quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Jogos Olímpicos do Rio 2016 e a terça de competição

Alguns detalhes, algumas novidades, contundências, isto é Blog do Igor e isso é Jogos Olímpicos.





COMEÇO COM UM DESABAFO.....
Fico de saco cheio com relação a quererem pautar críticas construtivas a atletas que sabemos que o nível deles no Pan-Americano é um, e na Olimpíada é ruim. A gente viu a Rafaela Silva dando a volta por cima dentro da quadra, enquanto isso vimos uma Joanna Maranhão que é uma atleta simplesmente mediana, nem quero falar da parte política dela porque isso daqui não é Blog de Política, ela pode até se manifestar assim como outros atletas e outros deveriam se manifestar com relação a política independente se comparte do mesmo pensamento ou não, mas a forma coitadinha que está sendo do que correr realmente atrás faz com que ela pare no mesmo. Os desabafos dela e de outros que sabemos que não são aquela qualidade toda(e aqui está falando quem acompanha os esportes e não uma mente futebolística ou machista, até também porque aqui eu analiso competência, qualidade e isso independente de sexo, cor, raça, religião ou posição política ou clubística e disso quem nos acompanha sabe bem como funciona tudo aqui) dão um sono danado como se quem realmente analisa a coisa tivesse que fazer média. Uma pessoa em sã consciência sabe diferenciar uma eliminação ou um mal resultado e suas maneiras, assim como as vitórias vem e vão embora também. Joanna Maranhão, como você é uma péssima atleta e poderia dar a volta por cima correndo atrás igual a Rafaela Silva fez sem precisar hostilizar ninguém e ignorando os abusos que existem sim, você dá sono. E Respeitar não é imposição!!!
Outra coisa que me cansa é toda hora um oportunismo a ser dito, como por exemplo a história da velha comparação entre Marta e Neymar e a diferença oportunista entre o futebol feminino e masculino que todo mundo sabe como é bem tratado. Jogos Olímpicos, Copa do Mundo.....competições onde quem não acompanha acaba falando besteira e quem acompanha acaba se dando mal na moral da história. Oportunismo cansa demais, não é a toa que fico com vontade de sumir e largar de mão tudo, quem quer fazer o sério só se ferra, agora quem brinca acaba se dando bem.....é dureza pura.




BASQUETE....
Ê Basquete, tivemos algumas coisas nesta terça......por onde começo? Quero começar com algo que acompanho, com algo que boto fé, com algo que acredito e a cada jogo não dá pra não se ilusionar nisso. Embora há muito que acertar e o jogo interno não deixará de ser fraco na sua essência, a Argentina se sente em casa e disso é um fato que só aumenta seja no basquete e em alguns esportes, e isso queira ou não faz força danada. A vitória de 90 a 82 sobre a Croácia, teve grandes momentos com vantagem de 15, 18 pontos e na administração embora a Croácia quis chegar no final, chegou a encostar nas bolas do Saric e do Bogdanovic. É como o Manu Ginóbili dizia: "Vitória em jogo importante." Jogo que começou equilibrado, mas depois vantagem que quase encosta para 1 ponto, e penso que o jogo meio que acabou nos lances livres do Scola somado de técnica no treinador croata para sacramentar a vitória. Destacar atuações importantíssimas? Laprovittola, Deck e Garino.....alias o porte vindo do banco de reservas principalmente depois de um quarto onde de 22 pontos somente 13 eram de Scola e até Acuña foi entrar bem quando esteve em quadra. Enfim, é uma Argentina que tem muito a melhorar, só que a atuação agrada. Lembra do meu palpite quando falava em Argentina dentro e em terceiro lugar, até contando vitórias contra Nigéria, uma das europeias e o Brasil? Pois bem, falta a do Brasil apenas que pode ser virada em vitória quinta contra a Lituânia, algo que não é impossível acontecer.
Cestinhas/Maximos Puntuadores desta vitória Argentina, teve 23 pontos do Scola e do lado croata tivemos 19 do Saric. Não adiantou o Mario Hezonja gritar na cara numa cesta, a Argentina vence e convence.
Agora o lado brasileiro, esse lado que ficou feliz e ainda por cima botou a Espanha num 0-2 que pode ser que....terá que encontrar contra os americanos logo de cara ao invés de só na frente. A equipe de Sérgio Scariolo anda sem identidade, sem criatividade para sair da sua zona de conforto que costuma botar sobre os rivais e queiram ou não.....o garrafão só com Pau Gasol tendo que dar conta da situação, não está tão simples e até sobrecarrega jogadores outros nesse meio. Alias, Gasol que toma um toco e ainda erra um lance livre em momento decisivo......a vida do camiseta 4 espanhol tá nada boa nestes Jogos Olímpicos. Independente do resultado, se dizia e direi que o Brasil jogou bola, o Magnano tirou o peso nas costas pois sabemos que ele é muito criticado não por questões de jogo e sim por algo que brasileiro tem a mania de não aceitar o que vem de fora como forma que pode melhorar algum esporte, naquela cabeça pequena de achar que só brasileiro que consegue e quem são os outros pra se meterem, naquela cabecinha nada globalizada e até entendo porque o Magnano tem se cansado na sua maneira, a análise é no visual sobre este detalhe. Um jogo emocionante, a Espanha estava atrás o tempo todo e aí mete bola de 3, o jogo fica lá e cá até o momento final onde a última posse é do Brasil. Huertas vai pra dentro, na bola característica, bola no aro e o Marquinhos que se antecipa a um lento Mirotic e no replay aberto da jogada você verá a percepção do Marquinhos em antecipar, não foi a toa que ele chegou a conseguir dar o tapa enquanto o espanhol perdeu a passada nesta bola, a Espanha ainda teve a chance mas a mal armação de jogada(tem culpa o Scariolo também) custou caro e a festa na Arena Carioca 1 é Brasileira. 66 a 65 que até deixou emocionado Hélio Rubens e o Roby Porto no Sportv, que fez Nenê e Oscar Schmidt apertarem as mãos de acordo com os relatos e nada melhor que uma vitória assim para movimentar tudo que se movimentou, embora alguns sabem que tem nada ganho e é passo a passo assim como a turma argentina(Que tenham gravado o tape deste jogo, viu Oveja!). Cestinhas/Maximos Puntuadores no jogo brasileiro: Brasil teve 11 pontos do Marcelinho Huertas e do lado Espanhol 13 pontos do Pau Gasol. Vitória sensacional e com direito a banco salvando a pátria(Giovannoni, Alex....entrando bem, até a turma de Brasília vê o presente e o passado não muito distante na seleção ajudando o Brasil contra a Espanha).
E o Brasil feminino? Jogou bem, vendeu caro....chegou a abrir quase 15 de vantagem contra a Bielorrússia. mas depois foi outro jogo decidido no final, o Brasil não pode definir o jogo após fazer uma ótima partida e as bielorrussas definiram o jogo em outro jogaço no basquete feminino.
E em outros jogos do dia? Lituânia vencendo no masculino, Austrália e França no feminino em baita duelo que deu 89 a 71 em favor das Australianas que ainda tem Penny Taylor jogando, isso mesmo, graaaande Penny Taylor(ela que é daquela geração que tem Snell, Lauren Jackson e outras).





TÊNIS....
Ê Tênis....teve as suas novidades e as suas eliminações que fico de cara até agora. A Serena e a Muguruza que o diga. A espanhola tomou um estranho duplo 6/1 para a Mônica Puig, algo que em pretensões digamos normais não é resultado para isso e a Serena jogou muito mal e deu Svitolina(que até outro dia teve torneio que a Teliana Pereira ganhou em cima dela, Bogotá em outro ano).
Teve Ferrer que parecia que levaria o jogo facilmente no masculino, mas tomou a virada do Donskoy e caiu mais cedo, o espanhol que não está em fase boa, já o esteve melhor neste quesito, sejamos sinceros. Nadal e Murray seguem firmes e fortes e nas vitórias tranquilas, pude acompanhar.
Sobre Bellucci x Cuevas, não entendi o uruguaio tentando fazer algo que não é a dele ainda mais em 40 iguais no saque dele na pretensão de perder o Break Point e não sei até que ponto o cansaço da primeira rodada influiu nisso. Bellucci deu a volta por cima na partida, no jogão de tênis que todo mundo gostou e eliminou o uruguaio, agora tem o Goffin, buraco que é mais embaixo.
Já a eliminação da dupla Marcelo Melo e Bruno Soares.......lembra quando em outro post falava que poderia dar qualquer coisa nas duplas pelo o equilíbrio existente e sem titubear? Pois bem, as duplas masculinas podem dar até Nadal/Marc López, é chumbo quente para tudo quanto é lado, uma eliminação que se sabia que aconteceria se não fosse bem, é confronto equilibrado, sem corneta alguma.





FUTEBOL
Rodada do Feminino e claro que vou comentar primeiramente o jogo do Brasil, Brasil que botou as reservas e ainda apelou pra Marta no segundo tempo, não entendo os oportunistas de plantão quererem criticar o 0 a 0 ou algo do tipo igual fazem com a dos homens, nem sempre vai ter goleada, tem adversários do outro lado que se fecham e criam dificuldades. Parar com esse tipo de biotipo seria o ideal, mas tá e será difícil, muita coisa para mudar.
E as reservas da seleção até criaram chances, mas a África do Sul teve uma rara chance mas terminou o 0 a 0 e Brasil pegando a Austrália nas quartas. Achei que a Hope Solo falhou mesmo, alias sempre o achei uma péssima goleira.....assim falo do 2 a 2 entre americanas e alemães e as quartas do futebol estão além de Brasil-Austrália(só chumbo grosso):
Estados Unidos x Suécia
Canadá x França
China x Alemanha






VÔLEI DE QUADRA E DE PRAIA
Começo com o de quadra. O que a Argentina fez na manhã desta terça que já passou...........uma atuação que só faz mostrar que existe trabalho com Julio Velasco no comando da seleção masculina Argentina, jogaram muita bola, muita defesa, muita bola que correram atrás para fechar o jogo e complicar a Rússia, 3 sets a 1 e com festa sensacional.
Teve o Brasil que voltou a jogar sem convencer e ainda perdeu set para o frágil Canadá, mas no final um 3 sets a 1 que precisa melhorar demais. Tá tomando set de time inferior ao quadrado.....time do Bernardinho e até ele sabe que não está nada bom.
No Vôlei de Praia, teve a vitória da dupla da Larissa e a dupla do Pedro Solberg perdeu no quase mesmo replay do italiano e isso porque bobearam demais durante o jogo..





JUDÔ
E a dupla Brasileira Victor Penalber e a Mariana Silva(que é irmã da Rafaela Silva que ganhou o ouro na segunda-feira) não se deu bem. A Mariana Silva até estava na repescagem, mas perdeu e batalhando bastante, já o Penalber não foi longe e o Brasil ficou mais um dia sem medalha. E nem dá pra falar em Judô fraco porque....no Judô uma falha pode perder o combate e isso pode a pessoa ranqueada em primeiro ou na posição 540. Embora tecnicamente você pode discutir se um jogador é bom ou é ruim na modalidade, o Judô tem dessas coisas mesmo assim como o Taekwondo mais pra frente que terá isso também.




NATAÇÃO
É Phelps indo para 21 medalhas(mais 2 ontem com direito a revezamento 4x100) e sem contar na Húngara Katinka Hosszu que venceu mais uma medalha de ouro. São 2 feras, presenciar momentos assim é válido para todo mundo.



HANDEBOL
E o Handebol hein? Tivemos a rodada do masculino. Claro que pegarei um destaque para "Los Gladiadores"(Argentina que é conhecida assim no Handebol Masculino, pra quem não sabe) e seu jogo contra a Croácia, primeiro tempo sendo impecável com direito a 3 pontos de frente e até a Schultz salvando a pátria para que esta vantagem de 3 gols embora a Croácia já tinha encostado. Mas era um fazendo um gol e a outra equipe repetia. E quando tudo levava a crer que era gol da vitória......o Pizarro erra um passe no ataque, o Portela fez a falta e além da exclusão, tiro livre da Croácia que resulta em gol. A forma que a Argentina perdeu esse jogo, foi absurdo.







OUTROS ESPORTES E QUADRO DE MEDALHAS.....
Vamos a outros esportes, um deles é o Rugby que o Masculino do Brasil jogou e tomou 26 a 0 dos EUA(sendo que tinha tomado de 40 a 12), teve na ginástica Artística na competição por equipes femininas o ouro para as americanas, chinesas com a prata e o bronze para a Rússia e Brasil em oitavo lugar. Teve 2 a 1 da Índia no Hóquei sobre Grama Masculino sobre a Argentina e sem contar em definição de semifinais no tênis de mesa, eliminatórias no levantamento de peso e o remo tendo realização das provas lá na Lagoa Rodrigo de Freitas.
E sem novidades no quadro de medalhas: https://www.rio2016.com/quadro-de-medalhas-paises





E PRA FINALIZAR, DIZEM QUE É MÁ VONTADE DA IMPRENSA INTERNACIONAL, SEGUNDO UM CERTO PÉSSIMO JORNALISTA.....
Além da sujeira na água do Maria Lenk para os Saltos Ornamentais, agora a notícia de um ônibus recebendo uma bala: http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,onibus-oficial-dos-jogos-olimpicos-rio-2016-e-atingido-por-tiros,10000068244 os lados bons são inegáveis, agora fora das competições.....a realidade tem sido essa. Mas tem jornalista que nunca foi pra lá ou vai pra lá mas vive nas cabines e nos estúdios e que fica dando pitaco como se fosse má vontade alheia quando surge acontecimentos que são chocantes.
Jornalismo deixa de ser verdade para ser algo quando convêm pra todo mundo, é necessário que se relate as verdades, se está bom, está bom, se está ruim está ruim e isso precisa ser relatado.





É isso e nesta quarta com mais!!!