quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Eliminatórias Sul-Americanas, Copa 2018 e sua rodada desta terça

O Blog varia, não vai só hoje de Brasil e Argentina e sim de toda a rodada de eliminatórias!!!! Vamos a ela, numa noite tremenda e emocionante que faz a gente pedir por Outubro(ou não?).
Fotos do post:Agência Telám, AFP, Montevideo Portal/Miguel Frey, Reuters e Conmebol/Divulgação/Redes Sociais



ARGENTINA 1 X 1 VENEZUELA
Palavras de Horacio Pagani, jornalista da Tyc Sports na segunda-feira com relação ao jogo: "Se Argentina empata com a Venezuela, não merece ir ao Mundial"(Si Argentina empata con Venezuela, no merece ir al mundial).
O Pagani consegue fazer os analistas do mundo concordarem com ele, e só não foi pior porque a Venezuela não tem ninguém eficiente pra finalizar, a Argentina escapou de uma vergonha ainda maior e até conseguiu cair na onda das declarações infelizes do Sampaoli demonstrando MEDO de jogar futebol e um nervosismo maior que o jogo contra o Peru. Não merecem ir ao Mundial, tem até chances por tudo que a própria rodada fez com a Argentina até favorecendo, mas não merecem chegar lá e as amostras não são poucas, e a última vez que ficou fora foi na Copa de 70 com um Peru estando no lugar. E ainda terá mais tensão no Argentina-Peru de Outubro sem falar em resolver a vida contra o Equador em Quito(lugar que raramente vencem!). O Horacio Pagani não está errado em falar que não merece ir ao Mundial e o empate de hoje foi algo simplesmente medíocre junto com o seu futebol.
Cansei do Pastore, até conseguiu me enganar como jogador de futebol e sem contar a falta de futebol jogada que foi tamanha ainda mais quando se tem do outro lado uma retranca esperada e uma lentidão para atacar simplesmente tamanha. Enfiaram a Argentina da boa impressão contra o Brasil no amistoso em outro lugar, aquela estava em qualquer lugar menos no Monumental de Nuñez.
A Argentina foi bem em apenas 20 minutos iniciais com direito a 3 chances perdidas e mais nada numa primeira etapa com pobre futebol(Numa delas, a bola passou por todo mundo, faltou aquele pé pra completar). Na segunda etapa, esse pobre futebol continuou e a Venezuela até teve as suas chances de abrir o placar, e abriu o placar quando Jhon Romero toca com categoria na saída do Romero e marca o 1 a 0.
A sorte Argentina veio logo após, quando Acuña fez uma boa jogada e o zagueiro Fletscher desviou contra para botar fogo no jogo nos dotes de outra eliminatória, 1 a 1 que quase virou derrota em algumas vezes de contra-ataques venezuelanos e nesse meio também a Argentina foi ao desespero sem saber o que fazer, sem saber o que atacar e na última chance nada feito e a foto reflete tudo.
Argentina-Peru em Outubro, jogo que promete, neste estilo da eliminatória em 2010: https://www.youtube.com/watch?v=8BNECvcU_Y0(narração do Mariano Closs na época em que a turma sabe o final). Falar mais o que, sobre essa vergonha? As eliminatórias agradecem.





BOLÍVIA 1 X 0 CHILE
É, situação se complicando para o Chile......atuação ruim em La Paz e derrota para a Bolívia, sem contar que o jogo ganhou dotes de clima tenso em solo boliviano, e isso desde a chegada por lá e uma famosa situação indesejada que só pegou mais fogo após a decisão do TAS. Era Chileno preso, era Boliviano cuspindo em câmera de TV chilena, era o Escobar chamando o banco chileno pra briga e muito mais coisas desnecessárias que eu cheguei a ver nestas últimas horas e até já via o jogo e pensava que não iria acabar bem, sem contar os mais relatos que devem vir nas próximas horas......
Sobre a partida, a Bolívia era a dona do jogo no primeiro tempo inteiro e assustando principalmente nos escanteios que eram cobrados de forma muito fechada e nisso a Bolívia já merecia o gol. Já o Chile, teve chance no fim do primeiro tempo em que sem goleiro o Arturo Vidal perdeu um gol que não pode perder numa partida dessas.
Na segunda etapa, mesmo panorama da primeira e nisso a Bolívia conseguiu uma penalidade clara aos 12 minutos, em que Juan Carlos Arce(aquele mesmo, ex Corinthians, lembram?) bate a penalidade e sem chances para o Cláudio Bravo e o placar era aberto em La Paz. Não adiantou o Pizzo botar o Paredes, nem Valdívia e nem Léo Valencia....o Chile pouco fez e só não tomou o segundo por muito pouco. E tome sofrimento do lado chileno pra garantir a vaga enquanto a Bolívia vai tirando os pontos dos outros.






PARAGUAI 1 X 2 URUGUAI
E o Uruguai, com a faca e o queijo da classificação para a Copa. Honestamente, quando teve o gol da forma que foi, que entrou no Luís Suárez.....é aquele gol de vaga pra Copa do Mundo. E tendo Venezuela fora e Bolívia em casa, seria de uma surpresa tamanha não ir pra Copa do Mundo com tudo tão na mão.
E ainda de quebra botou 2 gratas surpresas no quesito atuação: Valverde que é um garoto que o Tabárez apostou na hora de convocar e sem falar no volante Vecino que esteve numa noite daqueles(me fez lembrar o antigo volante Pouso que fez parte de convocações antigas anos atrás ainda com Victor Púa sendo o treinador).
O Jogo foi bem amarrado, algo que até não me surpreendeu demais na primeira etapa por tudo que envolvia ele no Defensores Del Chaco. A melhor chance foi uruguaia com o Cavani perdendo gol incrível e mais nada.
Na segunda etapa, além dos gols, veio uma melhoria no jogo além de emoção ganhada. Cáceres e Richard Ortiz com cabeçadas assustaram o Muslera, e a pressão paraguaia era um fato ocorrido ao menos em 10, 15 minutos de segunda etapa. Só que depois disso, veio o Uruguai jogar em contra-ataque e só pelo o alto que os comandados do Arce assustavam e até numa delas com Lucas Barrios.
Mas aos 19, o gol uruguaio. Com Valverde chutando de fora da área, a bola desviando na zaga paraguaia e enganando o goleiro para abrir o marcador em Asunción, 1 a 0 e minutos mais tarde, lançamento para Luís Suárez que driblou o goleiro, quase perdeu o domínio e mesmo assim finalizou, a bola parou no travessão e tocou no zagueiro paraguaio no famoso "strike" para aumentar o placar. Só que teria dotes de emoção nesse meio. Isso porque o Paraguai perderia uma chance em que o Godín passa da bola, mas o atacante paraguaio(que agora me fugiu o nome de quem foi) dominou a bola e deu na trave, apesar de que descontaria minutos depois com Ángel Romero, o atacante do Corinthians a descontar e foi esse sufoco até o final.
Aquele jogo de divisor de águas, Paraguai se complicando no estilo Equador(que embaixo você verá como foi o jogo) e o Uruguai na faca e o queijo pra garantir a vaga que até dependendo dos resultados fazendo a sua parte....chegará na Copa da Rússia.






COLÔMBIA 1 X 1 BRASIL
Brasil na Copa a algumas rodadas e a Colômbia querendo garantir a vaga que deve chegar só dependendo das próprias pernas....assim o duelo em Barranquilla que terminou no empate. Jogo esse que fez o Tite testar formações e até outros jogadores nesse meio.
Como foi o jogo? Tivemos a Colômbia batendo bastante como tem acontecido nos últimos jogos entre as duas equipes, tivemos bola salvada em cima da linha onde o Brasil quase fez o primeiro e a Colômbia também teve chances embora chegou pouco de fato.
Quando tudo parecia ficar no 0 a 0, passe de Neymar na ajeitada para o William marcar um golaço no chutaço de fora da área e Brasil saindo na frente em Barranquilla.
Na segunda etapa, o Brasil recuou, a Colômbia voltou melhor, pressionou, manteve a posse de bola e numa jogada de força do Arias pela direita de ataque, vem o cruzamento em que Falcão García sobe de cabeça e deixa tudo igual por lá para a festa "Cafetera". E no depois disso, não tivemos grandes lances além do calor colombiano afetando todo mundo.......no final 1 a 1, abraço do Pekerman, Neymar e Tite e ficou por isso mesmo.
A Colômbia deve garantir a vaga também, mas volto a dizer: Depende só dela, assim como o Brasil que já está lá a algumas rodadas.




EQUADOR 1 X 2 PERU
Resultado que pegou fogo nessas Eliminatórias, a vitória de forma histórica em Quito da seleção comandada por Ricardo Gareca e já imaginou um Gareca na Copa do Mundo? Chances o Peru tem, e em Outubro tem 2 jogos para aproveitar isso.
A primeira etapa teve o Equador no costume no quesito pressão, teve uma das chances com o volante do Fluminense Orejuela que passou perto embora a resposta peruana veio com o meia do São Paulo Christian Cueva na bola que passou perto também. Na reta final de primeiro tempo, o jogo cai de nível e além da chance de Paolo Guerrero, não teve mais nada no primeiro tempo sem gols em Quito.
Já na segunda etapa, os gols vieram e a dramasticidade do jogo também. Paolo Guerrero ao menos perdendo 2 chances que no Flamengo já teria marcado, até que veio o gol peruano quando o zagueiro equatoriano dá o passe de graça para Edison Flores que domina, dá uma arrancada e finaliza sem chances para Banguera(afinal, o Peru levou a sério a história que chutar no gol dá lucro, porque é o Péssimo goleiro do Barcelona chamado Banguera) e 3 minutos depois o 2 a 0 em contra-ataque que resultou em passe para Paolo Hurtado que finalizou cruzado para aumentar o placar em Quito com festa peruana em alto e bom som na parte visitante(torcedor invadiu Quito, igual o Chileno veio pra La Paz).
Até que minutos depois, Enner Valencia foi derrubado de forma clara, pênalti em que originou a expulsão do Christian Ramos que já tinha cartão e o próprio Enner Valencia cobrou a falta e descontou para o Equador. E o Peru teve que segurar uma pressão daquelas até o fim de jogo, em que o apito final foi o alívio, a festa foi peruana e Peru embolando tudo e complicando o Equador cada vez mais, Equador que chegou a estar líder das eliminatórias mas não aguentou o tranco e agora terá uma decisão em Santiago em Outubro. Sim, minha gente....Chile x Equador promete, assim como Argentina x Peru no Monumental de Nuñez(e esse Argentina x Peru me fazendo lembrar outro ano que o gol do Palermo botou a Argentina com chances para a Copa).






Em Outubro tem mais!