sábado, 17 de junho de 2017

É Campeão, É Gocil Bauru no título do NBB, o dia chegou!

Foto: Globoesporte.com





Me veio na cabeça uma cobertura in loco que fiz com direito a invasão bauruense e que o ginásio do Paulistano nesta final do Paulista fazia a gente se sentir na cidade de Bauru, o final naquele dia foi feliz e já vinha pensando: Essa turma bauruense merece mais títulos com os projetos crescendo com o tempo......até que veio os ápices de disputar Liga das Américas, Liga Sul-Americana e até o Mundial Interclubes quando chegou até a vencer o primeiro jogo sobre o Real Madrid e depois perdeu o segundo no Ibirapuera.
Só que os projetos sejam eles crescentes com o tempo, uma obsessão era conquistar o Campeonato Brasileiro, pouco importando a mudança de nomenclatura agora para o popular Novo Basquete Brasil(o NBB) e após aquele 2002 esporádico onde Bauru nem era cogitado como candidato, anos depois e após bater na trave 2 vezes para o Flamengo, agora o dia chega para a galera bauruense, podem sorrir: O Título vai para a cidade "Sem Limites". É do 92 a 73 que falo, é de mais uma virada na série para recompensar a diferença até de elenco nas duas viradas de semifinais e finais que os comandados do Demétrius fez.
Vou soltar um famoso desabafo, não aguentava mais ver equipes que nos bastidores seja no mal tratamento, na desorganização com relação a ingressos ou quando não era tudo isso era quando seu treinador quase chamou em Franca o Helinho pra porrada além de demais históricos já contados por aqui.....acabarem ganhando no grito, na intimidação, ganhando em qualquer coisa do que no quesito basquete. O Brasil na parte esportiva, tem que vir aos exemplos de ganhar tudo dentro de quadra e não fora deles ou de forma mais absurda ainda. Até digo que o Bem, o jogar dentro das regras valeu mais do que essa parte alheia que não aguentava mais ver e nem presenciar isso dar certo......não sei se o Paulistano através de seus dirigentes, ou de seu treinador Gustavo de Conti vão aprender a lição até mais pra frente, até também não espero mais nada das pessoas nesse face de mundo existente, só sei que tomaram na cara.....é no dentro de quadra que se ganha, é no respeito ao torcedor, é no respeito a todo mundo que se ganha e não assim, não se ganha no grito, não se ganha em pequenez, não se ganha em coisas que não é a primeira vez que fazem e só agora que alguns condenaram.........Bauru deu essa lição. Até digo que eu tinha um confesso lado, claro que o certo é não ter um lado numa final dessas porque o certo é falar a verdade sempre e doa a quem doer. Nessa final eu tinha um confesso lado certo e depois de uma final tão estragada pelos ocorridos fora dele ainda mais no tratamento como gado ao torcedor de ambos os lados e de tanta coisa que acompanhamos nessa temporada, não tinha como ficar em cima do muro com relação.
Bauru ainda mostra que é dentro de quadra que se ganha algo e não desse jeito que andei vendo como se nunca visse uma final na sua frente ou até a ponto do olho crescer mais do que qualquer coisa......e quem poderia imaginar que depois da saída do Hettsheimeir, a coisa mudaria tanto pra bem, pra você ver o quanto esta temporada do NBB foi uma das mais disputadas e malucas nesse quesito, a famosa quebra de análise para todo mundo. E digo para todo mundo porque ninguém, nem o mais otimista torcedor bauruense veria esse time na final, por mais que jogadores digam pra Deus e o Mundo que esperavam chegar na final.....a verdade é que houve uma quebra de análises pra todo mundo, se vai acontecer de novo? Eu não sei, ninguém sabe, só sei que nessa temporada aconteceu e nem todos acertam sempre.
A saída do Hettsheimeir e um elenco que até precisava do banco, sem falar em jogador que não aparecia e apareceu. O Demétrius foi cornetado, teve jogador cornetado e que pode dar a volta por cima.......o Basquete nessa temporada de NBB causou o famoso Tilt em todo mundo. E Bauru pode na reta final, ainda mais com Alex, Jéfferson e o conjunto bauruense que puxou o carro até nas horas mais difíceis para levar um título desses, o título que faltava, o título que o bauruense sonhava sempre e agora enfim conquistado.
Vamos falar da partida, dada estas constatações que estavam entaladas e tinham que ser compartilhadas na famosa análise........no primeiro quarto, o decorrer dele fez Bauru abrir uma vantagem e sempre usando o jogo simples embaixo com Shilton, até o Paulistano chegou a encostar no placar em busca do erro bauruense para chegar lá, mas no final do quarto com direito a última posse bem sucedida, os comandados do Dema ficaram na frente por 19 a 16.
No segundo quarto, enquanto Eddy puxava o carro para os comandados do Gustavo de Conti, a equipe bauruense ficava na frente. Mas numa cochilada, o Paulistano chega a empatar o quarto. Mas a sossegada bauruense veio na bola de 3 do Jéfferson validada e o Shilton recebeu falta pra converter os dois lances livres e abrir aquela aliviada vantagem em um jogo equilibrado e que estava bom de assistir. E essa vantagem foi arrastada até o intervalo, 44 a 37, Bauru na frente.
Na volta do intervalo, enquanto Renato Carbonari fazia o Paulistano encostar no placar.....a equipe do Gocil Bauru tentava manter a vantagem e não deixar que o Paulistano chegasse no jogo. E aí apareceu ele, resolveu jogo em Ribeirão Preto, resolveu jogo na época brasiliense e agora porque ele não apareceria com a camiseta bauruense? Falo do Alex, falo do craque, falo do eleito MVP das finais do NBB e a vantagem só subiu para 14 pontos e somado a isso....Valtinho e Gegê querendo jogo e não fazendo o nível cair. 67 a 53, antes do último quarto.
O Paulistano simplesmente não veio para o último quarto, até digo que se sentiu o momento e a equipe bauruense só foi aumentando a vantagem até resolver a vida de vez no jogo, esperar o cronômetro zerar, o "olé" gritar e a festa em Araraquara rolar.......Gocil Bauru campeão da temporada 16-17 do Novo Basquete Brasil, o NBB!
Cestinhas desse jogo final: Bauru teve 24 pontos do Alex, 23 do Leo Meindl, 16 do Shilton e 11 do Valtinho. Já o Paulistano teve 20 pontos do Renato Carbonari e 15 do Eddy.





OBSERVAÇÕES A SEREM FEITAS....
-Escuto o registro da turma do Jornada Sportiva da Auri-Verde sobre a comemoração e o punho cerrado do presidente do patrocinador master de Bauru que é a Gocil......é cheiro de notícias boas para o futuro do projeto bauruense? Que seja!
-A verdade é a verdade: Faz um tempão que não levo a sério esse papo de "os melhores do ano".....até pela a falta de critério existente, no basquete que se diz "tá tudo bem"....não consigo mais levar a sério essa de premiação dos melhores e não só no basquete mas no futebol tenho pensado assim e faz tempo. Deixa eu pensar, gente! Se valoriza quem mal acompanha a temporada e quem acompanha se dá mal.
-Temporada terminada e será o tempo do Blog do Igor refletir em algumas coisas no quesito cobertura do próximo NBB. Já andei deixando claro sobre isso, o meu desânimo, o meu desgaste e isso independente se tem time em certos perigos de não existirem mais(não consigo me mover nessa questão), é tempo de reflexões e até mudanças.....tem horas que é difícil você lutar com a verdade nas mãos e sempre buscando a forma de mostrar que tem espaços para todos e não para alguns. Aí a mentira repetida 1000 vezes se torna verdade e mais coisas ficam assim. Já fui chamado de amargo e de tudo quanto é nome. Você vê rádios mal tratadas, algumas outras não cumprindo com a delas, você ver as coisas longe de crescer.....mostramos elas e ainda pra ser tachado disso ou daquilo, tem horas que as coisas cansam. Mas pra isso, se usa esse tempo pra ou manter o que está mantido, ou mudar coisas.......é bem assim pra compreensão forte de todo mundo!
-Surpresas e decepções da temporada do NBB: No quesito quadra estou falando, quando falo de surpresas não tem nem como não pensar em Paulistano, Pinheiros e Vitória. Campanhas que não esperavam em chegadas nas finais e ainda mais em disputas de Sul-Americana e Liga das Américas próximas.
Já o quesito decepção, podemos pensar em Mogi, pensar no Uniceub Brasília e em Basquete Cearense(que montou time pra isso, mas se viu em problemas).
-Vale apostar na Garotada? Claro que vale, e isso não precisa de chegar na final para isso, é a prova q estamos num país que cobra resultados. Se botarem a mão na consciência não irão babar a fala de Gustavo de Conti sobre a aposta. E pra apostar na garotada, você tem que ter material humano.....e um trabalho que tem que ir longe de resultados.
É isso, parabéns galera Bauruense, parabéns Gocil Bauru!!! A Taça é de vocês!!!!! Merecido demais!!! A tarde de hoje não será esquecida jamais!

Nenhum comentário: