domingo, 1 de maio de 2016

Santa Cruz Campeão da Copa do Nordeste 2016

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press





A invasão de torcedores do Santa para fazer o estádio em Campina Grande, com direito a ônibus irregulares(torcedor desceu deles e foi a pé até Campina Grande mesmo que chegasse lá e não conseguisse entrar) e a papo de tudo, com direito a provocações que vi sadias de ambos os lados e a final com final feliz em favor do Tricolor do Arruda onde a festa vai demorar a parar apesar da maratona de jogos ser o começo apenas por ter jogos de ida e volta no Pernambucano.
Primeiro título do Milton Mendes na chegada ao Santa e nada mais nada menos que a Copa do Nordeste pra conquistar sobre o Campinense e sua ótima campanha que bateu na trave no comando do Francisco Diá.
A primeira etapa de jogo, quase não teve jogo em si, teve um jogo em puro tédio com poucas oportunidades. E essas poucas oportunidades foram a favor do Campinense onde Tiago Cardoso levou vantagem no cara a cara com os atacantes da Raposa de Campina Grande, numa delas quando Jussimar recebeu a bola cara a cara e o goleiro tricolor levou vantagem.
A melhor chance do Santa na primeira etapa, veio com Grafite que foi por cima do goleiro Glédson.
Na segunda etapa, tudo se guardou para a fase final onde a emoção se tornou fato no Amigão em Campina Grande. Os olhos no nordeste estavam todos para lá e depois de um começo equilibrado no segundo tempo, o Campinense começou a pressionar e aos 25 minutos a bola sobra para Rodrigão que bate rasteira no canto de Tiago Cardoso pra fazer o 1 a 0 para o Campinense.
Eis que minutos após, o gol do título do Santa apareceu. 33 minutos do segundo tempo, Keno pedala para cima de Negretti, pela esquerda, e cruzou. A bola encontra Arthur, que chutou a bola que explodiu em Tiago Sala e voltou para Arthur. O atacante tricolor bateu de primeira. Inapelável para o Glédson e o gol do título ficou por ai. Os instantes finais foram de abafa do Campinense, o Santa segurou na raça e a festa é Pernambucana em Campina Grande onde Milton Mendes fez aos poucos milagres com um elenco que ninguém dava nada e a maratona apenas começou, porque tem Pernambucano na quarta e no domingo.
A festa é tricolor, o povo tricolor está em festa! Parabéns ao Santa Cruz campeão inédito da Copa do Nordeste 2016.
E sim, propago o gol via Aroldo Costa da Rádio Jornal do Recife que está no meio deste post aqui: http://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2016/05/01/santa-cruz-empata-em-jogo-emocionante-e-levanta-a-taca-do-nordestao-46296

Estaduais 2016 e suas finais neste domingo!

Vamos a elas! Muitas finais nos jogos de ida e demais destaques.



PAULISTA
Começamos com a final Paulista, Santos x Audax e a ida em Osasco com direito a 1 a 1 onde tudo será definido na Vila Belmiro no próximo domingo como até confesso que já esperava pelo o motivo do jogo mesmo que as próprias equipes iriam proporcionar de fato. Jogo aberto, cheio de chances e movimentação dos dois lados proporcionando finais em alto nível.
Claro que em grande parte do primeiro tempo, embora as duas equipes tinham jeitos e comportamentos próprios, ninguém iria se arriscar logo de cara. A melhor chance só veio de fato aos 35 do primeiro tempo quando o Ricardo Oliveira meteu bola na trave do goleiro do Audax e ainda deu tempo da bola ir ao travessão no chute que o goleiro do Audax espalmou, no rebote o Vitor Bueno chutou em cima do goleiro Sidão da equipe de Osasco e foi praticamente isso a primeira etapa lá em Osasco.
Na segunda etapa, a mudança do Fernando Diniz deu certo e o Audax voltou a ser aquele que impressionou todo mundo e o gol saiu quando Tchê Tchê cruza para Mike que se livra da zaga do Peixe e marca o placar aberto lá no bairro do Rochedale em Osasco, 1 a 0. Que os Santistas comecem a rezar desde já pra contar domingo que vem com Lucas Lima, a lesão é feia e séria e perder o principal jogador é algo pra preocupar embora o Santos também pode ter reposição para conseguir jogar e reverter resultado na Vila Belmiro. Vanderlei ainda evitaria uma bola que quase fez o Audax marcar o 2 a 0.
Eis que o Tchê Tchê comete um erro, erra o passa, dá de bandeja a bola para o Ronaldo Mendes que tem entrado bem nos jogos e ele chuta sem chances para Sidão marcando o empate em Osasco e semana que vem, tudo vai se definir no Paulistão 2016 que teve todos os artifícios, até drone apresentando a bola.......mas no final 1 a 1 e volta na Vila Belmiro onde devemos ter lotação também.


CARIOCA
Olha, numa final os detalhes podem acontecer contra e a favor cada clube. Neste 1 a 0 Vascaíno.....falhas e expulsões que custam caro.
Botafoguenses, que tal a gente não reclamar do lance do Sassá que foi justamente expulso? Deu pra quebrar no cara e tem gente achando que isso só foi apenas pra amarelo.....o Sassá só sabe correr, pra pensar ele não é aquele jogador que pensa, corre feito um boi bandido, corre igual touro onde raciocínio zero, cabeça baixa e por ai vai.....e lembrem-se que 5 meses ele estava fora e essa falta de ritmo pode ter matado. Foi mais com a volúpia do que com a inteligência e no final, complica as opções para semana que vem, o Sassá foi conseguir ser burro no lance.....deu no que deu. Segunda coisa, por uma partida tão igual, detalhes podem sacramentar certas coisas embora ainda não acabou, semana que vem tem mais. O Jéfferson conseguiu falhar feio no lance onde a bola era totalmente dele, se vai sair do gol....que se saia com segurança, porque insegurança é a pior coisa que tem ainda mais numa final de campeonato seja ela de Estadual ou não. O Melhor goleiro do Brasil, acabou falhando de forma rara em um lance que era todo do Renan Fonseca também.
Se o público foi ótimo no Maraca, claro que foi e a tendência domingo que vem é esta também. Sobre falas do Cuca que alguns repercutiram e a do Carlos Eduardo Pereira com papinho de Arena Botafogo sendo que o nome do estádio na Ilha é o Luso Brasileiro....durante a semana posso até de forma sucinta falar sobre isso em alguma postagem por ai, não é momento pra falar disso.
Sobre o jogo, o Botafogo volta a perder caminhão de gols, volta a ser melhor igual ao jogo de São Januário onde se cansou de perder gols. Ribamar, Bruno Silva que o digam parando no Martín Silva e na falta de pontaria enquanto o Vasco chegava pouquíssimo ao gol do Jéfferson e quando chegou foi só na segunda etapa numa bola parada e numa outra que sobrou para o Nenê além do gol do Jorge Henrique(tomar gol de cabeça do cara, é pra acabar também).
Tá tudo em aberto, as falhas custaram o jogo e semana que vem se o Botafogo for reverter com todo mundo de volta....terá que tomar cuidado com este detalhe enquanto o Vasco não deve sair da zona de conforto, mas melhor que qualquer palpite a dar sobre o que pode acontecer semana que vem aqui.....melhor esperar por semana que vem, nada tá definido e volto a repetir: Jéfferson falhou e o Sassá foi burro na sua expulsão, chegou atrasado no lance e foi bem expulso.



CATARINENSE
E o Catarinense? JEC x Chape na primeira, na ida na Arena Joinville e a Chapecoense dando um senhor passo embora o próprio Joinville mostrou que pode ganhar lá na Arena Condá.
Se eu disser que até a Chapecoense podia ter liquidado a final desde o primeiro tempo, vocês acreditam? Aquele futebol que fez ser campeão de turno parece que voltou de fato.
No primeiro tempo, o Joinville chegou a pressionar, mas com o passar do tempo a Chapecoense equilibrou as coisas com direito as bolas paradas do Cléber Santana assustando como em outros tempos e até teve uma outra do Lucas Gomes que foi o perigo para a turma de Guto Ferreira(porque Bruno Rangel no banco?) e um 0 a 0 no primeiro tempo que foi desta forma.
Já na segunda etapa, as equipes mexeram de cada lado, o JEC criou chance com Diones mas o Gimenez salvou, cada bola na área da Chape era um susto danado e até nas faltas batidas levando perigo o jogo ficou igual. Até que 37 minutos do segundo tempo, cruzamento vindo da direita e o Ananias sobe de cabeça entre a zaga do Joinville(tomar gol de um cara mais baixinho, não pode!) para marcar o gol da Chapecoense e ainda teve tempo de bola na trave do Lucas Gomes onde quase que nisso a Chapecoense matava o campeonato de vez pra jogar um pouco mais com o burro na sombra semana que vem.
Domingo que vem a decisão em Santa Catarina, Chapecó deve estar lotada e a Chape com tudo pra vencer, embora o JEC já mostrou que pode jogar bola e reverter isso.
E propagando o gol do Ananias narrado pelo o Fernando Doesse na Rádio Chapecó: http://radiochapeco.com.br/podcasts/ouvir/id/3569?title=1%C2%BA+jogo+da+decis%C3%A3o+-+Joinville+0x1+Chapecoense%2C+dia+1+de+maio+de+2016.+Gol+de+Ananias.Narra%C3%A7%C3%A3o+-+Fernando+Doesse.


GAÚCHO
Jaconi em baita festa, torcedor do Juventude fez uma festa daquelas para seu time na chegada e no final o Inter faz o 1 a 0 e fica a um passo do título no Beira-Rio domingo que vem.
Enquanto falava acima do Sassá sendo expulso de forma burra, o que falar da expulsão do Vitinho no Inter onde até o Argel conseguiu ter razão em sinalizar “usa a cabeça”, expulsão totalmente burra e descabida do jogador do Internacional.
A final que começou empolgada com direito a Roberson em menos de 1 minuto perdendo gol para o Juventude. Depois foi Roberto a perder a oportunidade em favor do Juventude que estava bem no jogo enquanto o Inter totalmente recuado e na cautela(Argel e seus pés no chão segundo o próprio antes do jogo) e aos poucos o Inter via que dava para chegar lá e acabou chegando quando no lançamento do Vitinho o garoto Andrigo chutou sem chances para o Elias e o 1 a 0 em favor do Colorado no Jaconi.
Teve Alisson espalmando bola, teve gol anulado...e o Inter se safando. Na segunda etapa, até o Inter teve chances de liquidar a fatura, mas Elias não deixou e sejamos honestos aqui: Elias que evoluiu durante a competição, tá longe de ser aquele goleiro confiável, mas o cara deu uma evoluída durante a própria competição.
O Juventude de fato pressionou o Inter bem após a expulsão do Vitinho que volto a dizer: foi de uma Jumentice danada! Mas os chutes a gol, o incomodo que poderia haver.....não aconteceu e o Inter segurou o 1 a 0 onde está perto do título no Gauchão 2016 e o Juventude terá que jogar se quiser chegar lá além de imensa superação.
Achei o Inter jogando mais por eficiência do que por futebol mesmo, é que nem foi o Vasco mais em cima, com AS DEVIDAS PROPORÇÕES.


PARANAENSE
Atletiba na final do Paranaense, com direito a primeiro jogo no sinteticão da Arena da Baixada e mais uma chance para o Atlético PR parar de pipocar, pois nos últimos anos e nos últimos jogos que se jogou contra o Coritiba até as vezes tendo melhor campanha ou não....sempre se perdia ou sempre se escapava algum título e o lado coxa-branca se dava super bem até com direito a freguesia.
PARECE que com o 3 a 0 caminhado hoje, pode acontecer o revés disso e um basta nisso. O Atlético finalmente jogou algum futebol embora o primeiro tempo foi mais disputa do que futebol propriamente dito. Muitas faltas, poucas chances e um atletiba que chamava mais atenção fora do que dentro. Alias, já fui saber de noticias que o bicho pegou fora antes do jogo começar, o que é absurdo e repudiante como sempre.
A segunda etapa, foi a segunda etapa da definição do jogo por mais óbvio que eu possa falar por aqui. Aos 7 minutos, jogada ensaiada que dá certo, Léo cruza na linha de fundo e Thiago Heleno sobe para marcar o 1 a 0 do Atlético sobre o Coritiba.
Depois disso, o Coxa sente o gol e quem consegue aparecer bastante é Hernani onde era senhor no meio de campo. O 2 a 0 nem demora muito a chegar, quando Ewandro(ex SP e que já está a uma temporada em Curitiba) mal entra do banco, a zaga do Coxa se atrapalha e o tapa é dado para o fundo do gol para ampliar o placar. Até o torcedor se perguntava: Agora vai?
O Coritiba quase teve chance de descontar nas bolas do Negueba e do Reginaldo mas o Weverton fechou o gol. No contra-ataque o Coritiba tentou parar com falta, falta essa que resultou o 3 a 0 atleticano quando Hernani bate bem a falta e o goleiro fica parado nela.
E falando em expulsões burras, jumentices daquelas.....no Paraná também teve expulsão desse tamanho igual a do Sassá e a do Vitinho em outros estaduais. Hernani que já tinha tomado cartão amarelo quando comemorou o gol(naquela palhaçada que os árbitros estão dando cartão por isso, onde daqui a pouco nem gol pode comemorar mais) e a falta no Negueba foi desnecessária também.
Só que isso não foi o suficiente pra mudar nada e a vantagem levada pra domingo que vem no Couto Pereira, só perde se fizer muita besteira. O Coritiba se encontra em situação complicada demais.
E finais assim, é pra quebrar paradigmas mesmo.


MINEIRO
E esse gol do Galo no final de jogo apesar de perder por 2 a 1? Gol que deu sobrevida a uma equipe que jogou rigorosamente nada e viu o América podendo ter liquidado tudo hoje. Domingo que vem no mesmo Horto, tem jogo em aberto a vista e com direito a retranca americana a vista, onde não duvidaria disso.
Aguirre errou? Errou na escalação veementemente. Nisso, tem que ser dito.
Robinho era pra bater pênalti? Com tantos outros a bater pênalti, nem no Santos ele batia penalidade.....porque ele tinha que bater pênalti ali? Não é e NUNCA FOI A DELE.
O jogo teve o Atlético obviamente buscando o jogo e o América esperando uma bola, e essa bola aconteceu em favor dos comandados do Givanildo Oliveira quando Danilo se livra de Marcos Rocha e faz o gol do Coelhão no primeiro tempo.
Já na segunda etapa, mal no começo dela.....o 2 a 0 do Coelhão quando Danilo chuta, a bola desvia no Marcos Rocha e engana o Victor. Ainda o Victor salvaria o Galo do pior em contra-ataque.
Quando o resultado ficaria desta forma, surge o gol do Pratto no finalzinho para descontar e botar sobrevida ao Galo na final do Mineiro semana que vem no Horto.


GOIANO
Tudo indefinido para o Serra Dourada semana que vem, é do 0 a 0 na final do Goiano no Jonas Duarte aconteceu. Anápolis e Goiás, é do que estou falando por aqui.
Primeiros 20 minutos de jogo, com oportunidades pra ambos os lados. Cabeçada do Michel Platini(ex Gama e ex muitos clubes no Futebol de Brasília e agora no Anápolis) no escanteio, chute onde a bola pegou no goleiro e na trave, lance que o Ivan(o ex JEC foi titular na lesão do Renan no gol do Goiás) sai mal e a zaga corta e assim foi o começo de jogo em Anápolis. Depois disso, o jogo deu uma senhora esfriada e ficou assim na chegada ao intervalo.
Na segunda etapa, chances para ambos os lados e a melhor veio com 2 bolas no travessão sendo uma delas na cobrança no desvio do Lucas Sotero.
0 a 0, domingo que vem no Serra Dourada tudo se resolve entre Anápolis e Goiás.

CEARENSE
Só um milagre tira o título das mãos do Fortaleza, acho até que é a série mais definida dos estaduais pelo o Brasil e enfim o Fortaleza chegando lá, sem Ceará pra atrapalhar e sem nada que impeça. 4 a 1 e ainda foi pouco em cima do Uniclinic, ataque contra defesa, domínio total e sem muitos sustos.
Ainda juntando a entregada da zaga adversária.....tudo ficou bem mais fácil. Lima marcou o primeiro, Anselmo ampliou aos 35 e somado ao Uniclinic mal na zaga e em tudo......Juninho fez o 3 a 0 no começo do segundo tempo, o jogo depois disso fica controlável e até o Uniclinic desconta com Marcelo Amaral na sobra de uma falta e ainda deu tempo do quarto gol surgir e o Leão do Pici só perde o título se quiser. Sem mais.


BAIANO
Olha o Vitória saindo na frente no Ba-Vi da final que domingo que vem o jogo será na Fonte Nova. É do 2 a 0 em favor do rubro-negro baiano no Barradão que estou falando.
Primeiro tempo que antes da penalidade em favor do Vitória, teve um jogo onde não estava com grandes emoções. A penalidade surgiu, quando Vander foi derrubado por Tinga em lance duvidoso de fato.....Diego Renan converte e faz o 1 a 0 para o Vitória. Depois disso, o Vitória domina o primeiro tempo por inteiro a ponto de ampliar o placar com o chute de fora da área do Amaral para o 2 a 0 para o rubro-negro baiano.
Na segunda etapa, jogo caiu de produção, o Bahia sumiu do jogo e sem muita criatividade pra nada. Só jogando bola para tentar reverter de fato a vantagem, pessoal comandado por Doriva tem que ter a consciência disso.
Domingo que vem tem mais na Fonte Nova.




OUTROS ESTADUAIS(Em destaque não necessariamente finais apenas)
No Rio Grande do Norte, teve empate na ida entre América RN x ABC(http://globoesporte.globo.com/rn/futebol/campeonato-potiguar/noticia/2016/05/abc-empata-nos-acrescimos-e-frustra-america-rn-no-primeiro-jogo-da-final.html ). Já no Mato Grosso deu Luverdense abrindo 2 a 0 na final contra o Cuiabá, no Mato Grosso do Sul o Sete de Dourados vai pra final do Estadual(http://globoesporte.globo.com/ms/futebol/campeonato-sul-mato-grossense/noticia/2016/05/emocao-ate-o-fim-sete-vence-mas-gol-de-chulapa-reabilita-colorado-na-final.html ) e nas Alagoas deu  CRB saindo na frente na final(http://globoesporte.globo.com/al/futebol/campeonato-alagoano/noticia/2016/05/esquecidos-fazem-diferenca-no-1-classico-das-finais-e-crb-bate-o-csa.html )
Teve a A2 onde o Santo André no sábado segurou o Barretos e conquistou a vaga pra final e a subida para a A1, e vai encarar o Mirassol que fez 2 a 0 contra o Batatais e os dois estarão na final, os dois estão na A1 do Paulista ano que vem.
Já em outros estaduais, destaco o Caxias na segunda divisão gaúcha onde venceu o União Frederiquense sendo que estava cumprindo tabela por estar classificado a próxima fase: http://www.sercaxias.com.br/imprensa/noticias_detalhes/1297 e por fim destaco a Portuguesa Santista que está na Bezinha, quarta divisão do Paulista que fez 2 a 0 sobre o Manthiqueira de manhã no Ulrico Mursa: http://santaportal.com.br/15127-portuguesa-santista-vence-manthiqueira-e-assume-vice-lideranca-do-grupo-4