá a classificação.
O Santa terá que buscar jogar se quiser ir pra final da Copa do Nordeste e disso é um fato consumado.
Falando do jogo em si, antes do gol do Hernane para o Bahia a partida era tipicamente bem ruim, embora se existia muito equilíbrio nela. Bahia jogando na falha do outro e o Santa do Milton Mendes não conseguia se soltar.
Com isso, o gol do Hernane saiu e o Bahia abria o placar no Arruda. Depois disso, o Tricolor pernambucano seguia desorganizado, seguia mal e o Keno resolve pegar a bola para chutar e marcar um golaço sem marcação quase e o empate acontece no Arruda, 1 a 1.
Na segunda etapa, parece que a conversa do Milton Mendes deu certo igual em outros jogos e o Santa Cruz voltou tão melhor no jogo que pressionou o Bahia e o gol era questão de tempo. Empate com bola sobrada para Grafite marcar, é ótimo quando Grafite volta a marcar gols...é a dele. Vantagem a favor do Santa, o Bahia sem fazer muita coisa nesta parte do jogo e eis que surge uma penalidade que foi, Luisinho bate, bola do lado e goleiro do outro para o empate do tricolor baiano no jogo entre tricolores, pode ter sido o gol de classificação pra grande final ou não.
E a outra semifinal? Logo mais, nesta quinta quando Sport x Campinense se enfrentam e o Francisco Diá, treinador do Campinense estava de olho no jogo do Arruda, até foi entrevistado no Esporte Interativo no intervalo.

Copa do Brasil 2016 nesta quarta

ATLÉTICO PR 1 X 0 BRASIL DE PELOTAS(ATLÉTICO CLASSIFICADO)
Começo falando do sufoco, do sofrimento atleticano contra a equipe xavante no 1 a 0 onde a equipe jogou nada mas se classificou.
A primeira etapa não teve tanta movimentação dentro de campo, mas fora estava um espetáculo a parte com direito a gente na organizada se alternando no quesito silêncio e cânticos.
Tivemos Arbitragem ruim? E como tivemos, viu....uma arbitragem que foi pra passar na famosa raiva além da atuação da equipe e digo mais...se o Brasil de Pelotas não se acertar, a vida do Zimmerman deve durar pouco com alguma demissão dele e não adianta culpar repórter por crise. Na segunda etapa, teve as entradas do Walter e do Hernani(o Autuori com papo de poupar jogar é uma PIADA), teve o Wéverton fazendo um milagre onde todo mundo entende porque as vezes prefiro goleiro de outras praças e em outras praças se existe goleiros bons que mereciam chances na seleção. Depois disso, o Atlético foi pra cima, perdeu gols com um deles sendo do Marcos Guilherme que não é o cara da finalização, até o gol chegar quando houve o toque na área, bola ajeitada para o Hernani que finalizou no canto do Eduardo Martini que fez uma cera do caramba durante o jogo e foi punido assim.
Os instantes finais foram originários de sufoco, Xavante na pressão e nas bolas na área e no final tudo segurado e Furacão na próxima fase da Copa do Brasil.


GUARANY DE SOBRAL 0 X 3 CORITIBA(CORITIBA CLASSIFICADO)
Mais um time escalando reservas na Copa do Brasil e os reservas conseguiram conquistar a vitória com direito a Ortega e Benítez em campo.....em jogo onde quase o tempo todo só 1 time jogou bola em Sobral. Em 15 minutos, já tinha bola na trave do Leandro e depois o Leandro completando cruzamento do César Benítez para fazer o gol coxa-branca que dominava o tempo todo o jogo.
A única oportunidade do Guarany de Sobral foi onde Elisson evitou numa ótima defesa no chute do Tininho, mas o 2 a 0 veio quando Leandro de fora da área chuta no ângulo e marca um golaço para o Coxa.
Na segunda etapa, o Coritiba seguiu administrando um jogo que foi transformado em fácil(e esse mesmo time de Sobral foi dar trabalho pra Fortaleza e Ceará no Cearense.....pois é) e deu tempo no final de jogo do Ruy cobrar a falta e fazer o 3 a 0 final.



PARNAHYBA-PI 2 X 1 PORTUGUESA
A vitória histórica que até fez a turma piauiense dar até volta olímpica como se fosse título de Brasileirão, é porque trata-se da primeira vitória deles em todas as participações da Copa do Brasil e o momento era propício para isso devido ao replay de futebol que aconteceu praticamente do jogo contra o Atl. Sorocaba que quase fez perder jogo e cair pra série A3. No mais, é a Lusa sem comando, sem presidente, sem elenco, e sem rigorosamente nada onde seu torcedor seguirá sofrendo se depender de muitos. Não dá pra ver a Lusa perder jogo, sem correr, sem ter um pingo de vergonha na cara e além de tomar a virada em alguns minutos ter uma falta de vontade para tudo.  Se vê o Bruno Mineiro falar em Lusa resolver a sua vida, já o Gustavo Tocantins vive no mundo da lua em falar de desatenção....como desatenção se existe um Renan batendo igual a mãe e a Portuguesa fazendo faltas até dizer chega, batendo até dizer chega.
E até vi o estádio que a Lusa foi jogar, Paulo Sodate estava narrando bem perto do público por onde ficava as cabines e a CBF aceita tudo isso na maior várzea, o tal Piscinão não tem condição de mandar jogo e a Portuguesa ainda jogará a com Canindé vazio devido a punição do ocorrido contra o Vila Nova na série C.
Quando saiu o gol de cara do Caio Cézar, se achou que a situação mudaria só que esqueci que esse elenco rubro-verde não dá pra confiar e se conta nos dedos quem se salva. Batida do Caio Cézar no canto para abrir o placar pra Lusa.
Depois disso, a Portuguesa parou de jogar e viu o Parnahyba ir pra dentro e o empate aconteceu e logo após a virada com o Ramon para o 2 a 1 piauiense em minutos. E quando a fase tá ruim....até o Luis Carlos lesiona e o Douglas teve que entrar no gol. E se não é o Douglas, teria mais gol piauiense no jogo, era nítido que a forma de jogar rubro-verde não daria reação alguma e no final terminou desta forma com volta no Canindé dia 26 e vitória do Parnahyba e já estão falando em eleição de presidente pra dia 28/04 nos lados do Canindé.
Enquanto nada se muda, o torcedor lusitano sofre e o Parnahyba vence de forma histórica para eles, já que depois de tantas participações....uma vitória ao menos.



REMO 0 X 1 VASCO
Honestamente falando? Já esperava que desse essa dureza onde no máximo tivesse alguém fazendo gol no final. Parece que as equipes se equivalem até demais, não consigo honestamente dizer que esse time do Vasco é tudo o que alguns preferem contar por ai, não dá pra fazer média......só muda a série, se o Remo jogar decente na volta até consegue forçar penalidades em São Januário sem surpresa.
A primeira etapa foi bem equilibrada, até teve 1 chance pra cada lado.
Na segunda, já se viu o Martín Silva salvando duas bolas remistas onde numa delas Chicão chutou e em outra o Max cabeceou. Quando tudo parecia ficar no 0 a 0....o Thalles aparece na área para desviar na bola e marcar a vitória vascaína no Mangueirão.


NÁUTICO-RR 2 X 3 VITÓRIA
Ahhh Vitória.....com um jogo fácil em suas mãos e no final um gol tomado e jogo de volta desnecessário onde vai pro nono ano sem eliminar o jogo da volta na Copa do Brasil. E o gozado que isso pareceu um repeteco do domingo, ao que consta.
E as rádios da Bahia? Todas no jogo do Bahia e uma das que deram atenção ao Vitória foi a Rádio Metrópole, não sei algumas outras(só pude saber de Tudo FM e Transamérica que só foram de Bahia). E o Vitória é mais um time a poupar jogador e a meter reserva em campo.....assim fica complicado. Já de cara, o Marinho em noite inspirada já se livrou de 3 marcadores e bateu pro fundo do gol abrindo o placar para o rubro-negro baiano e ainda ampliou 3 minutos depois.....só dava Vitória no jogo e com Marinho infernal.
Lá na reta final do primeiro tempo, o time de Roraima descontou num corte errado do Vinícius que resultou em gol contra e 2 a 1.
Na segunda etapa, apesar do placar que não evitava a volta se via que era pura tranquilidade e domínio baiano no jogo, até que bola na mão do zagueiro do Vitória e pênalti para o Náutico de Roraima onde Fernando Miguel pega a cobrança e na sequência do pênalti....gol do Vitória de novo com Marinho em cruzamento rasteiro do William Henrique.
Vitória evitando a volta, jogo tranquilo e no final.....falha de todo mundo e  Romário fez o gol da volta e a turma de Roraima ir pra Salvador.



SALGUEIRO 1 X 1 FERROVIÁRIA(FERROVIÁRIA CLASSIFICADA)
Finalizo a postagem da Copa do Brasil falando da classificação da Ferroviária onde foi conquistada na base da raça, da garra perante a uma defesa de vantagem não tão fácil assim.
Na primeira etapa, o Carcará simplesmente pressionou no jogo com direito a Rodolfo fazendo defesa desde já e sem falar que com o passar do tempo os espaços eram abertos para o contra-ataque da Ferroviária, num destes contra-ataques surgiu o gol do Fernando Miguel para a Ferroviária.
O Salgueiro sofreu com as lesões que fizeram forçar a queimada de alterações no jogo, e isso custou caro demais.
Na segunda etapa, o Salgueiro seguia parando na finalização péssima e o empate só veio com o Cássio aproveitando sobra da falta e o 1 a 1 no placar, onde até cheguei a ouvir a 102 FM de Salgueiro e gostei de ver, é até uma boa transmissão deles(a Cultura de Araraquara fez cadeia com eles), ainda teve tempo do Renan na expulsão e o Rodolfo Potiguar foi expulso, 1 expulsão de cada lado e a Ferroviária que fisicamente se notava nos relatos estar arrastada em campo...aguentou firme e se segurou.
A Ferroviária pegará o Fluminense do Levir Culpi.