segunda-feira, 28 de agosto de 2017

E o fim do basquete em Brasília chegou.....um duro golpe para quem gosta de basquete

Segunda-feira, 28 de Agosto de 2018, cá estou depois de me calar por estar completamente intacto, tendo que escrever texto aqui, tendo que escrever em lugares onde o texto só não é o mais difícil do que um acidente que se perde pessoas(como ocorreu no caso da Chapecoense). Me permitam fazer isso!

Nunca fiz questão de esconder gostos clubísticos, por mais que estou falando de outros times e outros, tenho meus gostos clubísticos. Não me lembro a primeira vez que estive em um jogo do basquete de Brasília(e olha que desde a época do Universo estive sempre nessa, e nem cogitava ter o Blog a sua existência de 9 anos), só lembro das inúmeras vezes que estive no ginásio da ASCEB, sempre fazendo a minha presença, sempre fazendo a minha parte e sempre sentado perto da mesa(La Mesa de control, como diria Fabián Pérez na Tyc Sports) e tendo a visão de todos os lados, vi a imprensa por anos ficar por um lado e numa temporada quem narra o jogo pelo o rádio ir para o outro lado da ASCEB. Todos os anos que vivi na Capital Federal era assim, até projetava a grade da faculdade para não chocar com jogos do basquete, sabiam disso?

Quando vivia lá, não perdia um jogo. Conheci pessoas que até hoje mantenho contato e quando perdia era porque quando tinha uma prova importante que não se podia faltar ou quando estava fora ou algo do tipo, em que raras vezes isso aconteceu.

Jogo não televisionado, jogo só do rádio, jogo só do maroto link de internet, jogo até do twitter.......sempre me movi para isso, sempre me movi para acompanhar e não escapar nada e durmo tranquilo com tudo isso, porque fiz minha parte. Me lembro do giro pela a Argentina, onde NINGUÉM falava, mas acompanhei os jogos e até com ajudas de rádio argentina, de gente a me informar sobre um jogo que não tinha nada. Me lembro que até quase que fui a Santiago Del Estero, mas faltava grana a uma logística complicada numa primeira fase de Liga Sul-Americana de Basquete, me lembro que quando mudei de lugar, fui a São José dos Campos. Não pude ir a lugares como finais do NBB como Anápolis e Mogi das Cruzes, nem a Franca, só que fiz o que estava a meu alcance e sem perder jogos seja no Pinheiros e no Paulistano(onde quando se perdeu, é porque tinha prova de Tributário nesse dia), também me lembro que tive de endireitar ex assessora, endireitar comentarista que veio com indireta no ar(um era no embate twitteiro e o outro no embate de "faça o seu trabalho que faço o meu aqui" onde escrevi um Editorial na época).....me lembrei também de vezes que a torcida poderia invadir a quadra para pegar autógrafo, foto, conversa com todos e com a imprensa trabalhando no seu canto.....tudo o que podia fazer, fiz por esse time, essa paixão toda não foi a toa, se dorme tranquilo por isso.

Essa triste notícia que aconteceu na sexta-feira umas 5, 6 e pouco da tarde me pegou intacto, de jeito sobre o fim do basquete na cidade onde nasci, na cidade onde vivi anos e anos, e não é porque estou longe que fico sabendo de coisas até mais do que alguns que vivem lá. Torço para um time que não é apenas regional, que tem torcida em outros lugares sim(até tem gringo que torcia assim e deve ter reagido mal ao saber da notícia).

SEI bem quem se importou com o fim, SEI quem de forma falsa e que não é sério que soltou foguetórios com isso por mais que finja que se importa. Sei de dirigente(de Liga) que comemora copiosamente, sendo que no nosso basquete assim como em vários, cabem times oriundos de futebol e cabem os clubes tradicionais de cidades, só que querem botar a forceps um lado. Sei de jornalista que finge se importar, mas na verdade vibrou com esta notícia e fará de tudo para fechar o Vôlei também e ver o esporte em Brasília na lona mais do que já está.
Esses podem enganar a outros, mas A MIM JAMAIS ME ENGANAM.

A nota oficial do clube beira ao amadorismo exposto de anos, a falta de transparência, a incompetência de um clube, botar tudo na culpa da crise do país beira a várzea, beira a não assumir a culpa pela a incompetência devida. Falaram demais, além da conta, e as vezes quando se fala demais é igual quando você engole um espinho de peixe, você acaba se engasgando. O Clube deu o famoso tapa na cara de todo mundo, deu o famoso tapa na cara na paixão de uma cidade e vi tanta coisa que beira a famosa tristeza absoluta.

E pra quem está falando besteira com relação ao "Brasília não tem nada, só políticos", perdeu uma chance de ficar calado, pois cai naquela velha situação de associar a cidade aos políticos e a tudo que acontece na política com deputados, senadores e outros que não são só de Brasília e que não tem nada a ver com uma situação local assim. Sem falar naqueles que achavam que um Sócio Torcedor resolve todos os problemas, sendo que o conceito de Sócio Torcedor no Brasil tá mais para um nós contra eles clássico, sendo que Brasília no basquete é todo mundo que fez parte dessa história.

Deem valor a quem se importa, e não a quem finge que se importa e esses eu sei bem e não vou esquecer. Quanto a gente que ficou desempregada com tudo isso, eles vão tocar a vida, irão achar equipes para trabalhar no nosso basquete e disso estou completamente seguro. Enquanto uns não dormem tranquilo, durmo tranquilo ao saber que fiz a minha parte seja apoiando ao vivo, sugerindo, criticando, elogiando, tendo que botar gente no seu devido lugar quando necessário para defender uma divulgação melhor das coisas da cidade e ainda mais do clube assim como ocorre em várias cidades como Franca, Mogi, Bauru que nisso ganhavam sempre de Brasília.

Tá dando um vazio em todos nós com um fim trágico de uma história assim né? Mas galera, JAMAIS se arrependam dos esforços que fizeram por esse time, assim como jamais me arrependo e se pudesse faria tudo de novo com esse time existindo.

A Incompetência, a falta de transparência, um somatório de coisas que passam longe da desculpa esfarrapada feita pelo o clube. Assim se acaba quem foi um dia Universo, atualmente era Uniceub, iria ser só BRB, cogitaram até Brasília Lobos no mais recente de notícias....mas agora ver um ginásio fechado como será o da ASCEB nos horários clássicos e sem falar no Nilson Nelson da mesma maneira, diria o outro: Se siente!

Se vai voltar algum dia, só Deus é quem sabe, e não é tão simples esse Até breve por tudo que anda e pelo o funcionamento de uma cidade como Brasília, como alguns pensam que tem simplicidade nisso.....quero ser otimista, mas na verdade é pra ser realista, quero até poder me equivocar como me equivoquei na visão do "acho que disputará o NBB", só que não é fácil, como a vida em si não é fácil.
É isso! E sempre em frente, por mais difícil que seja.

Estreia com vitória, Argentina vence Venezuela na Americup 2017

Foto: CABB





O Basquete pedindo passagem com a Americup. Enquanto existe seleções com problemas, jornalista que se acha se caçando confusão com outro até ironizando e por ai vai.....tem seleção jogando, tem nova fase em cima.
E olha que chegaram a falar que a Venezuela sentiria a história dos poucos amistosos feitos e dos 10 dias para preparo da seleção, mesma coisa que uma certa seleção aqui do país em que vivo praticamente.....mas a estreia Argentina não foi nadinha fácil e o 67 a 62 num Osvaldo Casanova lotado e esgotado os ingressos(algo que assim será nesses 3 dias) em Bahía Blanca para ver esta nova fase Argentina. Teve gente estranhando o foco ao Scola, o Hernandez quer o poupar o máximo que pode, ainda da lesão do Super 4 que fez o Luís Scola ficar não muito tempo em quadra.
Com ou sem ele, a parte de rebotes vai seguir sendo defeito da seleção Argentina, em algo que volto a dizer. O que se tem de armadores, alas nas opções.....o lado de um cincão que ajuda, esse lado a Argentina não tem e até como o Lucas Rocha do Jornada Sportiva da Auri-Verde lembrou, é um problema até de biotipo mesmo, não virá alguém a não ser que naturalizado a ser aquele pivô físico, aquele pivô armário como falamos num bom Português.
67 a 62, primeiro passo dado e sempre lembrando que como ela já estará na fase final da Americup por ser sede em Córdoba.....deve passar o segundo do grupo ao menos, e olha que a briga tá boa até com o resultado de Canadá x Ilhas Virgens que deu vitória de Ilhas Virgens por 83 a 71 na partida anterior.
Vamos falar do jogo? Primeira etapa, que estava toda a favor da Venezuela. Primeiro quarto com a Venezuela insistindo em jogadas individuais com Gregory Vargas e um jogo bem amarrado onde do lado Argentino, o Gabriel "Tortuga" Deck puxou o carro da equipe Argentina. No final do quarto, 14 a 12 e Venezuela na frente.
No segundo quarto, a partida seguia faltosa, o aproveitamento de fora Argentino seguia muito mal ainda mais com Campazzo e Laprovíttola. Teve que Patrício Garino, teve que o banco ajudar a se movimentar para tentar chegar no placar. Mas o jogo estava tão físico, tão a prol da Venezuela que os comandados do Nestor "Che" García simplesmente mantiveram uma vantagem antes de ir ao intervalo e o intervalo ficou com o placar de 32 a 28 e sendo que o aproveitamento argentino nas bolas de 3 estava super baixo.
Na volta do intervalo, outra postura na defesa, outra postura no ataque e a vantagem venezuelana acabou indo para o saco e de quebra ainda se complicaram quando o José "El Grillo" Vargas chegou a ficar pendurado com 4 faltas, o que era uma dificuldade a mais para a Venezuela dentro do Osvaldo Casanova em Bahía Blanca, em solo "Bahiense".
Argentina empatou o jogo, virou o marcador e mesmo com a bola de fora com mal aproveitamento, mesmo com vantagem física para a Venezuela nos rebotes.......mesmo assim, tinha um Campazzo ligadíssimo no jogo, dando passes espetaculares e muito mais(fucem algumas jogadas da partida via Basket Argentina no twitter e no perfil da Deportv também no twitter, se você não acompanhou o jogo) e um 46 a 43 onde tudo se definiria no último quarto.
No último quarto, a intensidade Argentina fez toda a diferença numa partida toda física, toda amarrada que não favorecia os comandados do Oveja. Eis que aparece Lucio Redivo do banco, além da bola que Facundo Campazzo estava jogando, era bola de fora, era passe na visão e era pensar o jogo de fato.....não dava para pará-lo e ele fez a Argentina chegar a esta vitória somado com tudo que fez Deck e Garino.
Campazzo aplaudido na substituição e não era pra menos e a Venezuela não conseguiu resistir a todo esse momento e perdeu o jogo. Nesta segunda a Venezuela joga contra Ilhas Virgens e a Argentina faz o jogo contra o Canadá(na Argentina a Deportv, a Tyc Sports e a Directv Sports tem transmitido os jogos, aqui o Esporte Interativo anda fazendo jogos e até me surpreendi com o Eduardo Castro que já foi da BAND e agora é do esporte faz tempo, comentar bem e com informações básicas sobre o lado argentino, algo raro nos nossos atuais comentaristas, foi uma baita transmissão dele com o Marcelo Barros).
Dito tudo isso, vamos aos Cestinhas(Maximos Puntuadores, gente que habla en español): Argentina teve 16 pontos do Gabriel Deck, 15 do Campazzo e 10 do Patrício Garino. Já a Venezuela teve 16 pontos do Cox e 14 do Gregory Vargas.