segunda-feira, 6 de novembro de 2017

No NBB, Franca toma vaias e perde para Campo Mourão

Foto: Divulgação/NBB




Mal começa o NBB, mal começa a nossa Liga e a zebra pinta no jogo do rádio. É Campo Mourão com uma montagem do elenco quase em cima da hora, com catados(sendo que ainda vai estrear Daniel Alemão que está lesionado)e se superou ainda mais no Pedrocão para vencer o jogo. É do 77 a 73 que o Blog destaca no único jogo da noite.
As vaias foram gritantes no Pedrocão do lado Francano e foram vaias justas pela a falta de basquete compensada e somada ao lado paranaense que se superou demais perante todas as limitações para conseguir uma vitória que lá na frente fará toda a diferença até num possível posicionamento de playoffs que é válido. Claro que ouvindo o Helinho no pós-jogo as rádios francanas, o Helinho disse dos desfalques que somado lesões(Alexey ficará longe das quadras praticamente a temporada inteira por exemplo e sem contar no Jéfferson cumprindo suspensão do NBB passado) e punições só voltarão depois do tour pelo o Sul do país onde vai encarar Joinville e Caxias após o Paulistano na sexta-feira. E admitiu que o clube precisa procurar reforços para tal. Ouvido pela Difusora de Franca, o Lula Ferreira que é diretor da equipe do Franca Basquete desconversou todos os nomes ventilados além de trabalhar em silêncio o nome. E olha que o Júnior da Difusora perguntou sobre meio mundo quase, perguntou sobre Splitter, Varejão, Leandrinho(que dizem que chega semana que vem por lá), chegou a perguntar por Juan Pablo Figueroa(sendo que ele mal sabe que o momento do armador no Comunicaciones não está tão bom assim, além de muitas lesões e de começar jogo no banco, não está num bom momento por lá na Liga Argentina) e todos os nomes foram desconversados além de admitir que chegou a conversar com o Benite. A gente só repassa o que ouvimos, para depois não dizer nada.
Chegaram até a levantar Rafael Luz por lá.....a verdade é que Franca tá precisando de reforços, e que tem grana para tal, já que o SESI é o patrocinador master com o Skaf usando o esporte pra se promover como sempre fez e todos sabem disso. Mas o quesito basquete todo errado, todo péssimo.
Quem viu o placar ficar indefinido no fim de jogo, achou que a partida foi um jogaço.....mas nem sempre placar indefinido significa jogão de bola ou de emoção. E nem quando você escuta o rádio, você também percebe isso, vamos falar do jogo em que no primeiro quarto tivemos muito equilíbrio em que não se sabia ao certo quando que Campo Mourão aguentaria o tranco, até que ao menos nos 3 minutos finais do primeiro tempo começou o Gruber meter as suas bolinhas básicas que desafogou Franca e fez terminar na frente por 24 a 17.
No segundo quarto, o jogo era ruim, o jogo foi ruim e com nível bem baixo de jogo. Uma overdose de erros em ambos os lados, só se ouvia os erros de passe e os lances bizarros além nenhuma melhoria em ambos os lados. Nisso, Franca fez nos últimos 4 minutos sem muito esforço chegar a uma vantagem de 10 pontos, por mais que o primeiro tempo terminasse 38 a 30 para os comandados do Helinho.
Na volta de intervalo, Franca até mantinha a vantagem mas aos poucos Campo Mourão entrava no jogo. Sequência de 11 a 4 no começo do terceiro quarto e vantagem que chegou a cair para 1 ponto além de muita utilização de César e Mathias no jogo. Veio a sessão de alternância de jogo, é bem verdade mas sem nível técnico tão alto de jogo no Pedrocão. Nisso Franca abriu pequena vantagem, por mais que tudo tentaria ser resolvido no quarto final de jogo. 55 a 50, francanos na frente sobre o lado paranaense.
No último quarto, Campo Mourão entra no jogo com direito a defesa, com o tempo de quadra em que Greg Brown carregou o time de Emerson de Souza nas costas mostrando que ele é quem deveria ser titular e não um Hélio que chegou agora é tecnicamente é bem mais fraco. Nisso, além do César aparecendo demais no jogo....Campo Mourão vira o jogo por mais que a fase de alternância de jogo entrou no meio e sem falar no Mathias em ótima noite por lá.
Tudo foi definido nos instantes finais, Campo Mourão vira a 37 segundos, 1 tempo para cada lado em que Helinho queimou primeiro. 18 segundos e posse francana após o tempo do Helinho, em que na jogada armada....falta no Léo Meindl em que estava numa noite péssima e ainda não mostrou a que veio na volta a Franca. Errou o primeiro, errou o segundo pra tentar algum rebote mas nada era pegado de rebote e nisso Mathias sofreu falta e poderia liquidar o jogo....errou o primeiro e converteu o segundo. Na sequência, mais falta no Léo Meindl em que converteu o primeiro, errou de propósito o segundo em que João Pedro vai com a mão mole no rebote que até o Jovassi reclama na Difusora e nisso o César pegou o rebote, sofreu a falta e liquidou o jogo nos lances livres.
Deu Campo Mourão numa vitória importantíssima, numa vitória que até mais pra frente valerá demais para a equipe de Emerson de Souza. Agora Greg Brown não pode ser banco e não duvidem se Gradnigo durar pouco por lá, tendo a capacidade de contratar gente melhor....aí se aposta num jogador que tecnicamente é fraco.
Já Franca, mereceu vaias, ficou devendo basquete e se jogar assim mal......o começo francano pode ser aquele começo impensado e nem imaginado por analistas. É bom jogar basquete, senão.....a coisa não começou legal, além da perda do título em que foi doído para todo o francano.
Cestinhas do jogo no Póli(como diria Alex Henrique em áureos tempos de narração da Difusora de Franca): O Lado paranaense teve 20 pontos do Greg Brown, 19 do Hélio, 14 do Mathias e 12 do César. Já o lado Francano teve 23 pontos do Gruber que salvou a noite, 18 do Henrique Coelho e mais nada na pontuação.
Amanhã continua a rodada com 2 jogos do NBB: Minas x Vasco(televisionado/televisado) e Liga Sorocabana x Basquete Cearense(que nem jogo do rádio será....)

Luverdense 2 x 2 Internacional: Série B 2017 no blog

Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP




Lucas do Rio Verde com direito a chuva e no fim um empate em 2 a 2 de um bom jogo na noite desta segunda-feira. A série B tem tido partidas nas quais, são de dar sono e até com pouco a ser dito, mas não foi bem assim o que aconteceu entre Luverdense x Inter na noite de Lucas do Rio Verde, sobre a subida colorada é questão de tempo, por mais que a hora não passa.
O Jogo mal tinha começado e a 53 segundos com direito a linha de passe, o gol do time mato-grossense quando a bola sobrou para Alfredo no final da jogada para marcar o 1 a 0. Depois disso, escanteio batido, Inter no toque de cabeça que Diogo Silva fez a defesa, logo após bola do Alfredo que a zaga desviou. Tudo isso com 5, 6 minutos de jogo, acreditem.
Depois Pottker com cabeçada na trave, teve Diogo Silva defendendo bola do D´Alessandro e sem contar o quanto as duas equipes estavam afim do jogo. Era chances que não acabam mais, ainda mais para as duas equipes que mesmo com o ritmo abaixo....faziam de um jogo movimentado na primeira etapa. Até que aos 33 minutos, veio o empate colorado quando William Pottker faz a jogada pela esquerda e cruza na cabeça de Leandro Damião para deixar tudo igual em Lucas do Rio Verde e só não virou porque Diogo Silva, goleiro do Luverdense simplesmente defendeu 2 mais bolas sendo uma delas do D´Alessandro que estava afim de jogo.
Na segunda etapa, mal começou o jogo e parecia um replay do primeiro tempo. Primeiro ataque colorado que a bola passou perto e a sequência era gol do Luverdense em que a zaga colorada afasta mal e na entrada da área Marcos Aurélio(o ex Coritiba, lembram dele? Tá no Luverdense) chuta para virar o jogo, 2 a 1 Luverdense.
Depois disso, chance com Sérgio Mota para fazer 3 a 1 que perdeu, e logo a seguir o empate colorado. Depois de escanteio, Uendel chutou em cima da zaga e a bola sobrou para Leandro Damião, que chutou e mais uma vez empatou no movimentado jogo. Damião teve que sair sem condições de jogo.
Danilo Fernandes defendia chute de um lado, Diogo Silva dava o troco do outro e o jogo não parava de ficar bom, até me arrisco a dizer que foi uma das melhores partidas da temporada 2017 da série B. E claro que o jogo deu uma caída após isso, mas não a ponto de dar sono e nem nada, além da bola no travessão do Danilo Fernandes aplicada pelo o time de Lucas do Rio Verde.
Assim o jogo termina, não será o jogo do problema para o Internacional tirando a sua defesa que foi vulnerável nessa noite, a subida virá em questão de tempo enquanto o Luverdense tentará os pontos pra fugir lá debaixo, o que está perto de ocorrer. Gostei do jogo e você?

Playoffs Super 20 da LNB Argentina neste domingo

Definições de classificados, assim como ontem. Este é o Super 20 da LNB Argentina com jogos, vamos a eles!
Fotos do post: Universo Verdolaga(@uverdolaga no twitter), LNB Contenidos e LNB Argentina.



FERRO 83 X 72 ARGENTINO DE JUNÍN(FERRO CLASSIFICADO)
Começamos com o que aconteceu no Héctor Etchart em Buenos Aires, vitória verdolaga sobre o "turco" de Junín e com direito a rotação. Baxley dispensado do Ferro porque não rendeu tudo aquilo que já rendeu um dia com o Quilmes, Cequeira e Bortolín sendo desfalques no lado do Argentino de Junín e assim se desenhava o duelo 3, o duelo decisivo.
Falamos do jogo, em que grande parte dele teve um Ferro abrindo vantagem e o Argentino de Junín tentando tirar diferenças e se superando acima de tudo. Primeiro quarto teve equilíbrio de ambos os lados, apesar de um começo amarrado e até estudado, eis que Harper e Ariel Ramos vindo do banco botaram os comandados de Ariel Rearte na frente e um 19 a 14 no placar após os primeiros 10 minutos em favor do Ferro.
No segundo quarto, Balbi de volta comandando um quinteto em quadra com a garotada ativa e aí vem Spano, vem Ivan Gramajo(que no Lanús já tinha espaço e disso poucos falam, poucos lembram, aí tem que aparecer gente que acompanha tempos a LNB Argentina para falar esse pequeno detalhe) para abrir 14 pontos de frente e só depois de tempo pedido que os comandados de Eduardo "Chiche" Japez(Argentino de Junín) teve que correr atrás, sem muito sucesso porque o Ferro abriu 48 a 31 na ida ao intervalo de jogo.
Já no terceiro quarto, Lucho Massarelli, Cangelosi e a pouca rotação juninense tinha que se superar para chegar no placar. Até encostou, chegando em 4 pontos, apesar do Ferro ter mantido a vantagem, mas o quarto era todo do Argentino de Junín com mais raciocínio e leitura de jogo que é importante nesse momento. 59 a 55 e tinha jogo, por mais que o Ferro estava na frente.
No último quarto, a reação do Argentino parou por aí. O Ferro voltou a se impor, voltou a marcar melhor e com aportes de Kevin Hernández, de Balbi, de Ariel Ramos e voltou a abrir 15 pontos de frente que não seriam tirados mais e nos 5 minutos finais até pela falta de reação alheia, o jogo já estava resolvido e o Ferro enfrenta o Gimnasia nas quartas de final dos Playoffs do Super 20 da LNB Argentina.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Ferro teve 21 pontos do Franco Balbi, Harper com 21 pontos e 12 do Kevin Hernández. Já o Argentino de Junín teve 16 para Juan Cangelosi(Toda vez que lembro de Cangelosi, me vem o dito do Albamonte na Diferente FM em Junín falando da marchinha peronista que dizia "Y Juan y Juan" e ele parafraseava esse momento antes da Laura Acebal chamar o merchan pra cada cesta), 15 do Gastón García e 13 do Kent.





LA UNIÓN DE FORMOSA 80 X 69 OLÍMPICO(LA UNIÓN CLASSIFICADA)
Outro jogo de definição de classificação, e ganhou quem tinha a vantagem de jogar em casa e de decidir jogo por mais que sabemos que vira mando de quadra entre aspas porque o quesito pressão praticamente é nulo quando o jogo é no Cinquentenário em Formosa e isso mora longe de alguma falta de respeito, são verdades ditas.
Sem firulas, falamos do jogo. Jogo muito equilibrado, muito parelho e assim foi ao menos os dois primeiros quartos iniciais por mais que houvesse um tempo, momento de alguma das equipes que até parecia que aumentaria a vantagem. 24 a 20 para La Unión de Formosa no fim do primeiro quarto, no segundo quarto a mesma coisa e um 38 a 37 em favor da La Unión de Formosa.
Na volta de intervalo, até que o Olímpico tomou a frente, mas a La Unión que recuperou rápido abrindo 8 de frente. Mas isso durou pouco ainda mais numa anti-desportiva marcada em que fez o "Negro" de Santiago Del Estero encostar e tudo ser resolvido no último quarto. 58 a 57 para o time "formoseño".
No último quarto, Alexis Elsener foi quem resolveu a vida ainda mais porque graças a ele a equipe da La Unión de Formosa fez diferença pra abrir 15 pontos e não sair mais da frente do marcador. O Olímpico não reagiu e viu a La Unión liquidar o jogo. Classificação e jogarão contra o Instituto enquanto basquete em Santiago Del Estero só em Dezembro com a vinda da LNB Argentina.
E antes de ir para os números, válido destacar a Rádio Panorama de Santiago Del Estero ao vivo, in loco de Formosa com o Pablo Gonzalo Pereyra por lá e narrando muito como sempre.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: La Unión de Formosa teve 23 pontos do Young, 21 do Elsener e 11 do Konzstadt. Já o Olímpico teve 20 pontos do Rodney Green, 11 do Guillermo Díaz e 10 do Ramón Clemente.





WEBER BAHÍA 88 X 80 HISPANO
Temos terceiro jogo nesta segunda, assim decidirá mais uma vaga para a próxima fase da LNB Argentina no Super 20. E sabe que tenho confessado que espero um nível um pouco mais da turma do Weber Bahía? Quero crer que ainda não chegaram ao seu máximo, pode chegar mais na frente como pode oscilar a maioria também, mas é fato que se entende dessa maneira por mais que os resultados conseguem.
Também noto a vez de Gérson e Daniel Bordignon, os dois brasileiros em Bahía Blanca tendo chance na rotação e jogando minutos que certamente numa liga brasileira jogaria também....a diferença é que na Liga Argentina por tudo que é, é experiência de vida para quem joga o basquete.
O Primeiro quarto de jogo, parecia que tudo se encaminharia a vitória de ponta a ponta ainda mais num 25 a 8 avassalador dos comandados de Sepo Ginóbili. No segundo quarto, a melhora do Hispano Americano notável no jogo aconteceu e toda a vantagem construída foi para a viola, ainda mais quando a defesa apareceu e com Mariano Byró e O´Bannon carregando o time de Río Gallegos na mão e a vantagem chegou a estar em 3 pontos apenas, mas Máximo Fjellerup com bolas para esfriar a reação alheia e nisso 38 a 32 na ida para o intervalo.
O Jogo se tornou equilibrado durante grande parte do terceiro quarto, tendo em vista que no último quarto para o Weber Bahía simplesmente com Anthony Johnson no jogo interno e nos rebotes importantes, no talento de Máximo Fjellerup, e sem contar no aporte na reta final do uruguaio Gonzalo Iglesias para abrir frente com as bolas de fora do Corvalán que em parte do jogo esfriaram qualquer tipo de reação do Hispano e forçar o jogo 3 que será logo mais em Bahía Blanca, e até espero com mais público, pois o público estava vazio.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Weber Bahía teve 23 pontos do Fjellerup, 14 do Iglesias, 13 do Anthony Johnson e 12 do Corvalán.