quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Editorial Blog do Igor: #graciasgeneraciondorada!!!!


Fonte: ESPN Argentina!!





Quarta-feira, dia 17 de Agosto de 2016.....um marco daqueles para quem gosta de basquete e para quem tem o conceito de basquete a Geração Dourada(Generación Dorada). Desde o fim do jogo entre Croatas e Lituanos onde deu o resultado que fez a Argentina chegar lá a encarar os Estados Unidos após horas atrás da segunda-feira de classificação perdeu um jogo que seria normal perder para a Espanha(e nem tem o porque amolecerem como alguns brasileiros repetem de forma tonta isso por aqui, pois o escapar dos americanos é o que todos querem num torneio desses) estava preparado para essa despedida que via Argentinos que sigo nas redes sociais ou acreditando no milagre ou insultando os lituanos pela a forma que jogaram e depois até mandariam o famoso "chupa" para os Lituanos porque caíram horas atrás da mesma quarta para a arrumadíssima seleção australiana que merece uma medalha. Me preparei pra esse momento, não pensava que isso aconteceria. Talvez você do outro lado mal entende porque vou atrás de outros esportes e o lado argentino dentre eles na parte do basquete.
Não fazem a ideia o quanto peguei tempo para acompanhar cada exibição deles desde o começo, lá em Indianápolis em 2002(embora tudo começou em Neuquén naquele torneio onde a Argentina atropelaria todo mundo, o comandante era o Magnano e o Brasil era o time que perdia no final lá em 2001) e em demais amistosos que via(quando eram transmitidos por aqui, e até queria que tivesse tido a tecla sap pra acompanhar o Alejandro Pérez narrar, pois ele é a marca desta geração em suas narrações) mesmo se não tinha tanta intimidade com a internet na época....desde aí, a paixão pegou e quando a paixão por algo pega....não dá pra segurar e minha noção de basquete vem da Geração Dourada, a minha cabeça é toda por ela. Tentava dividir com alguém o que se passava e sempre ia escrevendo ao "a ver lo que se ocurre"(a ver o que acontece) e eis que chegava a hora do jogo, pegava meu link para acessar a Directv Sports e prestigiar o trio Carlos Altamirano, Pablo Viola e Pepe Sánchez e com o intuito de desfrutar todo o momento de uma seleção com jogadores que marcaram e que darão espaço para uma outra geração que ao contrário do que muitos pensam com o tempo.....podem marcar história e longe de tontas comparações com o passado e com o presente.
O jogo começa, simultâneo a demais eventos dos Jogos Olímpicos......a única coisa que reclamaria é que em jogos desses queria estar in loco(e aí invejo quem esteve em algum jogo deles seja ele no Brasil, no outro lado do Mundo, em Córdoba, Buenos Aires OU em qualquer lugar) e não em casa assistindo tudo. A Argentina aguenta um quarto, 2 bolas de 3 e os EUA já abrem vantagem e o quarto inicial já terminava a favor dos americanos, não dava pra reclamar de lances e nem de jogadas porque se sabia que era complicado(Oveja tinha que ter o famoso "time" certo para mexer na equipe que as vezes não se repõe com a mesma qualidade inicial em algumas posições e nem tinha muito o que fazer), e os americanos abrem vantagem embora via um final de segundo quarto onde tinha roubada de bola e toco do Garino(que fez muito bem Jogos Olímpicos e que ao lado de peças vão fazer parte da próxima geração Argentina que dá alegrias a todo mundo e a mim também que sou um declarado torcedor, embora vai haver elogios, críticas e sugestões quando necessário) embora a vantagem era americana que só aumentava após o intervalo.....o jogo já estava resolvido, só que no intervalo......a internet que só fez voltar nesta quinta me deixou na mão e tive de forma irritante buscar o "menos mal" de transmissões aqui no Brasil pra acompanhar a reta final de partida. Era gente sem pronunciar direito o Laprovittola, era gente falando besteira de Argentina ter perdido pra Espanha na forma brasileira de expor sua raiva aos Argentinos(Flamengo-Guaros teve isso na Liga das Américas e muitos se calaram, mas como é a Argentina.....) e sem falar em babações na turma Americana e até locutor querendo forçar a barra dizendo que o comentarista do lado dele estava emocionado(sendo que no facial via que não estava).....era nesse show de asneiras que tinha que acompanhar e tentar extrair tudo.
Faltando 5 minutos, os brasileiros enquanto tentavam cantar aquelas chatices todas de "mil gols" e o escambau a quatro.....os Argentinos se juntavam, na criatividade fazer aquele canto que arrepia pra desmontar tudo aquilo, aquele canto que o Igor aqui gosta e sem precisar chamar de "pecho frio" a ninguém, sem fazer força e deu sua bola de 3 para arrepiar, para emocionar qualquer pessoa por mais que o resultado e até tempo pra enterrada de 360 graus do Derozan acontecesse. A garotada saia(Brussino, Deck, Garino) e dava espaço para o último momento dos permanecentes da Geração Dourada estarem ali, falo de Manu Ginóbili, falo de Chapu Nocioni, falo de Scola(que depois disse que seguirá jogando ao contrário de Ginóbili e outros que foram de despedida mesmo nas coletivas) e de Carlos Delfino(que não o curto, mas não reconhecer a sua importância seria até absurdo e injusto da minha parte não só como "hincha" ou como analisador de jogo) e aí não tinha como não se emocionasse com tudo e desfrutar desse momento lindo "ceja y ceja".
Jogo terminado, Ginóbili se emociona e antes dos vestiários vai falar ao Sportv, Scola também vai pra lá....e enquanto isso os argentinos faziam toda aquela festa que não se esquece jamais. Um ciclo que se termina para alguns, é pra se orgulhar de tudo aquilo. Não me arrependo de ter mudado de lado de forma alguma, uma geração que até bateu o pé para os mandos e falcatruas de Germán Vaccaro e sempre quis uma liga Argentina melhor e não só pensar neles mesmo e isso passou Hernandez, Lamas, Magnano.....e mudou foi jogadores, mas sempre estiveram lá, firme e forte pra manter um projeto, um projeto feliz e inesquecível onde alguns agora só veremos e revivemos no youtube, ou nas fitas ou em algum lugar pra marcar.
Tem Argentino que não vai acreditar no meu relato, isso não importa, terá brasileiro que vai ficar irritado, mas não to aqui pra agradar a ninguém e sim dormir de consciência tranquila ao que sinto e penso. E meu coração, meu conceito de basquete está neles......o dia triste não está pela a eliminação e sim por uma Geração que só todos tem o que agradecer por ela.
Rádio, link, TV(quando passava)....não perdi chances de me atualizar e ver essa galera em quadra e torcer como se tivesse nascido lá(as vezes queria ter nascido lá), #ElalmaArgentina dá orgulho, argentino e argentina, sinta-se feliz, agradeça, se emocione, fique feliz.......como eu, não desista da próxima geração que venha por ai, "aliente siempre" e tenha sempre orgulho.
É sensacional o que se passou ontem, e nem olho pra eliminação, quero olhar para o momento.....não teve internet fora do ar embora tivesse o preço de tentar extrair asneiras vindas daqui para curtir, desfrutar o momento como se fosse um bloco de rua que tanto curto ou alguma balada ou algo que você gosta de verdade e não abre mão.
Só posso dizer uma coisa a esta seleção Argentina, como em muitos esportes tenho o meu lado Argentino nisso(embora tem gente que não acredita nisso, e aí nada posso fazer): GRACIAS GENERACIÓN DORADA!!!!



PS1:Esse áudio do Juan Pablo Varsky falando no dia de quarta-feira a seu programa na Rádio Metro 95,1 de Buenos Aires é sensacional: http://radiocut.fm/audiocut/juan-pablo-varsky-y-la-generacion-dorada/
PS2: E quero destacar esse texto da Fiore Caruso lá de Mar Del Plata falando sobre o jogo, sensacional: http://www.elequipo-deportea.com/juegos-olimpicos/4752/poder-decir-adios-es-crecer.html
E de coração, é com a alma que digo: Deck, Brussino, Vaulet, Campazzo, Laprovittola e demais outros......é a vez de vocês.
Gracias Generación Dorada, OBRIGADO!!!! e o vídeo do Ginóbili a turma da ESPN Argentina no começo do post....é algo bem significativo que só quem acompanha e quem torce, sabe demais sobre isso. E isso, nenhuma seleção brasileira foi capaz de despertar, me desculpe a franqueza absoluta que preciso ter nesse momento. Vamos Argentina!!!!

Editorial do Blog do Igor e a eliminação brasileira no basquete.....

Bom, relutei, me segurei, mas tem horas que não dá mais pra segurar, são coisas entaladas na garganta que não consigo me segurar. Se dependesse de mim, não estaria nem ai pra seleção brasileira, só que com um blog a zelar as vezes nos pegamos a falar de tudo, só me importaria com Argentina e com demais lugares, só que não tem jeito, tá feito.
Separado o meu conceito de basquete que vem da Geração Dourada e do meu "aliento" pela a Argentina que não escondo de ninguém......a eliminação brasileira no basquete não se dá por certos argumentinhos que vamos encontrar por aí como culpas em treinador(e alguns querem criticar o Magnano só pelo o fato de ser Argentino.....depois reclamam de notícias que acontecem por ai com relação a preconceito de cor, raça e o escambau a quatro), como culpar jogadores e demais fatos.
Agora, algumas coisas precisam ser ditas e isso tenho estado entalado faz tempo, até vou numerar pra não esquecer:
1-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se o basquete brasileiro tem uma CBB que não se importa com rigorosamente nada e que é metida em muitas notícias sujas que não fazem o basquete crescer ao contrário do mantra que é sempre repetido?
2-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se existe uma atuação gestão de Liga que se diz a que vai mudar tudo, mas o que se vê são médias feitas e um medo de ser questionada a onde mais dói(Luiz Lanzoni, repórter do Jornada Sportiva/Auri-Verde de Bauru uma das poucas equipes esportivas que questionam de verdade, ao lado das de Franca como Jovassi Correia Dias e até alguns que se contam nos dedos, foi questionar algo para corpos diretivos da nossa atual liga, daquela que muitos dizem que crescem mas não aceitam questionamentos, ou até meu caso onde quando fui elogiar alguma atitude de clube.....virava o melhor blog do mundo, mas quando criticava por uma simples discordância ou análise conforme a imagem que não deixava mentir o que pensava até me intimidaram por algo)? Sem contar no "tamo junto" de jogadores que ao invés de abrirem a boca sobre o que se passa ou se rebelarem contra o que está aí seja a CBB ou seja o corpo diretivo de Liga a Associação de Jogadores liderada por Guilherme Giovannoni simplesmente lavar as mãos e não se responsabilizar por nada(e isso não sou eu que falo, teve uma vez que ele respondeu a alguém no twitter sobre isso, descubram isso, se é que não apagaram o tweet, já que a moda é arquivos mesmo) e ficam naquela de cumprimenta daqui e cumprimenta acolá?
3-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se a base está mais largada do que Lixo em rua que virou lugar pra mosquito da Dengue e teve que um clube(O Pinheiros) dar toda a abertura para que a seleção de base se preparasse pra torneio no Chile?
4-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se a gente vê nenhuma abertura outras TV´S ou lugares de internet na famosa livre concorrência ao invés do Monopólio acontecer e as rádios sendo desvalorizadas porque cobrem a temporada inteira do basquete? Só a TV que presta? E os outros?
5-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se vimos na nossa própria Liga problemas resolvidos como péssima arbitragem influenciando A ou B e quando se joga soluções como arbitragem estrangeira querem usar do "patriotismo sem vergonha" para deixar do jeito que está? E eles falam "estamos fazendo de tudo pra isso", será que estão? A gente vê que não e não sejamos hipócritas.
6-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se existem jogadores sobrevalorizados? "AIII MAS O LARRY TAYLOR RESOLVE TUDO" "AIII TEM QUE NATURALIZAR SHAMELL". Eles não resolveriam o problema da seleção, nem marcariam um Saric, um Bogdanovic e nem um Manu Ginóbili se tivesse uma perna só.
Será que tem jogadores que servem pra vestir seleção embora estão longe de culpa?(Cito Hettsheimeir, Rafa Luz, Raulzinho, Marquinhos e poderia citar e salvar outros) E estou falando de qualidade, sistema.....falo de questões técnicas, ou o status de "jogou na NBA, pode ser bom ou ruim tem que estar lá" é o que mais vale?(Se for assim, Kurtz e Gorauskas da vida se cavassem vaguinha na NBA, teria comentarista que nem viu eles jogarem pedindo eles enlouquecidamente na seleção) O Status tá prevalecendo ao invés da qualidade, a pessoa pode jogar no canto que for.....tem qualidade, vai servir pra seleção sim, mas se olha demais pra status, é que nem a pessoa que estuda numa faculdade federal ou na estadual.....pouco importa o lugar, importa a competência e a qualidade.
7-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se existe um ufanismo e quando esse ufanismo se frustra, a culpa fica sendo de algo que não existe? Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas, SE existe uma imprensa na sua maioria que fica preocupada em levantar o esporte, em fazer média com um montão de gente do que botar e denunciar os podres sejam eles da CBB, da Liga ou de qualquer um? Há que se elogiar quando preciso, criticar e sugerir quando preciso, mas no diário do basquete isso não existe.
8-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se o argumentinho que não cola e como se a culpa ficasse sendo dos outros que não fizeram o resultado que ajudasse o Brasil? Alias, é tanta gente dando moral pra quem não merece que nada muda(e o mesmo comentarista assim como outros se manifestaram quando teve Flamengo x Guaros que tirou o Uniceub Brasília na Liga das Américas? Me esqueci que ninguém disse nada, silêncio sepulcral em certos estúdios, é a incoerência. Só lembrando que o que houve segunda-feira foi naturalidade, se não tivesse nada disso em jogo a Argentina perderia da Espanha da mesma maneira, e até não entendo os argentinos se irritarem com a Lituânia que era sábio que faria e se tivesse alguma estranheza era do jogos das 10 e meia da noite e não o de 7 da noite)....e porque a Argentina teria que entregar o jogo sendo que ela tinha que fugir dos Estados Unidos nas quartas, algo que não aconteceu por um outro resultado que interessava a ela? É o velho escudo....preferem usar ele do que jogar a verdade dos fatos, e se alguém joga até desempregado fica dependendo do lugar e da TV.
9-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se o único sistema que existe é o sistema da desordem nas atitudes, em quem se vai vangloriar.....porque no resto é tudo na mesma.
10-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se no final tá todo mundo querendo apoiar aberrações como transformar uma liga local em times que as vezes não tem identidade com nada mas precisam estar lá nem que seja a força para que tenha clubes oriundos do futebol até atropelando ou fingindo que se importam com equipes tradicionais sendo que se um dia acabarem....na verdade estão nem ai porque o projeto de poder vira esse que até comentarista apoia copiosamente isso pra virar casinha da mãe joana de vez? E tem equipes que se acabam e vem aquele papinho de "nos importamos" mas o contrário não é bem isso.
11-Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se querem fritar treinador pelo o fato dele ser estrangeiro ainda mais de um país onde lá abrem a boca contra os mandos e desmandos, onde tem política da modalidade onde brota talentos mas o ódio pela a rivalidade faz alguns aflorarem esse lado e o Magnano vira escudo para aberrações que vimos por aqui. E NENHUM treinador Brasileiro vai servir pra momentos desse tamanho, alias nenhum serviria se não houver limpas ou nos livrarmos do que está aí seja em Liga ou em CBB. Ao menos o Magnano será feliz aonde ele se sente em casa e se ele já fizer uma campanha em alguma equipe Argentina ganhando de algum time brasileiro ou em final de Liga Nacional Argentina.......já cala a boca de alguns que acompanham e que não acompanham, ele também erra, faz burrada, já fez burrada como todo mundo, agora estão fazendo dele algo que até beira incoerência do que alguns pregam por ai. Mas bom....é certos treinadores aqui que não tem saco para momentos cascudos ou que mandam bater em tempo ou que se perdem na teimosia ou que são paternalistas(o jogador faz dele o que quiser, e ele só passa a mão na cabeça ao invés de botar no lugar e manter uma ordem moral das coisas para não virar casa da mãe joana).
12- Como posso falar que tá tudo bem ou que foi vergonhoso uma eliminação dessas se todos rezam da mesma cartilha que prejudica rádios, torcedores e todos no senhor dito de "Amém" a tudo que acontece até aceitando aberrações a vera? Mas....."basquete está crescendo", Igor!




Já notaram após esses 12 tópicos que poderiam ser muito mais? E certamente seriam muito mais até o ponto de ficar até o 31 de Dezembro desse ano enumerando tudo. Não confio em dirigente que está aí e acho que tenho esse direito, não acredito que muita coisa vai acontecer, as culpas irão para as pessoas erradas, se brincar até eu que tenho meu gosto declarado viro o culpado de tudo ou vão querer puxar meu saco. Gestão, pessoas competentes....demorarão a aparecer pra reerguer no basquete e não é só uma parceria com a NBA que tudo se resolve no passe de mágica. Cadê base? Cadê competência? Cadê o abrir a boca quando tudo está verdadeiramente mal e sem oportunismo barato(mas me esqueço que se alguém fala verdades é punido)? Cadê rádios e outras que fazem parte do espetáculo de divulgação do esporte serem bem tratadas como merecem(olhem pra LNF e verão o quanto as rádios tem ganhado carinho por lá até sendo divulgadas em notícias prévias dos jogos, pra nem ir tão longe) além de deixarem trabalhar em paz e sem encheção de saco? Cadê o monopólio virar livre concorrência(que faz o esporte crescer  e ser divulgado sim senhor) até pra web TV´S e demais outras poderem transmitir jogos sem falar em TV´S abertas e demais? Cadê alguém que vai apertar a mão e bater papinho menos com dirigentes e isso ser transformado em famoso soco na mesa? Cadê todo mundo sendo tratado do jeito que merece ao invés da puxação de saco com interesse?
A vontade é de largar tudo de mão. Falta rigorosamente tudo.....e uma eliminação dessas não vai mudar nada, estão nem ai com nada, a arrogância vinda de algumas partes é maior do que o amor(se é que tem) pela a modalidade
Mas o chato é quem chuta o pau da barraca, o chato é quem diz verdades que muitos do outro lado gostariam de ouvir.....a parcela de culpa é distribuída e sem porcentagens certas de nada. Graças a Deus que nunca botei patamares exagerados pra seleção, e não haveria motivo pra isso.....até ria quando ouvia alguém falar isso, e parece que a minha risada iluminada por Deus fez sentido.
E não vou me esquecer da arrogância, venceram 20 pontos a Argentina no Mundial e acharam que tudo estava lindo e maravilhoso, e quem convive com a realidade diária sabe que não passa de uma cascata ou de bravata vinda de gente que está dentro desta incompetência diária que o basquete se muda algo muda pouca coisa no famoso passo de formiguinha e sem vontade ou até de gente que não acompanha a coisa(se acompanhasse, acho que não pensaria assim), até tinha @ nessa forma.
Queria ver tudo mudar, queria ver tudo ser diferente a partir do dia seguinte......só que sei que isso não vai rolar. Vai muito além do dentro de quadra e dos sistemas técnicos e táticos de jogo que fazem a gente ficar atrás de muitos países e quem "Copamos Rio" acaba sendo os outros e com a famosa razão e justiça.
Chega de tudo! Basta! E enquanto nada mudar, vão tomar um "bem feito" sempre!!!! Graças a Deus, não tenho rabo preso, quem me conhece sabe como me porto com as incompetências diárias de cada lado e sem pedir convite pra ser imprensa em nenhum lugar e fazendo o meu, posso não ter moral, posso ser feio pra caramba.....mas dou o meu valor e não me misturo com podridão.






PS: Em tempo, Nenê jogou uma Olimpíada de forma intratável, passou a borracha, zerou o cronômetro da besteira que fez anos atrás, tá vendo como é possível dar a volta por cima e de forma natural? Nenê zerou o cronômetro de anos atrás....até apertou a mão do Oscar na cabine da Fox e sem contar em demais detalhes. Nessa precisa ser dito a verdade, a atuação dele fez com que zerasse o cronômetro, agora que não vá fazer isso de novo hein......embora sabemos que se o treinador for paternalista ele deixa tudo acontecer e o cara tá lá, o cara pode xingar ele que ele convoca ao invés de se dar por respeito.
PS2: E o texto do NBB, hein? Coisa patética de ver, algo que apesar de tudo não me surpreendo de nenhuma forma.